Homepage

  • ISA dá as boas-vindas a um novo país: a Arábia Saudita
    24 março 2022
    arrow
    arrow
  • Nação sem qualquer tipo de tradição nos desportos de deslize, a Federação Saudita de Surf foi apenas fundada em novembro de 2021.
  • Em comunicado oficial, a Associação Internacional de Surf (ISA) anunciou que o comité executivo aprovou a entrada provisória de um novo país na sua extensa rede global de nações associadas. Nada mais, nada menos do que a Arábia Saudita. Este é o 110º país a juntar-se à ISA.

    Nação sem qualquer tipo de tradição nos desportos de deslize, a Federação Saudita de Surf foi apenas fundada em novembro de 2021. Desde então já foi reconhecida pelo Comité Olímpico da Arábia Saudita e no próximo mês de novembro verá aprovada a sua entrada no universo ISA através da reunião anual da Assembleia Geral desta entidade.

    Ainda muito jovem, a Federação de Surf Saudita destaca-se de imediato por ser liderada por uma mulher, Nouf Al Nasser, isto num país que é conhecido pelas fortes restrições ao nível dos direitos do género feminino. 

    No mesmo comunicado, pode ler-se que a Federação Saudita de Surf está a trabalhar de perto com a ISA para impulsionar o desenvolvimento de surf e do stand up paddle (SUP) naquele país do Médio Oriente. Nos próximos meses serão realizados cursos de coaching de surf e SUP, bem como de juízes. 

    Para além disso, a entidade comandada por Nouf Al Nasser pretende lançar no início de 2023 uma série de competições, que inclui os primeiros campeonatos nacionais de surf e SUP deste país. 

    "Estou muito entusiasmado pelo facto dos nossos amigos sauditas experimentarem a alegria e o amor pelo surf em todas as suas formas. É também fantástico ter uma mulher à frente desta jovem federação e um tributo à contribuição do surf para um mundo melhor. Em termos pessoais e para a ISA, a igualdade de género sempre foi uma prioridade. Mal posso esperar para ver os efeitos positivos do surf nas jovens mulheres e homens da Arábia Saudita com esta nova federação", afirmou Fernando Aguerre, presidente da ISA.

    Já a diretora-executiva da federação, Nouf Al Nasser, afirmou que a entidade está "muito emocionada por associar-se à ISA neste momento tão importante para o desporto, depois da entusiasmante estreia olímpica do surf em Tóquio'2020".

    Nouf diz que o "objetivo é construir uma cultura de surf na Arábia Saudita" e "ver jovens sauditas, tanto homens como mulheres, a praticar surf, SUP e wakesurf, com a ambição a longo prazo de formar atletas sauditas para que possam vir a competir em futuras Olimpíadas". 

     

     

     

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

Tags
  • praia
  • mar
  • Surf
  • ISA
  • International Surfing Association
  • Arábia Saudita
  • Fernando Aguerre
  • Federação Saudita de Surf
  • Fonte
    Redação
similar News
similar
fevereiro 02
Tempo frio ainda deixa três distritos sob aviso amarelo
fevereiro 02
Praia da Empa coroou vencedores do Science Ericeira 2022
fevereiro 01
FUEL TV assegura transmissão do Winter Dew Tour 2023 à escala global
fevereiro 01
Campeonato Nacional de Surf da Ucrânia vai ser realizado em Portugal
fevereiro 01
Surf nacional lamenta perda de Pedro Lacerda
janeiro 31
Surf adaptado mantém bem vivo sonho da inclusão nos Jogos Paralímpicos de Los Angeles'2028
fevereiro 01
Índia vai estrear-se no Mundial ISA e já sonha com Paris’2024