Homepage
- O IPMA diz que a depressão Célia 'não deverá apresentar efeitos significativos' em Portugal continental e no arquipélago dos Açores.
-
-
Devido aos efeitos da depressão Célia, que estão a ser sentidos no arquipélago da Madeira desde o final da tarde do passado domingo, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou a costa norte da ilha da Madeira e do Porto Santo debaixo de aviso vermelho, o mais grave na escala do instituto.
Em comunicado oficial, o IPMA diz que que os efeitos desta depressão vão persistir até ao "início da manhã de terça-feira dia 15, com vento forte do quadrante norte transportando uma massa de ar frio e instável que origina aguaceiros por vezes fortes, de granizo e acompanhados de trovoada".
A "agitação marítima é de noroeste com 6 a 8 metros na costa norte da ilha da Madeira e em Porto Santo até ao final de dia 14, diminuindo gradualmente a partir da manhã de dia 15, embora com valores de altura significativa na ordem de 4 metros até dia 17".
Em simultâneo foi registada a "queda de neve nas zonas montanhosas, que se prevê continuar a ocorrer acima de 1400 metros de altitude". A "temperatura desceu significativamente, com valores da mínima abaixo de 0°C nos pontos mais altos da ilha da Madeira, e de 10°C no Funchal, onde a temperatura máxima não deverá ultrapassar os 15°C".
Quanto à intensidade do vento, esta será "forte a muito forte, com rajadas até 110 km/h, diminuindo gradualmente de intensidade a partir da manhã de dia 15".
Em termos de Portugal continental e do arquipélago dos Açores, o IPMA diz que a depressão Célia "não deverá apresentar efeitos significativos".
Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.
Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!
Segue o Beachcam.pt no Instagram
-
-
FonteRedação
