Homepage
- O frio vai apertar devido ao 'transporte de uma massa de ar frio continental proveniente do interior do continente europeu', explica o IPMA.
-
-
Estamos em janeiro, pleno inverno, mas em termos meteorológicos os últimos dias quase que nos fazem esquecer que atravessamos a estação mais fria do ano.
Dias bonitos marcados por céu azul e o sol a brilhar têm sido uma constante, aquecendo este mês em Portugal continental. Porém, parece que tudo vai mudar nos próximos dias, encarregando-se a meteorologia de mostrar que o inverno está aí, ainda que as previsões apontem para que a chuva continue ausente.
Em comunicado oficial, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) informa que a partir desta sexta-feira, dia 21 de janeiro, o tempo vai arrefecer em Portugal continental devido ao "transporte de uma massa de ar frio continental proveniente do interior do continente europeu, associada a um anticiclone localizado sobre as ilhas britânicas".
Assim em grande parte dos distritos de Portugal continental serão emitidos avisos de tempo frio. Nas regiões Norte e Centro "prevê-se uma descida dos valores da temperatura máxima no dia 21 e uma descida da temperatura mínima no dia 22".
Já a temperatura mínima "deverá variar aproximadamente entre 1 e 5°C, sendo ligeiramente superior na faixa costeira, e inferior no interior Norte e Centro, onde irá baixar até valores da ordem de -2 a -5°C".
Diz o IPMA que a "temperatura máxima deverá variar entre 10 e 15°C nas regiões Norte e Centro, sendo entre 15 e 17°C no Baixo Alentejo e Algarve, e inferiores a 10°C no nordeste transmontano e Beira Alta".
Nos próximos dias, o sol vai continuar por cá, o frio vai apertar e há ainda que contar com a "intensificação do vento nos dias 21 e 22, que soprará do quadrante leste, moderado a forte nas terras altas e temporariamente na faixa costeira". Uma situação que "fará aumentar o desconforto térmico".
Por último, "haverá formação de geada, em especial no interior e nos vales abrigados do litoral".
Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, pode usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.
Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!
Segue o Beachcam.pt no Instagram
-
-
FonteRedação
