Homepage

  • A Sustentabilidade está no ADN do Capítulo Perfeito
    08 fevereiro 2022
    arrow
    arrow
  • Para levar a cabo toda esta consciencialização, o evento assentará em estratégias a vários níveis.
  • Começa pelo facto dos surfistas serem escolhidos pelo público, através de votação online. O Capítulo Perfeito é um campeonato por si só inovador. Da inovação à sustentabilidade a distância é curta, com palco principal na Praia de Carcavelos, onde os melhores atletas nacionais e internacionais vão disputar a prova em condições tubulares.

    Para Rui Costa, responsável do evento, o "ano de 2022 é de enorme importância, não só pelo regresso do evento após um ano de paragem forçada, mas porque queremos reforçar o papel do Capítulo Perfeito enquanto evento cada vez mais sustentável”.

    A edição de 2022 do Capítulo Perfeito powered by Billabong pretende levar a cabo uma mudança no que diz respeito à sustentabilidade. Tendo como palco principal o mar e a sua envolvência, apelar à consciência dos participantes e de todas as pessoas presentes no evento é o objetivo primordial.

    Para levar a cabo toda esta consciencialização, o evento assentará em estratégias a vários níveis:

    Ação 58 Upcycling (pela 58 Surf): Angariação de fatos usados, que já não sirvam o seu propósito. Esses mesmos fatos vão dar vida a novos produtos, que passam por capas para portátil, capas para pranchas, enchimento de pufs, por exemplo, entre outras ideias que vão surgindo pelo caminho.

    Para incentivar a recolha, por cada fato angariado, oferecemos um voucher de desconto de 15% a ser utilizado nas lojas 58. Esta ação é uma extensão do que existe em loja.

    Projeto United to Remake: A United to Remake estará como parceiro no evento garantindo a correta medição dos resíduos gerados, o que é essencial para um evento sustentável. Vão estar a representar a Ocean Sole, que faz peças de decoração com chinelos apanhados no mar, com a Cais Recicla que faz produtos de ecodesign com resíduos de papel e com a 3Cs (Comunidade Criativa de Cascais).

    Ação Mar à Deriva: Ação de limpeza de praia a realizar no local do evento, aberta ao público que pretenda participar. Reunião, pesagem e observação de todos os resíduos recolhidos e troca de impressões sobre esta problemática. A hora ideal deverá corresponder sensivelmente à hora de maré vazia/vazante. Duração: 1h30, antecedida de um curto briefing.

    Equipamento: luvas, roupa e calçado confortável.

    Bolota – Eco Perfect House: A casa Eco inteligente proporciona a independência energética completa sem recurso aos combustíveis fósseis ou rede elétrica. Revolucionária e Eco Perfeita é totalmente controlável por App a partir de smartphone, tablet ou computador. Controlo live de produção de energia solar, armazenamento e consumo. Zero emissões de CO2 com eficiência financeira de excelência. Concebida pela 'The Blackvolt'.

    O evento Capítulo Perfeito:

    Medição da pegada ecológica pela Reflora: Elaboração do cálculo de emissões de carbono. A Reflora vai assistir o Capítulo Perfeito 2022 no caminho para a descarbonização e neutralidade de carbono. Pela primeira vez, a pegada de carbono será medida e será conhecido o real impacto do evento. A Reflora está focada em tornar empresas mais sustentáveis e maximizar o impacto positivo através da sua rede de florestas!

    Reciclagem: todas as embalagens do evento serão recicladas e os resíduos devidamente separados. A água não é engarrafada e a utilização de dispensadores de água será a prioridade. Os atletas terão uma garrafa feita de materiais reutilizáveis para fazer refill.

    Utilização de materiais reciclados e/ou orgânicos: em papel, talheres de madeira e embalagens de cartão nas refeições, assim como um corner de produção de t-shirts com materiais recicláveis e/ou orgânicos.

    Food court staff e atletas: todos os alimentos presentes no evento serão produzidos de forma biológica. Todos os excedentes serão doados, reduzindo assim o desperdício alimentar.

    Patrocinadores: redução de consumo por parte das marcas de lonas e outros materiais. Entregues a uma instituição de Cascais, as lonas no final do evento para serem transformadas noutros objetos.

    Troféus: serão produzidos em materiais orgânicos e reutilizáveis.

    Por fim, para a edição de 2022, foi estabelecida uma parceria com a Electrikfatbike, que irá premiar o vencedor do Capítulo Perfeito com uma bicicleta elétrica, criando assim uma sinergia perfeita entre o surf e a sustentabilidade.

     

     

     

     

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

Tags
  • praia
  • mar
  • Surf
  • Competição
  • Capítulo Perfeito
  • Sustentabilidade
  • Natureza
  • Meio Ambiente
  • Oceanos
  • Rui Costa
  • Praia de Carcavelos
  • Carcavelos
  • Ecossistema
  • Câmara Municipal de Cascais
  • Fotografia
    Capítulo Perfeito
  • Fonte
    Redação
similar News
similar
setembro 27
Os outros pontos de interesse do Challenger da Ericeira
setembro 27
David Raimundo: 'A Seleção Nacional de Surf mostrou ao mundo uma vez mais o valor do surfista português'
setembro 27
Frederico Morais sobre Guilherme Fonseca: 'Conheci um viciado no surf e apaixonado pela competição'
setembro 27
The Surf Experience vai celebrar 30º aniversário com festival de música em Lagos
setembro 27
Projeto 'Surf & Rescue' em estreia nos Açores no sábado
setembro 26
Foi 'muito criticado', mas Guilherme Fonseca reivindicou-se em Huntington Beach: 'Fui acreditando cada vez mais'
setembro 26
João Aranha: 'O quarto lugar no Mundial ISA 2022 soube-nos a pouco'