Homepage

  • Chuva está de regresso e deixa seis distritos em alerta amarelo
    08 abril 2022
    arrow
    arrow
  • Fonte
    Redação
powered by
  • Meo
  • Mercedes
  • Buondi
Segue-nos nas redes
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Pluviosidade que se registou em Março terminou com situação de seca extrema.
  • A chuva está de regresso a Portugal de uma forma mais constante, com o Instituo Português do Mar e Atmosfera (IPMA) a colocar seis distritos em alerta amarelo para esta sexta-feira. Prevê-se chuva por vezes forte e persistente em especial nas zonas montanhosas.

    De acordo com o IPMA, o alerta abrange os distritos de  Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Vila Real e Viseu entre as 09h00 e as 18h00 desta sexta-feira. Uma situação que se poderá agravar no domingo e segunda-feira, devido à passagem da Depressão Evelyn pelos Açores, que vai afetar indiretamente o estado do tempo no Continente.  

    Está também previsto vento fraco a moderado de sudoeste, por vezes forte no litoral e soprando moderado a forte nas terras altas, com rajadas até 70 quilómetros por hora (km/h) até meio da tarde e possibilidade de neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais, pequena subida da temperatura mínima e descida da máxima na região Norte.

    Para a região sul, o IPMA aguarda céu geralmente muito nublado, períodos de chuva fraca durante a manhã, vento fraco, temporariamente moderado do quadrante oeste durante a tarde, soprando por vezes forte nas terras altas e neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais. As temperaturas mínimas vão oscilar entre os 04 graus Celsius (na Guarda) e os 14 (em Aveiro) e as máximas entre os 12 (na Guarda) e os 20 (em Faro).

    Na quinta-feira, o IPMA já tinha colocado as ilhas dos Açores sob avisos amarelos e laranja entre hoje e domingo devido à passagem desta depressão Evelyn. Uma situação que, além da chuva, vai trazer também ventos fortes e agitação marítima até à próxima segunda-feira.

    Entretanto, como já dizia o ditado, depois da tempestade vem a bonança, com as previsões a longo prazo a mostrarem que o sol vai chegar a tempo da Páscoa. A partir da próxima quinta-feira a chuva deverá parar, chegando o sol e o aumento de temperatura, ainda que com alguma nebulosidade. Os termómetros prometem mesmo subir acima dos 25 graus em alguns pontos do país no fim-de-semana de Páscoa.

    Em jeito de balanço, o IPMA informou ainda que as chuvas que se registaram no nosso país em Março ajudaram a abrandar a seca extrema vivida em pleno inverno. No fim de março, 81,7% de Portugal continental estava em seca moderada, 15,9% em seca severa e 2,4% em seca fraca, de acordo com o índice meteorológico de seca (PDSI). Estes valores contrastam com a situação verificado no final de fevereiro, em que mais de 60% do território de Portugal continental estava em seca extrema e 29,3% em seca severa.

     

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

Tags
  • Chuva
  • Estado do tempo
  • Depressão
  • Fonte
    Redação
similar News
similar
dezembro 03
FPS agradece todo o 'trabalho' e 'dedicação' de Teresa Bonvalot
dezembro 02
Primeiro fim de semana de dezembro vai ser frio, cinzento e chuvoso
dezembro 02
Grupos central e oriental dos Açores com aviso amarelo devido ao mau tempo e mar agitado
dezembro 02
Seleção Nacional de Surf Adaptado já partiu para o Mundial ISA 2022
dezembro 02
Ericeira Surf Clube participa em projeto que promove a sustentabilidade ambiental e não só
novembro 30
Chuva não fica para o feriado: sol vai brilhar
novembro 29
Governo australiano é contra a inclusão da Grande Barreira de Coral na lista de Património Mundial em perigo