Homepage

  • 7 acontecimentos do ano em que Kelly Slater ganhou a primeira etapa do CT
    08 fevereiro 2022
    arrow
    arrow
  • Fotografia
    WSL
  • Fonte
    Redação
powered by
  • Meo
  • Mercedes
  • Buondi
Segue-nos nas redes
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Aos 20 anos, Slater começava a vencer. No mesmo ano que John John Florence nasceu…
  • O surf mundial, e o desporto no global, ainda vivem a “ressaca” de mais um feito histórico de Kelly Slater. Foi no passado sábado que o Rei venceu o Billabong Pro Pipeline. Aquela que foi a 56.ª vitória da carreira no CT e a oitava em Pipeline. Isto a dias de completar 50 anos, o que acontece já esta sexta-feira. Um triunfo que aconteceu praticamente 30 anos depois da sua vitória de estreia em Pipeline. Também em 1992, mas uns meses antes, KS tinha vencido a primeira etapa no CT, em França. Nesse mesmo ano ganharia o primeiro dos 11 títulos mundiais que conta no currículo.

    Desde então, muita coisa mudou no Mundo e, sobretudo, no surf mundial. Mas há um algo que continua intacto: a fome de triunfos de Kelly Slater, que mantém-se ativo e a lutar por pódios frente a surfistas que poderiam ser seus filhos. Uma longevidade única no desporto mundial, acima de tudo pelo nível que consegue manter, ombreando que os melhores surfistas do Mundo.

    Para se ter noção do domínio e do enorme feito de Slater viajámos até ao ano onde tudo começou. Como era o Mundo em 1992? Nesse ano em que nasceu John John Florence, um dos atuais rivais de Kelly Slater. Eis sete acontecimentos que marcaram esse longínquo ano, já do século passado.

    O filme “Silêncio dos Inocentes” é o grande vencedor dos Oscares de 1992, com cinco estatuetas. Além de vencer o prémio para melhor filme, Anthony Hopkins e Jodie Foster foram igualmente galardoados como melhor ator e melhor atriz, respetivamente, Jonathan Demme foi distinguido como melhor realizador e o filme arrecadou ainda o prémio para melhor argumento adaptado. Entre os cinco finalistas para melhor filme estava também “A Bela e o Monstro”, da Disney.

    A Dinamarca surpreende a Europa do futebol ao sagrar-se campeã europeia. Um feito histórico, depois de a equipa nórdica nem sequer se ter apurado para o torneio, disputado na Suécia. Com nomes como Peter Schmeichel ou Brian Laudrup, os dinamarqueses beneficiaram do afastamento da Jugoslávia para entrarem no torneio e ninguém os parou. Nem mesmo a Alemanha, campeã mundial em título, que foi derrotada na final por 2-0.

    Em termos políticos europeus, é criada a União Europeia, através do Tratado de Maastricht, com Portugal a fazer parte dos países membros. Mais a Leste, é também neste ano que a Bósnia-Herzegovina se proclama independente da Jugoslávia em plena guerra dos Balcãs. Um conflito sangrento que durou de 1991 a 2001.  

    Em Portugal é criado o primeiro canal privado a operar na televisão. A SIC surgiu em Outubro de 1992, para ser o terceiro canal da grelha da televisão portuguesa, depois do Canal 1 e 2, da RTP. Um dos primeiros programas de sucesso foi o “Portugal Radical”, que trouxe o surf e outros desportos radicais até à TV.

    Nos Estados Unidos, Bill Clinton vence as eleições de novembro e derrota o republicano George W. Bush (pai), que tinha sido presidente no mandato anterior. Meses antes, violentos confrontos na cidade de Los Angeles tinham tido um enorme impacto na sociedade norte-americana.

    Barcelona acolhe as Olimpíadas de 1992. Um evento com uma cerimónia de abertura marcante, onde foi feita homenagem a Freddy Mercury, desaparecido no ano anterior. Entre as grandes estrelas das Olímpicas o destaque vai para o famoso “Dream Team” norte-americano de basquetebol, que contava como nomes como Michael Jordan, Charles Barkley, Pete Ewing, Karl Malone, Scotty Pipen, Larry Bird ou Chris Mullin.

    Em dezembro a Galiza sofreu um dos maiores desastres ambientes da história. O petroleiro Mar Egeu, que seguia a caminho da cidade da Corunha, foi o causador de um enorme derrame na costa galega, que teve prejuízo incalculável para o ecossistema local.

     

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

Tags
  • Kelly Slater
  • WCT
  • 1992
  • Fotografia
    WSL
  • Fonte
    Redação
similar News
similar
outubro 03
Joel Rodrigues e Filipa Broeiro vice-campeões europeu de bodyboard
outubro 03
Surf Clube de Viana em destaque no Euro’Meet 2022 na Dinamarca
outubro 03
Francisco Santos sagra-se campeão nacional Sub-12
outubro 03
Rodrigo Carrajola sagra-se tricampeão nacional de bodysurf
setembro 30
Melhores bodysurfers nacionais a caminho da Praia do Guincho
setembro 30
Ondas de Peniche vão coroar o novo campeão nacional de Surf Esperanças Sub-16
setembro 30
Temperatura vai ultrapassar os 30ºC no primeiro fim de semana de outubro