Homepage
- Este é um projeto que deu importantes contributos para um futuro mais sustentável da única Reserva Mundial de Surf localizada na Europa.
-
-
É já esta quinta-feira, dia 24 de fevereiro, que o Ericeira Surf Clube (ESC) vai realizar a cerimónia de encerramento do Ericeira WSR+10, projeto comemorativo do 10º aniversário da Reserva Mundial de Surf da Ericeira (RMSE). Uma cerimónia que terá lugar na Casa de Cultura Jaime Lobo e Silva, em plena vila ericeirense.
De acordo com o ESC, este evento tem como "objetivo apresentar as atividades desenvolvidas, os seus outputs e os resultados atingidos”.
Entre os diversos momentos previstos para a iniciativa, destaca-se a apresentação do estudo sobre o impacto da RMSE nos últimos 10 anos, um trabalho coordenado por Juanma Murua (especialista na gestão de cidades e territórios), que contou com a participação da Qantara Sports, Universidade da Beira Interior, Universidade de Lérida, de Barcelona e do Ericeira Surf Clube.
Precisamente, o ESC antecipa que “serão, também, apresentadas algumas prioridades e linhas de orientação estratégica para o futuro decorrentes dos resultados do projeto Ericeira WSR+10, que contou com a participação e contributos de organizações pertencentes a 12 países europeus, designadamente clubes e federações desportivas, a academia, autarquias, organizações não-governamentais, empresas e marcas de surfing, bem como vários departamentos do Estado, o Parlamento Europeu e a COP 26".
As portas da Casa de Cultura da Ericeira vão abrir-se pelas 14h00 e a cerimónia terminará para lá das 18h00. A iniciativa voltará a ser realizada num formato misto, entre o presencial e o digital, com transmissão via web na rede de social media do Ericeira Surf Clube e da Mafra TV.
Após os momentos iniciais de acolhimento e boas vindas, com apresentação da sessão de trabalho por parte de Miguel Toscano (Diretor da Área de Inovação e Redes Colaborativas do ESC), seguir-se-á uma intervenção online daquela que é considerada a 'madrinha' do Ericeira WSR+10, Maria Graça Carvalho: a eurodeputada e vice-presidente da Comissão de Pescas discorrerá sobre “A Perspectiva Europeia para a Nova Economia Azul – Prioridades, iniciativas e objetivos 2030”.
O bloco de apresentações arrancará com Pedro Bicudo (presidente da SOS – Salvem o Surf e membro do vision council das Reservas Mundiais de Surf), que procederá a uma apresentação sobre “A visão das associações surfistas sobre a RMSE”.
Seguidamente, será a vez de reentrar em ação Miguel Toscano, que fará uma apresentação dos resultados do projeto europeu Ericeira WSR+10 com “Olhos no Futuro”. Ainda antes dum surf break, Luís Bernardes (Direção do Departamento de Sustentabilidade do ESC) irá apresentar o curso de Formação EWSR+10: Surfing e Sustentabilidade.
Aquele que será certamente o momento mais aguardado da tarde chegará pelas 16h00, com a apresentação por parte de Juanma Murua do estudo sobre o impacto da Reserva Mundial de Surf da Ericeira nos últimos 10 anos, intervenção que logo depois dará azo a um painel de reflexão por parte do Conselho Restrito do Conselho Municipal da RMSE, composto por Miguel Barata de Almeida (presidente do ESC), Pedro Bicudo (presidente da SOS – Salvem o Surf), Tiago Matos (presidente da Associação dos Amigos da Baía dos Coxos), Pedro do Carmo Silva (vereador da Câmara Municipal de Mafra) e ainda o próprio coordenador do estudo, Juanma Murua, da Murua Consulting. O painel será moderado pelo jornalista Miguel Pedreira.
Após novo surf break, caberá a Miguel Barata de Almeida realizar o encerramento simbólico do projeto Ericeira WSR+10, que deu importantes contributos para um futuro mais sustentável da Reserva Mundial de Surf da Ericeira.
Para o final, ficarão reservadas as intervenções do presidente da Câmara Municipal de Mafra, Hélder Sousa Silva, e do ministro do Mar, Ricardo Serrão Santos.
O projeto Ericeira WSR+10 é promovido pelo Ericeira Surf Clube e financiado pela Comissão Europeia, contando com o apoio do Município de Mafra. Todas as informações relevantes sobre o EWSR+10 podem ser consultadas no site oficial do evento na internet e nas respetivas redes sociais.
Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.
Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!
Segue o Beachcam.pt no Instagram
-
-
FotografiaEriceira WSR+10
-
FonteRedação
