Homepage
- Onde normalmente está muito frio, desta vez o cenário alterou-se drasticamente.
-
-
A culpa deste momento para a história foi de uma onda de calor que trouxe consigo uma massa de ar e húmida com origem no oceano. Todo um fenómeno que fez disparar e de que maneira os termómetros na Antártida, um dos continentes mais frios do planeta Terra.
Como tal, na passada sexta-feira, dia 18 de março, foi atingida uma marca histórica em termos de temperatura na Antártida. Na estação de investigação Concordia, situada a mais de três mil metros de altitude, os termómetros marcaram 11,8ºC. Este é um registo muitíssimo incomum, uma vez que por este altura do ano a temperatura para aqueles lados costuma estar situada nos -48,7ºC (!). Contas feitas, a temperatura esteve mais de 40ºC acima do que é normal.
Já na estação meteorológica russa de Vostok, a pouco mais de 500 quilómetros da estação Concordia, também foram verificadas temperaturas bem elevadas dada a realidade esperada. Foram registados -17,7ºC, quando a temperatura esperada para esta fase do ano é de -53ºC.
Aliás, em 65 anos de monitorização contínua das temperaturas naquela latitude nunca os termómetros haviam estado tão altos no mês de março. O anterior máximo, -32ºC, datava de 1967.
De acordo com a agência noticiosa 'Associated Press', esta intensa onda de calor fez com que a temperatura em todo o continente da Antártida estivesse 4,8ºC acima da média.
Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.
Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!
Segue o Beachcam.pt no Instagram
-
-
FonteRedação
