Homepage
- Toda a costa continental portuguesa vai estar debaixo de aviso a partir de quarta-feira.
-
-
Nos próximos dois dias, prevê-se muita agitação marítima na costa continental portuguesa. Como tal, sete distritos vão estar sob aviso laranja, segundo informação avançada pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
O aviso irá abranger os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria e Lisboa. Estará em vigor entre as 12h00 de quarta-feira e as 09h00 de quinta-feira, dia 17 de março. Prevê-se ondas de noroeste com 5 a 6 metros, podendo atingir a altura máxima de 8 a 10 metros.
A previsão de agitação marítima forte levou também o IPMA a colocar os distritos de Setúbal, Beja e Faro com aviso amarelo entre as 18h00 de quarta-feira e as 15h00 de quinta-feira, prevendo-se ondas de noroeste com 4 a 5 metros de altura.
O IPMA emitiu também aviso laranja para o arquipélago da Madeira devido à previsão de agitação marítima com ondas de noroeste com 5 a 7 metros, que poderão atingir 11 a 13 metros de altura máxima, até às 18h00 desta terça-feira, passando depois a amarelo. A Madeira está também sob aviso amarelo até às 15h00 desta terça-feira por causa da previsão de vento forte com rajadas que podem ir até aos 90 km/h.
O aviso laranja é o segundo mais grave e representa uma situação meteorológica de risco moderado a elevado. Já o aviso amarelo é emitido pelo IPMA sempre que a situação meteorológica representa risco para determinadas atividades.
O esperado agravamento da agitação marítima levou a Autoridade Marítima Nacional (AMN) e a Marinha Portuguesa a lançar um alerta para a costa ocidental de Portugal continental a partir das 18h00 desta terça-feira até à madrugada de sexta-feira, dia 18 de março.
A AMN e a Marinha alertam toda a comunidade marítima e a população em geral para os cuidados a ter tanto na preparação de uma ida para o mar, como quando estão no mar ou em zonas costeiras.
As duas entidades recomendam o reforço da amarração, que se mantenha uma vigilância apertada das embarcações atracadas e fundeadas, que se evite passeios junto ao mar ou em zonas expostas à agitação marítima e não seja feita pesca lúdica, em especial junto às falésias e zonas de arriba frequentemente atingidas pela rebentação das ondas.
Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.
Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!
Segue o Beachcam.pt no Instagram
-
-
FonteRedação
