Homepage
- A concentração de partículas à superfície deverá atingir valores bem acima do máximo recomendável pela União Europeia.
-
-
Esta quarta-feira, o sistema de vigilância por satélite Copernicus detetou a "qualidade do ar degradada" em grandes áreas de Portugal, Espanha e França devido ao transporte de poeiras oriundas do norte de África sobre estes territórios.
A concentração de partículas à superfície deverá atingir 250 microgramas por metro cúbico e até valores mais altos, acima do limite de 50 microgramas por metro cúbico por 24 horas definido como máximo recomendável pela União Europeia. De acordo com as previsões do serviço de monitorização atmosférica Copernicus, a concentração de poeira deverá estar no pico até quinta-feira, dia 17 de março.
Por causa deste fenómeno, a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) previu para esta quarta-feira um agravamento da "fraca qualidade do ar". "Este é um fenómeno que ocorre quando a massa de ar contendo elevadas concentrações de poeiras é transportada a grandes distâncias de regiões áridas e semiáridas", indica a APA, frisando que "este poluente tem efeitos na saúde humana, principalmente na população mais sensível, crianças e idosos, cujos cuidados de saúde devem ser redobrados durante a ocorrência destas situações".
Por sua vez, a Direção-Geral da Saúde (DGS) recomenda à população que evite esforços prolongados e limite a atividade física ao ar livre.
Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.
Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!
Segue o Beachcam.pt no Instagram
-
-
FotografiaFacebook Câmara Municipal de Cascais
-
FonteRedação
