Homepage

  • Algarve Surfing Cup estreou-se com fim de semana de festa na Praia da Rocha
    03 fevereiro 2022
    arrow
    arrow
  • Fotografia
    Portimão Surf Clube
  • Fonte
    Redação
powered by
  • Meo
  • Mercedes
  • Buondi
Segue-nos nas redes
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • O evento algarvio contou com a presença de nove clubes e a inscrição de 147 atletas federados.
  • No passado fim de semana, a Praia da Rocha acolheu a primeira edição da Algarve Surfing Cup, uma competição organizada pelo Portimão Surf Clube com o apoio institucional da Câmara Municipal de Portimão e da Junta Freguesia de Portimão. 

    A iniciativa teve o "intuito de juntar todos os clubes de surf do Algarve e fomentar a união e o convívio entre as principais entidades que desenvolvem o surf na nossa região", disse o Portimão Surf Clube.

    O evento algarvio contou com a presença de nove clubes e a inscrição de 147 atletas federados. Surf, longboard e bodyboard foram as modalidades que fizeram parte do programa competitivo. Em nota informativa, o Portimão Surf Clube referiu não ter dúvidas de que este "foi, certamente, o maior evento entre clubes de surf feito até hoje no Algarve".

    O primeiro dia de competição foi marcado pela entrada de uma forte ondulação de sueste, que proporcionou muita animação aos surfistas das categorias de Sub-16, Feminino, Open e Masters (+40).

    Entre os Sub-16, o destaque foi para Luca Perini, que com apenas 12 anos alcançou as meias-finais. Já no Feminino as 14 surfistas presentes deram muito boa conta de si. Concha Balsemão, recém-chegada da Austrália, esteve em evidência, assim como Bianca Nicoleta. 

    Na categoria Open, quem mais se destacou foram os atletas do Clube de Surf de Aljezur, sobretudo Halley Batista, João Serafim e João Maria Mendonça. Francisco Canelas e Baltazar Pinto, do Portimão Surf Clube, também tiveram prestações sólidas. 

    No dia seguinte, o mar caiu e o vento diminuiu de intensidade, o que permitiu fazer as delícias dos longboarders e da categoria Sub-12. Foram novamente utilizados dois palanques, de modo a realizar a tempo as 63 baterias em agenda. 

    Em termos de Sub-12, o vencedor foi Kai Lenderink (Algarve Surf Clube), sendo que o segundo posto ficou na posse de Jack Smith, também do Algarve Surf Clube. Na categoria Sub-16, a final foi composta por quatro clubes diferentes. Salvador Catarino (Algarve Surf Clube) levou a melhor, enquanto André Duarte, em representação do Iate Clube Marina de Portimão, foi o segundo colocado. 

    No que diz respeito às senhoras, Concha Balsemão (Portimão Surf Clube) e Bianca Nicoleta (Albufeira Surf Clube) ficaram com a primeira e segunda posições, respetivamente. Já Inês Filipe do Clube Naval de Portimão, com apenas 15 anos, alcançou o terceiro posto. 

    Na categoria Open, provou-se o domínio do Clube de Surf Aljezur com o triunfo de Halley Batista, que exibiu na Praia da Rocha todo o seu reportório de aéreos. O vice-campeão, João Serafim, também do Clube de Surf Aljezur, confirmou o surf veloz e radical que mostrou durante todo o campeonato.

    Nos Masters (+40), o vencedor foi o ex-surfista profissional Jason Xavier (Algarve Surf Clube). O segundo classificado foi Rodrigo Lacerda (Clube de Surf de Aljezur).

    No Longboard, a prova masculina foi dominada por Halley Batista (Aljezur Surf Clube). Este conquistou a vitória, enquanto Diogo Barbosa do Clube de Surf de Faro obteve o segundo lugar. No feminino, Sofia Strevens derrotou a concorrência. Com apenas 14 anos, a longboarder do Algarve Surf Clube superou Raquel Encarnação do Portimão Surf Clube.

    Quanto ao bodyboard, esta foi a modalidade que contou com um menor número de inscritos. Presentes estiveram cinco clubes. O destaque vai para o Núcleo de Bodyboard do Portimão Surf Clube que dominou o evento. Tudo por causa das prestações de Maria P. Balsemão (Feminino), Duarte Firmino (Open), Rafael (Sub-16) e Sandro Nóbrega (Masters+40), que foram campeões das respetivas categorias. Já Kai Lenderink (Algarve Surf Clube) bisou nesta Algarve Surfing Cup, pois venceu a categoria Sub-12 em surf e bodyboard.

    Contas feitas, o ranking final geral foi conquistado pelo Algarve Surf Clube, que relegou o Portimão Surf Clube e o Clube de Surf de Aljezur para a segunda e terceira posições, respetivamente. Precisamente, o Algarve Surf Clube também superiorizou-se no ranking final do surf e do longboard, tendo apenas sido batido pelo Portimão Surf Clube na classificação final do bodyboard.

    Nesta edição inaugural da Algarve Surfing Cup, houve ainda tempo para o encontro especial 'Deeply Groms Meeting', que consistiu numa demonstração de meia hora com cerca de 30 atletas com menos de 12 anos. Numa iniciativa à qual não faltou alegria e diversão, os destaques foram Violeta Coucelo (best female), Kai Lenderink (best male) e Bento Palma (best move).

    Antes da demonstração dos mais novos, houve uma celebração com todos os envolvidos e amigos do saudoso Olly Heukels, atleta do Portimão Surf Clube que faleceu na passada quinta-feira, dia 28 de janeiro, com apenas 15 anos.

     

     

     

     

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

Tags
  • praia
  • mar
  • Surf
  • Competição
  • Algarve Surfing Cup
  • Praia da Rocha
  • Algarve
  • Portugal
  • Portimão Surf Clube
  • Câmara Municipal de Portimão
  • Fotografia
    Portimão Surf Clube
  • Fonte
    Redação
similar News
similar
dezembro 08
Em 24 horas, choveu em Lisboa dois terços do que é normal em todo o mês de dezembro
dezembro 08
Antecipado o aviso laranja para três distritos por causa do mau tempo
dezembro 07
Marta Paço bem lançada para a final do Mundial ISA
dezembro 07
Libertados milhares de sargos na Ria Formosa
dezembro 07
Campeões nacionais de bodyboard Sub-12 e Sub-16 coroados na Praia da Rocha
dezembro 07
Four Oceans 2022 realiza-se este fim de semana
dezembro 07
Depressão traz chuva forte até sexta-feira