Homepage

  • Sete surfistas que são uma inspiração para o Mundo!
    08 março 2022
    arrow
    arrow
  • Da competição ao freesurf, do Mundo a Portugal.
  • Esta terça-feira celebra-se por todo o Mundo o Dia Internacional da Mulher. Uma data que serve para reforçar a luta pela igualdade de géneros. Pilar essencial da sociedade, a mulher é uma fonte de inspiração em várias áreas e no surf não é exceção.

    Dessa forma, decidimos celebrar este dia com uma lista de sete surfistas que influenciaram de uma forma impactante outras vidas através do mar e do surf. Cada uma à sua maneira, quer seja pelas vitórias, pela longevidade, pelo talento e, acima de tudo, pelo exemplo que foram para todos. Feliz dia Internacional da Mulher!

    Lisa Andersen

    Ícone de uma geração inteira nos anos 90, a surfista norte-americana foi a primeira grande campeã mundial em série que o surf feminino gerou. Ainda hoje idolatrada por muitos surfistas, devido à forma como revolucionou o surf feminino, Lisa Anderson é uma das mais populares surfistas da história. Não só por ter vencido quatro títulos mundiais de forma consecutiva, estabelecendo-se nessa década como o espelho de Kelly Slater, mas também por ter conseguido esse feito já depois de ter sido mãe. No primeiro campeonato que fez, poucas semanas depois da maternidade, Lisa fez a final. E a maternidade não impediu que viajasse pelo Mundo a competir, levando sempre consigo a filha. Um verdadeiro exemplo, que quebrou inúmeras barreiras

    Stephanie Gilmore

    “Happy Steph” é a versão mais modernizada de Lisa Andersen. Desde muito jovem que Gilmore revolucionou o circuito feminino, sendo campeã mundial logo no ano de estreia. Desde então, já leva sete títulos mundiais, igualando o registo da também australiana Layne Beachley. Com um estilo único e que conseguiu perdurar ao longo de mais de uma década, Steph nunca perdeu o seu sorriso, nem mesmo depois do trauma que foi obrigada a superar, após ter sido atacada à porta de casa por um sem-abrigo. Recuperou e voltou a vencer, continuando na luta pela eternidade. Mas números à parte, a verdade é que nunca ninguém conseguiu vencer com a graciosidade com que Stephanie Gilmore o faz. Uma verdadeira artista em cima da prancha!  

    Tyler Wright

    Tyler foi outro símbolo da precocidade no circuito mundial. Começou a vencer etapas ainda muito jovem, como wildcard. E quando chegou à elite também não levou muito tempo a ser campeã mundial. Fê-lo por duas vezes, sendo a única surfista a conseguir intrometer-se no domínio de Carissa Moore e Stephanie Gilmore. Mas, mais do que na competição, Tyler Wright tem sido um exemplo de luta pelos direitos das mulheres, mas também do povo aborígene, envolvendo-se em várias frentes de ação. Recentemente, revelou a sua bissexualidade, utilizando a bandeira LGTB na licra de competição. Um verdadeiro exemplo de perseverança!

    Caitlin Simmers

    Com apenas 15 anos Caitlin Simmers conseguiu qualificar-se para o circuito mundial feminino, num claro exemplo de precocidade. Igualou o feito de Caroline Marks, por exemplo, e deixou muitas expectativas nos fãs do surf mundial. Um fenómeno desde tenra idade, Simmers optou por abdicar da vaga no CT deste ano para dedicar-se aos estudos e passar mais tempo com amigos e família. Algo que deveria ser natural na vida de uma adolescente neste mundo cada vez mais competitivo. Com o potencial que tem, o CT pode esperar. Um exemplo de cabeça no lugar!

    Bethany Hamilton

    Apesar de ser uma exímia competidora, Bethany Hamilton tornou-se famosa fora das competições. A havaiana é, muito provavelmente, a surfista mais famosa do Mundo, sobretudo depois de a sua história ter chegado ao grande ecrã. Perdeu um braço muito jovem, depois de ter sido atacado por um tubarão. Mas não foi isso que abrandou a sua vontade de viver e de se tornar uma das mais talentosas surfistas da sua geração. Bethany Hamilton apanha tubos como poucas, dá aéreos e ganha campeonatos. Mas, acima de tudo, é um verdadeiro exemplo de superação!

    Bianca Buitendag

    Bianca sempre foi uma das mais talentosas a vestir a licra no CT, mas cedo se percebeu que a gigante sul-africana tinha uma grande aura de espiritualidade em seu torno. Quando estava no auge da carreira, a perda do pai foi um rude golpe na sua vida. Teve de lutar contra isso em silêncio nos anos seguintes, saindo do Tour e ficando praticamente no anonimato. Mas no verão passado surgiu em Tóquio determinada em fazer história. Sem competir em provas da WSL Bianca Buitendag superou a prova de qualificação com distinção e nos Jogos Olímpicos só foi travada na final pela campeã mundial Carissa Moore. No dia seguinte, falou abertamente de toda a dor que a acompanhava desde a perda do pai, dedicando-lhe a medalha e anunciando o final da carreira. A partir desse dedicou-se exclusivamente a fazer voluntariado pela África do Sul.

    Teresa Abraços

    Por cá também temos surfistas que são verdadeiros exemplos dentro e fora de água. Pioneiro do surf feminino nacional e antiga campeã nacional, nos últimos anos Teresa Abraços tem dedicado a sua vida mais em prol dos outros do que propriamente do surf. Tudo começou com as viagens a vários pontos do globo onde levava material e ajudava as carenciadas comunidades locais. Depois disso, associou-se ao surf adaptado e à Surf Addict, onde tem trabalhado em prol do sorriso dos surfistas especiais que por lá passam. Um verdadeiro exemplo de humanidade!

     

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

Tags
  • Dia Internacional da Mulher
  • Lisa Andersen
  • Stephanie Gilmore
  • Tyler Wright
  • Bethany Hamilton
  • Caitlin Simmers
  • Bianca Buitendag
  • Teresa Abraços
  • Fotografia
    WSL
  • Fonte
    Redação
similar News
similar
agosto 12
Vasco Ribeiro anuncia pausa na carreira
agosto 12
Banhos voltam a ser autorizados na Praia da Batata em Lagos
agosto 10
Buondi anuncia os vencedores das 7 cadeiras anfíbias Turtle
agosto 10
Dois animais marinhos devolvidos ao habitat natural ao largo de Aveiro
agosto 10
Água da Praia de Vila Praia de Âncora está imprópria para banhos
agosto 11
Estão proibidos os banhos na Praia da Batata em Lagos
agosto 11
Inscrições abertas para as últimas turmas do ano do curso de Treinadores de Surfing Grau I da ASI Portugal