Homepage

  • Lourenço Sousa e Jaime Veselko conquistam etapa da Caparica do Regional de Surf da Grande Lisboa
    21 março 2022
    arrow
    arrow
  • Jaime Veselko esteve em evidência ao vencer duas das três categorias que estiveram em prova.
  • A Praia do Marcelino, em plena Costa de Caparica, recebeu no passado fim de semana nova etapa do Circuito Regional de Surf da Grande Lisboa de 2022, nesta que foi uma organização da Associação de Surf da Costa de Caparica (ASCC) com o apoio da Federação Portuguesa de Surf, Câmara Municipal de Almada, entre outras entidades. 

    Um campeonato que contou com um total de 89 surfistas inscritos, estando estes divididos pelas categorias de Sub-14, Sub-16 e Sub-18 masculino. Se no sábado as ondas de 0,5m a 1m estiveram fáceis de surfar, o segundo dia de competição foi completamente diferente com o mar a subir para ondas de até 1,5m com offshore forte.

    Na categoria Sub-18,  Lourenço Sousa e Martim Nunes travaram um duelo renhido pela vitória, tendo alternado por diversas vezes a liderança da final. O primeiro começou por liderar, mas uma esquerda com potencial na qual Martim aplicou uma batida forte vertical no pocket a que juntou uma rasgada que valeu 7,00 pontos levou-o ao primeiro lugar.

    Lourenço ainda respondeu passando novamente para a frente, mas o back-up de Martim com 4,70 pts assegurava-lhe de novo a liderança. E foi então que entrou um dos melhores sets do dia, que proporcionou o grande momento do campeonato. Lourenço dropou atrasado de backside e a agarrar no rail, meteu para dentro fazendo um belo tubo que lhe valeu 9,17 pontos, a melhor onda da prova. O filho do ex-top nacional, Filipe 'Gatinho' Sousa, voltou a demonstrar um apurado faro para os tubos mostrando-se muito à vontade nestas condições já que nas meias-finais tinha feito 8,83 pontos na sua melhor onda. Martim Nunes ainda tentou por várias vezes chegar ao primeiro lugar mas sem sucesso, terminando na segunda posição.

    “No primeiro dia, não estava a acreditar muito em mim porque gosto de ondas maiores,” começou por dizer Lourenço Sousa. “No dia das finais, o mar subiu e começou a dar ondas lá fora, decidi arriscar e estava incrível. Altos tubos! Até me esqueci que estava numa competição. Tinha mesmo de ir naquela onda e foi acreditar até ao fim, agarrar no rail da prancha e fazer o tubo. O maior objetivo é continuar a divertir-me e ter esta ligação com o mar. Se os resultados aparecerem, ainda melhor”, concluiu.

    Francisco Mittermayer, que havia sido o grande destaque do dia anterior com uma onda de 9,00 pontos, ficou no terceiro posto. Já Tiago Stock começou a final com azar ao partir a sua prancha tendo surfado com uma emprestada. Ainda fez um tubo que valeu 5, 67 pts, mas terminou no quarto lugar.

    Nos Sub-16, Jaime Veselko e Salvador Vala discutiram o triunfo. O atual campeão nacional Sub-14 liderou a bateria, mas Veselko passou para a frente com uma onda de 7,83 pontos. Salvador respondeu e agarrou de novo o primeiro lugar até Veselko ter feito o seu back-up de 4,50 pts, que lhe valeu a vitória na prova. Miguel Lages alcançou o terceiro lugar, enquanto Joaquim Trindado ficou com o quarto posto. 

    Ao triunfo na categoria Sub-16, Veselko juntou ainda a vitória na categoria Sub-14. Aí, dominou e venceu a final. Terminou o heat de todas as decisões com um score combinado de 12,00 pts. Nas posições seguintes ficaram Sebastião Cunha, Francisco Santos e Sebastião Bastos.

    Depois da visita às ondas da Caparica, o Regional de Surf da Grande Lisboa regressa à ação já no próximo fim de semana com mais uma etapa. Em competição, estarão as categorias de Sub-12, Sub-16, Sub-16 feminino e Sub-18 feminino. 

    Classificações: 

    Sub-18

    1º Lourenço Sousa – 14,00 pts
    2º Martim Nunes – 11,83 pts
    3º Francisco Mittermayer – 7,40 pts
    4º Tiago Stock – 7,17 pts

    Sub-16

    1º Jaime Veselko - 12,33 pts
    2º Salvador Vala - 11,26 pts
    3º Miguel Lages - 5,03 pts
    4º Joaquim Trindade - 4,24 pts

    Sub-14

    1º Jaime Veselko - 12,00 pts
    2º Sebastião Cunha - 4,20 pts
    3º Francisco Santos - 4,17 pts
    4º Sebastião Bastos - 3,86 pts

     

     

     

     

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

Tags
  • praia
  • mar
  • Surf
  • Competição
  • ascc
  • Portugal
  • Lourenço Sousa
  • Praia do Marcelino
  • Circuito Regional de Surf da Grande Lisboa
  • Câmara Municipal de Almada
  • FPS
  • Federação Portuguesa de Surf
  • Jaime Veselko
  • Associação de Surf da Costa de Caparica
  • Fotografia
    ASCC/Caparica Waves
  • Fonte
    Redação
similar News
similar
fevereiro 08
Aviso amarelo de chuva alargado aos distritos de Lisboa e Setúbal
fevereiro 08
Condomínio privado vai nascer bem próximo de Ribeira d'Ilhas para 'atrair entusiastas de surf'
fevereiro 08
Fundo dinamarquês quer investir oito mil milhões de euros em energia eólica ao largo da Figueira da Foz
fevereiro 07
O tempo vai mudar esta quarta-feira: vem aí chuva em especial na região Sul
fevereiro 07
Seleção Nacional de Surf inicia operação Mundial ISA/Eurosurf com estágio em Peniche
fevereiro 07
Caparica recebe em março prova de qualificação para a Liga MEO Surf 2023
fevereiro 07
Cursos de Treinadores de Surfing Grau I/Surf Grau II da ASIP alargados a novos locais e já com inscrições abertas