Homepage

  • Alta performance na estreia das Cabo Raso Surf Sessions
    19 fevereiro 2022
    arrow
    arrow
  • Fotografia
    Rickywsphotos
  • Fonte
    Redação
powered by
  • Meo
  • Mercedes
  • Buondi
Segue-nos nas redes
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Ao longo do dia, Miguel Blanco, Guilherme Ribeiro, Zé Champalimaud, Francisco Laranjinha e Kiron Jabour foram alguns dos maiores animadores da sessão.
  • A passada quinta-feira foi um dia histórico no concelho de Cascais, com o mítico Cabo Raso a receber a primeira sessão do evento idealizado pelo antigo tetracampeão nacional Ruben Gonzalez. As Cabo Raso Surf Sessions 2022 arrancaram com uma jornada de alta performance por parte dos vários nomes sonantes presentes. Embora as condições não tenham sido tão perfeitas como inicialmente esperado, os surfistas compensaram a situação, oferecendo surf de alta nível e provando toda a diversidade que esta onda à beira da estrada nacional EN247 pode oferecer.

    Ao longo do dia, Miguel Blanco, Guilherme Ribeiro, Zé Champalimaud, Francisco Laranjinha e Kiron Jabour foram alguns dos maiores animadores da sessão. Mas também houve destaque no feminino, com Camila Cardoso e Joana Andrade a marcarem presença na água. Além disso, uma palavra para as dezenas de pessoas que se foram juntando para assistir in loco ao evento, mostrando todo o potencial que o local tem para atrair público.

    Na água estiveram também outros nomes sonantes, como João de Macedo, João Guedes ou Lourenço Katzenstein. Apesar de alguns deles estarem mais direcionados para a sessão de tow-in e surf na remada que estavam previstas, acabaram por também se juntar à festa, em ondas com cerca de 2 metros que foram quebrando junto ao farol. Com as previsões a apontarem para ondas até 4 metros e formação perfeita, o vento acabou por trocar a volta sobretudo aos big riders convidados, que ainda assim aproveitaram para treinar.

    Mas nem por isso deixou de haver espetáculo e no final os competidores conviveram num churrasco que promete ser imagem de marca deste novo e inovador evento. Registo ainda para a ação de limpeza das rochas, promovida pelo grupo ambiental Movimento Claro, que decorreu ao longo da sessão, incentivando o público e os surfistas presentes a recolherem o máximo de lixo.

    O mentor das Cabo Raso Surf Session, Ruben Gonzalez enalteceu o facto de a maior onda de Cascais ter comprovando um pouco da sua multifuncionalidade. “Acabou por ser uma sessão muito interessante, onde se puderam apreciar diferentes abordagens de onda. Pudemos ver surf de pranchas grandes, de mini-guns e step-ups, e até algumas ondas em tow-in, evidenciando as diferenças entre cada uma. Ao longo de quatro horas e meia, todos puderam sentir o power e força destas ondas”, frisou.

    “Mesmo com toda a tecnologia de previsão de condições, ainda existe margem de erro. Estava à espera de ondas maiores e menos vento, mas isso não aconteceu. O que se confirmou foi a direção da ondulação. Aí sim, todos puderam ver o potencial do sítio, pois tivemos ondas muito longas, com amplas secções de manobras e bastante segurança, o que permitiu, mesmo aos surfistas que se estavam a estrear aqui, fazerem boas performances, que irão contar para os prémios de onda de performance mais bem surfada e a melhor manobra isolada”, destacou Ruben, fazendo referência aos prémios que serão atribuídos posteriormente à análise das sessões por um painel de especialistas que inclui juízes oficiais da Federação Portuguesa de Surf.  

    Resta agora esperar pela próxima conjugação entre ondulação e condições climatéricas para dar a chamada para as próximas Cabo Raso Surf Sessions. Segundo as previsões, tal poderá acontecer já na próxima semana, uma vez que se prevê uma entrada de uma grande ondulação de sábado a oito dias, portanto a 26 do corrente mês de Fevereiro. “O objetivo é fazer mais uma sessão de surf performance com ondas de dimensões similares as desta sessão, mas mais perfeitas, e outras duas sessões, em tow-in e remada, aí sim já com ondas bastante grandes, vento off-shore e ondulação a marcar 3.2 m para cima”, informa o promotor das sessões, que aconselha a todos os que quiserem assistir ao espetáculo ao vivo, a seguirem a conta de Instagram @Onda_do_Cabo_Raso, onde podem ficar a par de tudo o que se passa neste recanto muito especial da costa portuguesa.

     

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

Tags
  • Ruben Gonzalez
  • Cabo Raso Surf Sessions
  • Fotografia
    Rickywsphotos
  • Fonte
    Redação
similar News
similar
julho 01
Subida da temperatura e diminuição da intensidade do vento no fim de semana
julho 01
Conferência dos Oceanos encerra esta sexta-feira com adoção da Declaração de Lisboa
julho 01
Biodiversidade vai ser afetada com a mineração do mar profundo
junho 30
Maya Gabeira é Campeã para o Oceano e a Juventude da UNESCO
junho 30
Revelados os competidores do Softboard Heroes 2022
junho 30
Projeto 'ReDuna' está em ação na Praia de São João da Caparica
julho 01
Tudo a postos para o Juniorpro Aveiro!