Homepage
- O surf viu confirmada a sua inclusão após votação na 139ª Sessão do COI, realizada em Pequim.
-
-
No passado mês de dezembro, os intentos do Comité Olímpico Internacional (COI) já haviam sido revelados. Depois do sucesso que foi a estreia em Tóquio'2020 e da inclusão em Paris'2024, existia a vontade de também meter o surf no programa dos Jogos Olímpicos de Los Angeles'2028.
Esta quinta-feira, dia 3 de fevereiro, chegou a notícia que indica o caminho nesse sentido. Na 139ª Sessão do COI, realizada em Pequim na antecâmara da abertura dos Jogos de Inverno, o surf viu aprovada após votação a sua inclusão no programa desportivo inicial das Olimpíadas de 2028, que para já contempla 28 modalidades. Para além do surf, também o skate e a escalada viram confirmada a inclusão no mega evento norte-americano.
A inclusão do surf já foi alvo de uma reação entusiástica por parte de Fernando Aguerre, o presidente da Associação Internacional de Surf (ISA), a entidade que aos olhos do COI rege a modalidade em termos mundiais.
"Desde o início da minha presidência, há 27 anos, que tinha o sonho e a esperança de demonstrar que o surf era digno de uma inclusão a longo prazo nos Jogos Olímpicos. É maravilhoso quando esse sonho torna-se numa realidade permanente. Agradeço profundamente ao presidente do COI e respetivos membros desta entidade o facto de acreditarem no surf e no valor que podemos continuar a oferecer aos Jogos, tal como foi demonstrado em Tóquio", começou por dizer Fernando Aguerre.
Depois, o presidente da ISA abordou a muito conhecida ligação entre o surf e a Califórnia. "Sempre soubemos que o surf encaixava de forma natural em Los Angeles'2028. Como desporto oficial na Califórnia, o surf é ação, juventude e energia. Tudo isso está combinado. Vamos ter uma poderosa conexão com o meio envolvente e a vida sustentável. É uma receita perfeita para o futuro do programa dos Jogos", entende o presidente da ISA, que também já aponta para inclusão do surf nas Olimpíadas de Brisbane'2032 e pela estreia da mesma modalidade nos Jogos Paralímpicos.
De acordo com a entidade presidida pelo alemão Thomas Bach, os Jogos de Los Angeles terão um “forte foco na juventude”. Para além das modalidades já anunciadas no programa inicial outras poderão juntar-se, sendo propostas pela comissão organizadora de 2028 e que devem ser aprovadas em 2023.
Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.
Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!
Segue o Beachcam.pt no Instagram
-
-
FotografiaISA/Sean Evans
-
FonteRedação
