Homepage
- Para Carlos Carreiras, presidente da autarquia cascalense, existem condições para "ter uma época balnear com melhor qualidade do que antes da pandemia".
-
-
Este sábado, dia 30 de abril, abriu o período de época balnear em Cascais, naquele que é o primeiro concelho do país a abrir as hostilidades neste ano de 2022.
E tudo não poderia ter acontecido num dia mais convidativo para uma ida até à praia, pois este sábado foi marcado por um dia de sol e temperatura com sabor a verão. A cerimónia de abertura da época balnear teve lugar durante a manhã junto à piscina oceânica Alberto Romano, debaixo do mote "os primeiros a abrir e os últimos a fechar".
"O nosso objetivo no arranque da época balnear é zero vítimas e isso implica um trabalho absolutamente excecional e de coordenação entre várias entidades. Desde a Policia Marítima, à Autoridade Marítima, passando pelas forças de segurança locais, a nossa Polícia Municipal, a PSP, a GNR, mas também a nível da vigilância dos 50 nadadores-salvadores que vão estar a olhar por nós" referiu Joana Balsemão, vereadora da Câmara Municipal de Cascais, ao site da autarquia.
Em 2022, a época balnear em Cascais é marcada pelo regresso das praias com Bandeira Azul, o que já não sucedia desde 2016. São 11 as praias distinguidas com este galardão.
"Ter uma boa praia implica a monitorização da qualidade da água semanalmente" afirma Joana Balsemão, esclarecendo que este ano está também a fazer-se a monitorização da qualidade da água das ribeiras, assim como estão a decorrer várias ações de limpeza, tanto em terra como no mar.
A vereadora com o pelouro do Ambiente aponta, ainda, como fundamental o programa de requalificação das ribeiras com um grande impacto na costa portuguesa. "Uma ribeira sã é uma costa sã", salienta Joana Balsemão, apontando a verba de 40 milhões de euros envolvida neste programa, que está a devolver as ribeiras e espaços adjacentes aos cidadãos.
A nova época balnear em Cascais é também marcada pelo aumento para cinco do número de praias acessíveis a pessoas com mobilidade reduzida, quer a invisuais através da colocação de sinalética em braille.
Às praias da Moita e da Poça juntam-se às praias do Tamariz, Carcavelos e Conceição em termos de areais que possuem acesso a todos os cidadãos, seja qual for a sua condição física.
Importa ainda referir que este ano foram também atribuídos mais de 100 licenciamentos a 35 concessionários de frentes de praia, venda ambulante e escolas de surf. Já os jovens voluntários vão ser 1100 a prestar apoio na prevenção e esclarecimento aos banhistas.
Diz o presidente da Câmara Municipal de Cascais, Carlos Carreiras, que existem "condições para ter uma época balnear do ponto de vista de segurança e ambiental com melhor qualidade do que antes da pandemia. Cabe agora a cada um dos cidadãos usufruir destes espaços naturais sem os estragar e não colocar em risco todo o trabalho que tem sido feito na requalificação das ribeiras. Não podemos ter boas praias sem boas ribeiras e isso cabe a cada um de nós".
Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.
Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!
Segue o Beachcam.pt no Instagram
-
-
FotografiaCâmara Municipal de Cascais
-
FonteRedação
