Homepage
- Aos 31 anos, o goofy do Guincho vai deixar de vestir a licra na Liga MEO Surf.
-
-
Filipe Jervis anunciou esta quarta-feira que este ano não vai competir na Liga MEO Surf e que, muito provavelmente, não o voltará a fazer. O surfista do Guincho, antigo vice-campeão europeu júnior e um dos mais experientes tops nacionais, anunciou a sua decisão nas redes sociais, deixando ainda muitas críticas à Federação Portuguesa de Surf e ao Conselho de Arbitragem.
Esta decisão de Jervis se retirar do Mundo das competições surge na sequência de algumas divergências em termos de julgamento. Algo que ficou vincado durante a última etapa da Liga MEO Surf 2021, em Peniche. Após um aéreo, os juízes não consideraram a manobra completa, com Jervis a ser eliminado e a ficar visivelmente frustrado com a decisão. Segundo o próprio surfista, são esse tipo de sentimentos que o levam a querer parar de competir.
“É com um sabor agridoce que anuncio que não vou competir na Liga MEO Surf este ano e provavelmente nunca mais. Depois de alguma reflexão e de algumas conversas com pessoas mais próximas, cheguei à conclusão que não faz sentido continuar a seguir o surf de competição. Muito devido à falta de tempo e motivação para ‘treinar’, mas acima de tudo porque nos últimos anos tenho sentido uma grande revolta em relação aos campeonatos”, começou por dizer Jervis, de 31 anos.
Depois do anúncio, surgiram as críticas. “Tenho sentido ao longo do tempo que a FPS e o seu conselho de arbitragem não têm conseguido acompanhar o nível de surf em Portugal. Para quem não sabe, juntamente com a Associação Nacional de Surfistas (a quem muito agradeço) tivemos algumas ideias para aproximar os surfistas e treinadores dos juízes, ideias essas que foram rejeitadas e criticadas pelo conselho de arbitragem, que parece querer um maior afastamento em vez de uma aproximação”, frisou.
“Sinto que cada campeonato tem uma (ou mais) polémica grave, e que não há melhorias, nem vontade de melhorar. Tenho como exemplo o facto de ter feito um protesto na última etapa de 2021, ao qual continuo à espera de resposta. Diz no regulamento que a FPS tem uma obrigação de responder em 30 dias. Tenho ótima relação com juízes, treinadores, membros do staff, surfistas e membros da indústria do surf e por isso, todas estas situações fazem-me querer abandonar a parte competitiva do surf para poder ser uma pessoa mais feliz e livre”, acrescentou.
Por fim, o goofy deixou ainda agradecimentos e lembrou o trajeto que teve desde os tempos de juventude. “Agradeço a todos pelo apoio em 14 anos de competição, e acima de tudo aos meus patrocinadores por continuarem este caminho comigo! Guardo memórias incríveis, e grandes momentos de aprendizagem acima de tudo com as derrotas! Resta-me desejar uma boa sorte a todos e que as novas gerações tenham um julgamento mais justo e claro”, rematou Jervis, que vai ser, assim, uma baixa de peso para a nova temporada, que arranca já esta sexta-feira com o Allianz Figueira Pro.
Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.
Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!
Segue o Beachcam.pt no Instagram
-
-
FotografiaJorge Matreno/ANSurfistas
-
FonteRedação
