Homepage

  • Agitação marítima pode levar ondas de 10 metros até aos Açores
    08 março 2022
    arrow
    arrow
  • Fonte
    Redação
powered by
  • Meo
  • Mercedes
  • Buondi
Segue-nos nas redes
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • No Continente o IPMA colocou os distritos Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria e Lisboa sob aviso amarelo.
  • O IPMA colocou os Açores sob aviso amarelo devido à forte agitação marítima prevista para esta terça-feira. Os alertas foram dados para os vários grupos de ilhas açorianos, que vão registar agravamento do estado do mar já a partir das primeiras horas da manhã. São previstas ondas até 10 metros em alguns locais, devido à agitação marítima.

    O IPMA e a Autoridade Marítima Nacional apelam que a população redobre os cuidados a ter, tanto nas idas para o mar como em zonas costeiras. “A agitação marítima será caracterizada por uma ondulação proveniente do quadrante oeste, com uma altura significativa que poderá atingir os quatro metros e uma altura máxima de dez metros, com um período médio a variar entre os nove e os 12 segundos”, frisam.

    Além disso, “são esperados ventos com uma intensidade média de até 35Km/hora e rajadas até 75Km/hora, provenientes do quadrante oeste/sudoeste”, avançaram as autoridades, em comunicado de imprensa. Nesse sentido, recomendam que os pescadores reforcem a amarração e mantenham uma “vigilância apertada das embarcações atracadas e fundeadas”.

    As ilhas do grupo ocidental (Flores e Corvo) estão sob aviso amarelo, a partir das 06:00 locais (07:00 em Lisboa) de terça-feira, com previsões de agitação marítima, com "ondas de oeste", de precipitação "por vezes forte, podendo ser acompanhada de trovoada", e de vento forte, com "direção de sudoeste, rodando para oeste". Os avisos referentes à agitação marítima e à precipitação estendem-se até às 12:00 e o de vento forte até às 15:00.

    Já as ilhas do grupo central (Terceira, Graciosa, São Jorge, Pico e Faial) estão sob aviso amarelo entre as 12:00 e as 18:00 de terça-feira, com previsões de precipitação, "por vezes forte, podendo ser acompanhada de trovoada", e de vento forte, com "direção de sudoeste, rodando para oeste".

    A degradação do estado do mar acontece também no Continente, onde o IPMA colocou também os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria e Lisboa com aviso amarelo por causa da agitação marítima, prevendo-se ondas de noroeste com 4 metros, entre as 09:00 e as 21:00 de terça-feira.

     

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

Tags
  • IPMA
  • Açores
  • Autoridade Marítima Nacional
  • mar
  • Fonte
    Redação
similar News
similar
setembro 29
Três distritos sob aviso amarelo até domingo devido ao calor
setembro 30
Federação Portuguesa de Nadadores-Salvadores alerta para 'alto risco de afogamento'
outubro 01
Seleção Nacional de SUP termina Mundial ISA em 17º
setembro 29
Mundial ISA: João Olim obtém 6º lugar em SUP Race Técnico Júnior
setembro 29
Global Wave Conference 2023 arranca segunda-feira em Peniche
setembro 28
Verónica Silva na final de SUP Race Técnico do Mundial ISA
setembro 28
Voluntários recolhem 112 kg de resíduos na Praia do Samouco