Homepage

  • ISA dá as boas-vindas a um novo país: a Arábia Saudita
    24 março 2022
    arrow
    arrow
  • Nação sem qualquer tipo de tradição nos desportos de deslize, a Federação Saudita de Surf foi apenas fundada em novembro de 2021.
  • Em comunicado oficial, a Associação Internacional de Surf (ISA) anunciou que o comité executivo aprovou a entrada provisória de um novo país na sua extensa rede global de nações associadas. Nada mais, nada menos do que a Arábia Saudita. Este é o 110º país a juntar-se à ISA.

    Nação sem qualquer tipo de tradição nos desportos de deslize, a Federação Saudita de Surf foi apenas fundada em novembro de 2021. Desde então já foi reconhecida pelo Comité Olímpico da Arábia Saudita e no próximo mês de novembro verá aprovada a sua entrada no universo ISA através da reunião anual da Assembleia Geral desta entidade.

    Ainda muito jovem, a Federação de Surf Saudita destaca-se de imediato por ser liderada por uma mulher, Nouf Al Nasser, isto num país que é conhecido pelas fortes restrições ao nível dos direitos do género feminino. 

    No mesmo comunicado, pode ler-se que a Federação Saudita de Surf está a trabalhar de perto com a ISA para impulsionar o desenvolvimento de surf e do stand up paddle (SUP) naquele país do Médio Oriente. Nos próximos meses serão realizados cursos de coaching de surf e SUP, bem como de juízes. 

    Para além disso, a entidade comandada por Nouf Al Nasser pretende lançar no início de 2023 uma série de competições, que inclui os primeiros campeonatos nacionais de surf e SUP deste país. 

    "Estou muito entusiasmado pelo facto dos nossos amigos sauditas experimentarem a alegria e o amor pelo surf em todas as suas formas. É também fantástico ter uma mulher à frente desta jovem federação e um tributo à contribuição do surf para um mundo melhor. Em termos pessoais e para a ISA, a igualdade de género sempre foi uma prioridade. Mal posso esperar para ver os efeitos positivos do surf nas jovens mulheres e homens da Arábia Saudita com esta nova federação", afirmou Fernando Aguerre, presidente da ISA.

    Já a diretora-executiva da federação, Nouf Al Nasser, afirmou que a entidade está "muito emocionada por associar-se à ISA neste momento tão importante para o desporto, depois da entusiasmante estreia olímpica do surf em Tóquio'2020".

    Nouf diz que o "objetivo é construir uma cultura de surf na Arábia Saudita" e "ver jovens sauditas, tanto homens como mulheres, a praticar surf, SUP e wakesurf, com a ambição a longo prazo de formar atletas sauditas para que possam vir a competir em futuras Olimpíadas". 

     

     

     

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

Tags
  • praia
  • mar
  • Surf
  • ISA
  • International Surfing Association
  • Arábia Saudita
  • Fernando Aguerre
  • Federação Saudita de Surf
  • Fonte
    Redação
similar News
similar
outubro 03
Joel Rodrigues e Filipa Broeiro vice-campeões europeu de bodyboard
outubro 03
Surf Clube de Viana em destaque no Euro’Meet 2022 na Dinamarca
outubro 03
Francisco Santos sagra-se campeão nacional Sub-12
outubro 03
Rodrigo Carrajola sagra-se tricampeão nacional de bodysurf
setembro 30
Melhores bodysurfers nacionais a caminho da Praia do Guincho
setembro 30
Ondas de Peniche vão coroar o novo campeão nacional de Surf Esperanças Sub-16
setembro 30
Temperatura vai ultrapassar os 30ºC no primeiro fim de semana de outubro