Homepage
- Desde o primeiro dia que Jorge Leal esteve envolvido na restrita equipa que, juntamente com Garrett McNamara, perseguiu o sonho de confirmar a Nazaré como um dos maiores spots de ondas gigantes do mundo.
-
-
É já esta terça-feira, dia 15 de fevereiro, que é inaugurada no Teatro Chaby Pinheiro a exposição fotográfica imersiva 'Naza 10', que retrata uma década de história do surf mundial na Nazaré.
Esta mostra de fotografias icónicas com filmes e projeções vídeo é da autoria de Jorge Leal, fotógrafo e realizador que acompanhou desde o primeiro dia o projeto Nazaré North Canyon, que sinalizou Portugal no mapa do surf mundial de ondas gigantes.
'Naza 10' é uma exposição há muito aguardada na vila piscatória que viu nascer um dos mais memoráveis episódios da história do surf mundial: a maior onda surfada por Garrett McNamara, em novembro de 2011. Desde o primeiro dia que Jorge Leal esteve envolvido na restrita equipa que, juntamente com McNamara, perseguiu o sonho de confirmar a Nazaré como um dos maiores spots de ondas gigantes do mundo.
Agora, o fotógrafo abre o seu vasto repositório ao público, numa exposição que estará em exibição até ao dia 6 de março. Em 'Naza 10' será possível apreciar 32 fotografias, reveladoras de alguns dos momentos históricos da Nazaré, desde as suas ondas gigantes, aos momentos épicos de tempestade no North Canyon até aos surfistas que desafiaram as leis da gravidade e conseguiram surfar as maiores ondas das suas vidas, como Garrett McNamara, Hugo Vau, Maya Gabeira, Andrew Cotton, Sebastian Steudtner, entre outros.
“A minha ligação com a Nazaré começa antes da vinda do Garrett, mas é a partir deste momento (do qual faço parte desde o primeiro dia) que pretendo contar a história dos 10 anos da Praia do Norte! Nesta mostra pretendo assim partilhar, pela primeira vez e num espaço tão especial e emblemático da vila da Nazaré, as principais fotografias e vídeos que contam este percurso da história e do futuro do projeto Nazaré North Canyon. Espero transportar o visitante numa experiência emotiva, sensorial e convidá-lo a 'sentir' um pouco do movimento arrebatador das ondas e a emoção desmedida, a superação, a libertação do medo quando surfamos neste mar de história”, afirma Jorge Leal, também conhecido como 'Polvo'.
Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.
Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!
Segue o Beachcam.pt no Instagram
-
-
FotografiaJorge Leal
-
FonteRedação
