Homepage
- Todos os big riders enumerados pelo australiano são havaianos, claro está.
-
-
Nascido na ilha havaiana de Oahu, mas possui nacionalidade australiana, país onde vive desde há muito, Russell Bierke pertence aquela espécie que anda à volta do mundo à caça dos grandes swells.
A presença de Russell nas gigantes ondulações de inverno sempre se fez notar, pelo menos no mundo antes da pandemia. Com a chegada em força do Covid-19 em 2020, tudo tornou-se bem mais difícil por causa das fortes restrições para a entrada e saída do Down Under. O tenista Novak Djokovic, que o diga por estes dias.
Um dos locais onde Russell Bierke, antigo competidor do Mundial de Ondas Grandes e vencedor do Red Bull Cape Fear (2016), sempre teve boas sensações foi na gigante e temida onda de Jaws, localizada na ilha de Maui.
Ali, já deu muito espetáculo, mas em entrevista ao site da World Surf League (WSL), Bierke não se imiscuiu entre aqueles que no seu entender são os grandes especialistas da pesadíssima onda havaiana. Esses, são outros três e por sinal todos eles havaianos, claro está.
"Shane Dorian, Billy Kemper e Albee Layer são provavelmente os três melhores atletas a surfar em Jaws. E todos eles têm a sua própria estratégia de abordagem a esta onda. Acho que a melhor formar de surfar em Jaws é tratar esta onda como se tivesse apenas dois metros", entende o atleta de 24 anos que está entre os 24 convidados no setor masculino para participar na próxima edição do Jaws Big Wave Challenge, cujo período de espera vai até 31 de março.
Nesta conversa, Russell Bierke deixou ainda elogios ao veterano Peter Mel, que há sensivelmente um ano surfou o tubo de uma vida em Mavericks, outro templo do surf de ondas grandes.
"É emocionante constatar que existem hipóteses de continuar a fazer esta atividade por tanto tempo e com a possibilidade de melhorar a performance. É incrível ver alguém que já fez tanto pelo surf de ondas grandes chegar aos 50 anos e conseguir manter esse nível", confidenciou o big rider 'aussie'.
Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.
Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!
Segue o Beachcam.pt no Instagram
-
-
FotografiaWSL/Erik Aeder
-
FonteRedação
