Homepage
- Com a nova atualização, o Mundial de Dropknee passa a contar com o dobro das etapas inicialmente previstas, o que engloba uma visita ao Havai.
-
-
O circuito mundial de bodyboard de 2022 arrancou neste mês de março com duas etapas no Peru destinadas à categoria Júnior (masculino + feminino), onde o português Joel Rodrigues esteve em grande plano, deixando o território dos incas no terceiro posto do ranking masculino.
Nas próximas etapas, a competição que pela primeira vez é promovida pela International Bodyboarding Corporation (IBC) vai continuar pela América do Sul, mais concretamente pelo Chile. Numa altura em que falta um mês para o arranque da perna chilena, a IBC anunciou esta semana novas alterações ao calendário do Mundial para 2022.
Com as modificações promovidas pela IBC, o Mundial de Bodyboard de 2022 passa a contar não com 13, mas com 14 etapas em agenda, a realizar entre março e outubro. Aí, continua a estar naturalmente incluído o nosso Sintra Portugal Pro. A histórica prova sintrense viu as suas datas permanecerem iguais (5 a 11 de setembro). Estas 14 etapas previstas, podem vir a ascender a 15.
Isto porque falta saber o futuro do Kiama Pro. A prova australiana continua longe de estar de pedra e cal no calendário. Agora, foi transferida de agosto para o mês de outubro. Para além das datas do evento, a IBC voltou atrás em termos das categorias que podem vir a viajar até território 'aussie'. Neste momento, tudo é uma incógnita em torno deste campeonato.
Outra das novidades anunciadas pela IBC é a inclusão das Maldivas no calendário. Ainda com as datas sujeitas a confirmação, o Maldives Bodyboard Pro está inicialmente agendado para que decorra de 29 de julho a 7 de agosto. Esta será uma prova pontuável para a categoria Open (masculino + feminino), bem como para o Mundial Júnior masculino e o Mundial de Dropknee.
Precisamente o dropknee, passa a contar com o dobro das etapas inicialmente previstas. Para além das Maldivas, os melhores do mundo também vão competir no Havai através do Garden Island Boogie Board Classic, outra prova que é novidade na mais recente atualização do calendário e que é exclusiva a esta modalidade.
Depois há ainda a registar o decréscimo do número de provas da categoria Open masculino. Passa de nove para oito. Para além da troca do Kiama Pro pelas Maldivas, os bodyboarders também já não viajar até França.
Por sua vez, o Mundial Júnior masculino permanece com nove etapas. Porém, a perna chilena já não vai começar em Arica, mas sim em Antofagasta. A prova de Arica saiu do roteiro deste campeonato para dar lugar às Maldivas.
Na categoria Júnior feminina, o calendário foi reduzido de sete para seis etapas. Saltou fora o Itacoatiara Pro. Por último, a categoria Open feminina continua a ver o seu calendário ser composto por seis etapas. Tal como o Open masculino, o Kiama Pro foi trocado pelo Maldives Bodyboard Pro.
Em termos do Mundial Masters feminino, este mantém o plano inicialmente traçado. Será disputado em formato de etapa única, no caso no brasileiro Wahine Bodyboard Pro em junho.
Na mesma nota informativa, a IBC mantém a calendarização de dois eventos especiais, à parte do circuito mundial. Estes são caracterizados por terem um longo período de espera, de modo a encontrar a melhor ondulação para a colocação das provas na água. São eles o sul-africano TAND Invitational e o francês Annaëlle Challenge.
Calendário:
Mundial Bodyboard masculino
Arica Cultura Bodyboard (Chile) 29 de abril a 7 de maio
Iquique Bodyboard Pro (Chile) 8 a 14 de maio
Antofagasta Bodyboard Festival (Chile) 19 a 29 de maio
Itacoatiara Pro (Brasil) 6 a 16 de junho
Maldives Bodyboard Pro (Maldivas) 29 de julho a 7 de agosto*
Walker Bay Pro (África do Sul) 19 a 28 de agosto
Sintra Pro (Portugal) 5 a 11 de setembro
Gran Canaria Frontón King (Canárias) 15 a 30 de outubroMundial Bodyboard feminino
Iquique Bodyboard Pro (Chile) 8 a 14 de maio
Antofagasta Bodyboard Festival (Chile) 19 a 29 de maio
Wahine Bodyboard Pro (Brasil) 20 a 26 de junho
Maldives Bodyboard Pro (Maldivas) 29 de julho a 7 de agosto*
Walker Bay Pro (África do Sul) 19 a 28 de agosto
Sintra Pro (Portugal) 5 a 11 de setembroMundial Júnior masculino
Lurin Pro (Peru) 11 a 13 de março
Marcona Pro (Peru) 18 a 20 de março
Iquique Bodyboard Pro (Chile) 8 a 14 de maio
Antofagasta Bodyboard Festival (Chile) 19 a 29 de maio
IBC Junior Sandy Beach Pro (Havai) 24 a 26 de junho
Maldives Bodyboard Pro (Maldivas) 29 de julho a 7 de agosto*
Sintra Pro (Portugal) 5 a 11 de setembro
Morey Boogie La Salie Pro (França) 23 a 25 de setembro
Gran Canaria Frontón King (Canárias) 15 a 30 de outubroMundial Júnior feminino
Lurin Pro (Peru) 11 a 13 de março
Marcona Pro (Peru) 18 a 20 de março
Antofagasta Bodyboard Festival (Chile) 19 a 29 de maio
Wahine Bodyboard Pro (Brasil) 20 a 26 de junho
Sintra Pro (Portugal) 5 a 11 de setembro
Morey Boogie La Salie Pro (França) 23 a 25 de setembroMundial de Dropknee
Antofagasta Bodyboard Festival (Chile) 19 a 29 de maio
Garden Island Boogie Board Classic (Havai) 22 a 24 de julho
Maldives Bodyboard Pro (Maldivas) 29 de julho a 7 de agosto*
Sintra Pro (Portugal) 5 a 11 de setembroMundial Masters feminino
Wahine Bodyboard Pro (Brasil) 20 a 26 de junho
Eventos especiais
TAND Invitational (África do Sul) 22 de julho a 14 de agosto
Annaëlle Challenge (França) 17 setembro a 19 de dezembro* Data sujeita a confirmação
Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.
Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!
Segue o Beachcam.pt no Instagram
-
-
FotografiaFrontón King
-
FonteRedação
