Homepage

  • Liga MEO Surf regressou à Murtinheira para jornada de ondas excelentes
    02 abril 2022
    arrow
    arrow
  • Fotografia
    Jorge Matreno/ANSurfistas
  • Fonte
    Redação
powered by
  • Meo
  • Mercedes
  • Buondi
Segue-nos nas redes
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Vasco Ribeiro e Yolanda Hopkins conseguiram as melhores notas do dia, ambos com 9,25 pontos.
  • A Praia da Murtinheira, a Norte do Cabo Mondego, foi o palco do segundo de ação do Allianz Figueira Pro, este sábado, naquele que foi o regresso da Liga MEO Surf, a primeira divisão do surf português, dois anos depois, a uma praia que brindou, mais uma vez, as estrelas do surf nacional com condições de grande potencial. Os surfistas corresponderam da melhor forma e ofereceram uma jornada de pontuações excelentes e scores bem elevados rumo às fases finais.

    Com a ondulação a cair em relação à véspera, a falta de ondas obrigou a mudar a logística para a Praia da Murtinheira, em Quiaios, com a ação a começar pelas 10 horas. Com as ondas a rolarem a bom ritmo e a oferecerem muitas oportunidades para os surfistas brilharem, a prova retomou com a ronda 2 masculina. E não demorou muito até o nível começar a subir. No primeiro heat houve um duelo muito intenso, que terminou com o triunfo de Marlon Lipke, com Francisco Alves a ser segundo e com o antigo bicampeão nacional Miguel Blanco a ficar pelo caminho, a par de Martim Carrasco.

    No heat 2 Diogo Martins mostrou-se novamente em grande forma e arrecadou um triunfo convincente, numa bateria em que deixou Tomás Fernandes no 2.º posto. Depois de ter conseguido o melhor score na véspera, o jovem surfista conseguiu hoje uma onda de 9 pontos e um total de 15 pontos. Algo que viria a ser melhorado pouco depois pelo campeão nacional em título. Vasco Ribeiro entrou com tudo e rapidamente cimentou o triunfo e o melhor score do evento. Foram 17 pontos, assentes numa primeira onda de 7,75 pontos e uma segunda onda de 9,25 pontos, a melhor até ao momento na prova masculina. Naquilo que foi um show de um homem só, Pedro Coelho acabou por conseguir a segunda posição.

    Embora ninguém tenha conseguido chegar perto da performance de Vasco, na segunda metade da ronda houve mais surfistas em destaque. Tal como na véspera, Joaquim Chaves voltou a evidenciar-se, somando, desta vez, 15,50 pontos, com a terceira nota excelente do dia, um 8,50 pontos. A fechar a ronda Guilherme Ribeiro também conseguiu um triunfo convincente, com 14,25 pontos, numa disputa em que João Kopke foi um dos eliminados.

    Os outros vencedores da ronda foram Francisco Almeida, Luís Perloiro e Eduardo Fernandes, numa jornada de grande nível. Assim, os heats da ronda 3 ficaram já definidos, com batalhas muito prometedoras em perspetiva. Desde logo, o heat 2, onde estarão em ação Vasco Ribeiro, Francisco Almeida, Tomás Fernandes e Francisco Alves. Mas também o heat 4 onde os três mais fortes representantes da nova geração do surf nacional se vão enfrentar. A Joaquim Chaves, Afonso Antunes e Guilherme Ribeiro junta-se ainda João Moreira.

    Ao final da manhã foi a vez de a ronda 2 feminina ir para a água, com as mulheres a responderem aos homens com performances também de elevada qualidade. Logo no primeiro heat Mafalda Lopes deu um sinal do que estava para vir, vencendo a bateria com 13,25 pontos, com Lua Escudeiro, a grande surpresa até ao momento neste Allianz Figueira Pro, a também seguir em frente. E no heat 2 foi Carolina Mendes a dar espetáculo, alcançando um triunfo folgado, com 15 pontos, e sendo acompanhada para a próxima fase por Charlotte van Berkum.

    A campeã nacional Kika Veselko também não facilitou e garantiu um triunfo rumo à ronda 3, numa bateria em que deixou Carina Duarte no 2.º posto. O último heat do dia acabou por ser aquele onde se viu mais "fogo-de-artifício". Com Yolanda Hopkins e Teresa Bonvalot a destacarem-se desde cedo em relação a Beatriz Carvalho e Mariana Assis, a disputa entre as ex-campeãs nacionais foi decidida na última troca de ondas. Teresa conseguiu 8,35 pontos e ficou com um score de 16,35, mas Yolanda esticou ainda mais a corda, fazendo uma onda de 9,25 pontos, que lhe rendeu o triunfo e um total de 16,75 pontos.

    Yolanda Hopkins levou este momento de forma para a Go Chill Expression Session feminina, que fechou o dia de competição, e carimbou o triunfo com uma forte manobra na junção. Yolanda juntou-se a Francisco Almeida como vencedores da Go Chill Expression Session do Allianz Figueira Pro. Isto depois de Francisco Almeida ter sido o grande dominar de uma inovadora Expression Session noturna, que se disputou na sexta-feira, na Praia do Cabedelo.

    Amanhã a chamada para o dia final do Allianz Figueira Pro está marcada para as 7h15. Numa altura em que ainda faltam disputar-se 16 heats para apurar os campeões da etapa inaugural da Liga MEO Surf 2022, prevê-se, assim, uma longa e entusiasmante jornada este domingo na Praia do Cabedelo.

    Agenda para Domingo
    07h15 – Call do segundo dia de competição
    16h30 – Finais do Allianz Figueira Pro
    17h30 – Cerimónia de Entrega de Prémios do Allianz Figueira Pro

    A nível televisivo, o Allianz Figueira Pro poderá ser acompanhado em direto na Sport TV, assim como nos restantes meios oficiais: facebook do MEO, app do MEO – disponível na posição 810 da grelha de canais MEO, e em www.ansurfistas.com e redes sociais em @ansurfistas.

     

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

Tags
  • Vasco Ribeiro
  • Yolanda Hopkins
  • Allianz Figueira Pro
  • liga meo surf
  • Praia da Murtinheira
  • Joaquim Chaves
  • Diogo Martins
  • Teresa Bonlavot
  • Carolina Mendes
  • Fotografia
    Jorge Matreno/ANSurfistas
  • Fonte
    Redação
similar News
similar
agosto 12
Vasco Ribeiro anuncia pausa na carreira
agosto 12
Banhos voltam a ser autorizados na Praia da Batata em Lagos
agosto 10
Buondi anuncia os vencedores das 7 cadeiras anfíbias Turtle
agosto 10
Dois animais marinhos devolvidos ao habitat natural ao largo de Aveiro
agosto 10
Água da Praia de Vila Praia de Âncora está imprópria para banhos
agosto 11
Estão proibidos os banhos na Praia da Batata em Lagos
agosto 11
Inscrições abertas para as últimas turmas do ano do curso de Treinadores de Surfing Grau I da ASI Portugal