Homepage

  • 1º de maio marca abertura da época balnear em algumas praias do país
    01 maio 2022
    arrow
    arrow
  • Em termos de praias fluviais, o arranque do período balnear apenas acontecerá em junho.
  • Este domingo, dia 1 de maio, celebra-se o Dia Internacional do Trabalhador, mas em algumas praias de Portugal esta é também uma data marcada pela abertura da época balnear de 2022.

    Em declarações à agência noticiosa Lusa, o porta-voz da Autoridade Marítima Nacional, comandante José Sousa Luís, disse que há “já alguns locais em Portugal” que este domingo têm condições para a abertura da época balnear, que assim passam a contar com vigilância permanente.

    Segundo o responsável, algumas autarquias “decidiram abrir e podem fazê-lo desde que cumpram um conjunto de regras básicas, como nadadores-salvadores e autorização da capitania”. Simultaneamente, houve um “reforço gradual ao dispositivo permanente dos meios desde 7 de abril”, havendo já equipas na orla costeira.

    Também em declarações à Lusa, o presidente da Federação Portuguesa de Concessionários de Praia, João Carreira, adiantou que, “para já” ainda não teve acesso aos editais de praia que resultam da portaria da Associação Portuguesa do Ambiente que rege as regras da época balnear, mas garantiu que à "partida vão cumprir as mesmas regras de distanciamento no areal” em virtude do contexto pandémico.

    Entre as regras estabelecidas no ano passado (e cujo incumprimento estava sujeito a coimas) estava o distanciamento social entre pessoas e grupos, com os toldos e os colmos com três metros entre si, enquanto para as barracas a distância era de um metro e meio, não sendo permitido mais de cinco utentes por toldo, colmo ou barraca.

    Em relação ao uso das máscaras, que eram necessárias em 2021 nos acessos à praia e na utilização dos apoios, restaurantes ou instalações sanitárias, João Carreira explicou que no acesso e uso dos bares a “obrigatoriedade já caiu”, de acordo com as últimas recomendações da Direção-Geral da Saúde, pois são considerados equipamentos de restauração.

    “Já temos nadadores-salvadores e já estamos preparados para dar assistência às mesmas, só estamos a aguardar que os editais sejam publicados, mas há praias no país que já começa a 1 de maio a época balnear, caso de cerca de 15 na Costa de Caparica, em Cascais e algumas no Algarve”, disse João Carreira.

    Também algumas praias do arquipélago da Madeira anunciaram a abertura da nova época balnear para este dia 1 de maio.

    Quanto às praias fluviais, de acordo com o site Aquapolis (portal que dá informações sobre as praias fluviais em Portugal) estas vão funcionar entre 1 de junho e 30 de setembro, sendo que a maioria prevê a abertura a 15 de junho.

     

     

     

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

Tags
  • praia
  • mar
  • Primavera
  • Época Balnear
  • 2022
  • Vigilância
  • Nadadores-salvadores
  • Vigilância Balnear
  • Praias Vigiadas
  • Fonte
    Redação
similar News
similar
julho 01
Subida da temperatura e diminuição da intensidade do vento no fim de semana
julho 01
Conferência dos Oceanos encerra esta sexta-feira com adoção da Declaração de Lisboa
julho 01
Biodiversidade vai ser afetada com a mineração do mar profundo
junho 30
Maya Gabeira é Campeã para o Oceano e a Juventude da UNESCO
junho 30
Revelados os competidores do Softboard Heroes 2022
junho 30
Projeto 'ReDuna' está em ação na Praia de São João da Caparica
julho 01
Tudo a postos para o Juniorpro Aveiro!