Homepage

  • Tiago Pires: “[Atualmente] O tubo é o único estilo de surf que procuro!”
    13 janeiro 2022
    arrow
    arrow
  • Fotografia
    Hélio António/Capítulo Perfeito
  • Fonte
    Redação
powered by
  • Meo
  • Mercedes
  • Buondi
Segue-nos nas redes
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Saca elogiou as ondas de Carcavelos, que vão receber novamente a prova.
  • São já um par de anos sem competir profissionalmente. Com a “reforma” surgiram algumas lesões delicadas, que têm tirado Tiago Pires da água e da sua melhor forma. Contudo, o primeiro surfista português a chegar à elite do surf mundial recusa perder o apetito pelas ondas de qualidade. O Capítulo Perfeito vai ser o palco do regresso de Saca à competição e, embora admita não estar a 100 por cento, mostra toda a motivação para dar espetáculo nas ondas de Carcavelos.

    Apesar de admitir que nos últimos tempos tem treinado mais “a mudança de fraldas do que tubos”, Tiago Pires classifica-se como um surfista “nato, que vive e se alimenta de tubos”. Algo que, juntamente ao seu historial, fazem dele um dos grandes favoritos na votação para entrar no Capítulo Perfeito 2022, mas também para vencer a prova, caso lá chegue.

    Nunca é demais recordar que há 10 anos, foi ele o primeiro surfista a sagrar-se vencedor deste evento especial de tubos. Uma manobra com a qual Saca tem uma relação muito especial, como descreveu ao Beachcam, à margem da conferência de imprensa de apresentação do evento que se vai realizar mais uma vez em Carcavelos.

    Beachcam - Tens vindo a ser afetado por problemas físicos num joelho. Já estás recuperado a 100 por cento?

    Tiago Pires - Os últimos três anos foram bastante conturbados. Desde 2018 que contraí uma lesão num joelho, o que já me obrigou a duas intervenções cirúrgicas. Penso que, agora, estou a chegar a um momento em que considero que estou apto a surfar. Fisicamente ainda não estou bem, pois acabei por perder bastante ritmo. Entretanto, também fui novamente pai. Hoje em dia, o meu contexto de vida não está orientado exclusivamente para o desporto. Porém, quando o assunto é tubos fala-se de uma técnica muito especial. A técnica de entubar é algo que nunca irei esquecer. Basicamente, este é o único estilo de surf que procuro. Já não procuro fazer sessões de manobras. O movimento do tubo acho que não pesará tanto em termos físicos. É só dropar uma onda pesada e conseguir agarrar uma linha. Isso acaba por aliciar-me a estar presente. Se fosse um campeonato de manobras, provavelmente não estaria apto a competir.

    Beachcam - Estás numa outra fase da tua vida. Ainda assim, vais olhar para o campeonato com aquele instinto de competidor nato ou será mais numa toada de desfrutar do ambiente?

    Tiago Pires - É uma questão curiosa. Em 2020, não me senti muito ligado à competição. Foi um dia difícil em termos das condições do mar. Acabou por haver heats em que estivemos muito tempo a remar contra a corrente e a tentar encontrar ondas. Cada ano é um ano, todos os dias são diferentes. Sei que a técnica e a vontade estão lá, portanto acho que vou apresentar-me em boas condições.

    Beachcam - O que significa para ti a onda de Carcavelos?

    Tiago Pires - É uma onda mítica e com muita história no universo do surf. Ao longo da minha carreira, obtive grandes resultados e performances em Carcavelos. Trata-se de uma praia na qual sinto-me muito bem. Esta é uma onda com bastante força e buracosa. Vivo para este tipo de ondas. É sempre um prazer surfar em Carcavelos e ter a praia cheia a vibrar com os surfistas. É uma espécie de um mini-anfiteatro, onde se sente bem a presença da comunidade do surf na praia, o que torna tudo muito bonito.

    Beachcam - Atualmente, como é que olhas para o tubo no contexto do surf? Achas que é uma manobra menos procurada, uma vez que os surfistas estão cada vez mais versáteis?

    Tiago Pires - O tubo será sempre a manobra rainha e a mais respeitada do surf. Nenhum surfista será respeitado se não souber fazer tubos, enquanto outras manobras podemos passar bem sem elas. Um surfista será sempre criticado se não for bom a fazer tubos. Portanto, os tubos acabam por ser a parte mais mágica e intensa do surf, onde é preciso um maior compromisso.

     

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

Tags
  • Capítulo Perfeito
  • Tiago Pires
  • Fotografia
    Hélio António/Capítulo Perfeito
  • Fonte
    Redação
similar News
similar
maio 29
Ação de limpeza subaquática bate recorde mundial do Guinness em Sesimbra
maio 29
ISN realiza 1º Open Day para execução do Exame Específico de Aptidão Técnica para nadadores-salvadores
maio 29
Nacional de Bodysurf: Miguel Rocha e Santiago Boia saem vencedores da Lourinhã
maio 29
Seleção Nacional de Surf já está em El Salvador para disputar o Mundial ISA
maio 25
Ricardo Rosmaninho é o resistente da armada lusa em Antofagasta
maio 26
Chuva e trovoada de volta: 12 distritos sob aviso amarelo
maio 28
Ricardo Rosmaninho alcança 9º lugar no Antofagasta Bodyboard Festival