Homepage

  • Aritz Aranburu repete triunfo no Capítulo Perfeito, desta vez em Carcavelos
    19 fevereiro 2022
    arrow
    arrow
  • Fotografia
    Henrique Casinhas
  • Fonte
    Redação
powered by
  • Meo
  • Mercedes
  • Buondi
Segue-nos nas redes
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Pedro Boonman foi o melhor português em prova, tendo chegado à final.
  • Foi preciso esperar dois anos para ver o Capítulo Perfeiro regressar à água. E a espera valeu a pena! Carcavelos recebeu, este sábado, como melhor sabe o elenco de luxo da edição de 2022 do evento especial de tubos idealizado há mais de uma década por Rui Costa. Num dia que começou com ondas pequenas e tubulares, mas que terminou com verdadeiras tocas à moda de Carcavelos, que não deixaram ficar nada mal o nome do evento, acabou por ser um dos convidados internacionais a vencer. O basco Aritz Aranburu foi mais forte que a concorrência ao longo de praticamente todo o evento e venceu o Capítulo Perfeito pela segunda ocasião.

    Antigo competidor do circuito mundial, Aritz é um especialista neste tipo de condições, provando-o novamente no nosso país. Criado na mais famosa onda tubular basca, Mundaka, e verdadeiro viajante e caçador de tubos por natureza, Aritz Aranburu saiu vencedor de uma final recheada de intérpretes de nível internacional. O experiente surfista basco subiu, assim, ao pódio do evento português pela segunda vez na carreira, depois de ter sido ele o vencedor da edição de 2016. Dessa feita, nos tubos da Praia do Norte, na Nazaré. 

    Com várias alterações de véspera e algumas de última hora, nem por isso o Capítulo Perfeito 2022 deixou de apresentar um elenco de elevado requinte. Os 16 ilustres concorrentes viram a prova ir para a água bem cedo, um pouco antes das 8 horas, quando o mundo do surf ainda recuperava da intensa madrugada servida em Sunset Beach. Uma "ressaca" que também se fez sentir no mar durante as primeiras horas da manhã. 

    Apesar de Carcavelos apresentar mar ainda pequeno, as ondas tinham formação tubular, privilegiando os surfistas mais hábeis na técnica do encaixe. A ronda inaugural foi avançando neste registo, embora a espaços algumas das estrelas em prova fossem encontrando sombras maiores. Que o diga o havaiano Anthony Walsh, que reapareceu em Carcavelos disposto a renovar o título do Capítulo Perfeito. Um tubo para a esquerda, que chegou a parecer não ter saída, mas que rendeu 8,50 pontos.

    Com a mudança da maré e com as pessoas a multiplicarem-se facilmente na assistência, as ondas foram ganhando tamanho e mantendo a perfeição. A partir daqui os joelhos dos surfistas deixaram de trabalhar tanto, dando lugar ao domínio da aceleração para conseguir acompanhar os sempre velozes lips da praia que se considera o berço do surf nacional. 

    Foi aí que começou a verdadeira fase da "peneira" em que os tube riders mais em sintonia com o mar se diferenciaram da concorrência. Kiron Jabour e Pedro Boonman foram alguns dos surfistas que se destacaram com ondas excelentes. Mas o melhor tubo do dia foi mesmo de Aritz Aranburu. Não foi o mais gigante dos tubos alguma vez vistos em Carcavelos, mas foi seguramente dos mais deep alguma vez realizados. Novamente a esquerda a brilhar, numa caverna ultra veloz que valeu 9,50 pontos. Um momento a roçar a perfeição e digno de perdurar na memória eterna dos Capítulos Perfeitos. Além do prémio para a melhor onda, Aritz venceu também o melhor score.

    Não é de estranhar que Boonman, Jabour e Aritz tenham sido três dos finalistas. O outro foi o norte-americano Cory Lopez, antigo top 3 do CT. Uma final que aconteceu ao início da tarde e logo após o pináculo da prova em termos de condições. Num heat bem mais calmo em termos de perfeição, Aranburu acabou por confirmar o hat-trick, afirmando-se como o grande surfista do evento. E, não menos importante, o vencedor, após uma disputa mais apertada com Cory Lopez.

    Numa edição em que os surfistas nacionais voltaram a ser superados pelos internacionais, Pedro Boonmam acabou por ser o melhor português, ao alcançar o 3.° posto final. Local de Carcavelos, Boonman deu boa conta do recado, sobretudo com a onda de 9 pontos que fez a caminho da final. Destaque ainda para o triunfo de Salvador Vala, outro local de Carcavelos, na final dos groms. Já o prémio em nome do malogrado Ricardo dos Santos para o surfista com maior atitude foi vencido pelo australiano Russel Bierke. O havaiano Clay Marzo, uma das grandes atrações em prova e que desta vez não faltou à chamada, recebeu a distinção para o maior wipeout do evento.

    Terminou em festa basca mais uma incrível edição do Capítulo Perfeito. Uma prova que continua apenas ao alcance de tube tiders de eleição, com mais uma repetição de vencedor. Depois de Nic von Rupp e do brasileiro Bruno Santos, Aritz Aranburu foi o terceiro surfista a bisar nesta cada vez mais consolidada prova dedicada à manobra rainha do surf. Um sábado de casa cheia em Carcavelos, que não desiludiu as expectativas dos fãs do surf. E com transmissão e acompanhamento internacional. Mais um belo cartão de visita dos tubos nacionais servido por Rui Costa e sua equipa! 

     

     

     

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

Tags
  • praia
  • mar
  • Surf
  • Competição
  • Portugal
  • Capítulo Perfeito
  • Aritz Aranburu
  • Praia de Carcavelos
  • Tubos
  • Fotografia
    Henrique Casinhas
  • Fonte
    Redação
similar News
similar
dezembro 03
FPS agradece todo o 'trabalho' e 'dedicação' de Teresa Bonvalot
dezembro 02
Primeiro fim de semana de dezembro vai ser frio, cinzento e chuvoso
dezembro 02
Grupos central e oriental dos Açores com aviso amarelo devido ao mau tempo e mar agitado
dezembro 02
Seleção Nacional de Surf Adaptado já partiu para o Mundial ISA 2022
dezembro 02
Ericeira Surf Clube participa em projeto que promove a sustentabilidade ambiental e não só
novembro 30
Chuva não fica para o feriado: sol vai brilhar
novembro 29
Governo australiano é contra a inclusão da Grande Barreira de Coral na lista de Património Mundial em perigo