Homepage

  • Comunicado Associação dos Amigos da Baía dos Coxos
    04 janeiro 2022
    arrow
    arrow
  • "Sentimos cada vez mais a necessidade de implementar medidas de proteção que permitam assegurar que esta baía não seja vítima de mais agressões egoístas", entende a Associação.
  • Na manhã desta terça-feira, dia 4 de janeiro, a redação do MEO Beachcam recebeu o seguinte comunicado da Associação dos Amigos da Baía dos Coxos (AABC), que é divulgado em baixo:

    "Caros amigos surfistas, admiradores e utilizadores da Baía dos Dois Irmãos mais conhecida por Baía dos Coxos.

    Como é do conhecimento geral, a baía dos Coxos é objeto de proteção, conservação e gestão, ao abrigo da Reserva Mundial de Surf da Ericeira, tendo a AABC (Associação dos Amigos da Baía dos Coxos - associação de surfistas locais) a tarefa primordial de evitar que a utilização descontrolada, desmedida e sem respeito pelas regras de boa educação e conduta, possam pôr em causa a regular utilização e conservação da baía dos Coxos e da onda que aí rebenta.

    Nos últimos tempos, devido ao aumento exponencial de praticantes de surf e à utilização generalizada de redes sociais, sentimos cada vez mais a necessidade de implementar medidas de proteção que permitam assegurar que esta baía não seja vítima de mais agressões egoístas, gananciosas e prejudiciais de alguns surfistas e indivíduos.

    Ao longo dos anos fomos confrontados com os mais diversos projetos descabidos para a construção na baía de parques de estacionamento, estrada alcatroada, casas, restaurantes, bares, casas de banho, passadiços, corrimões etc ...

    Sem se preocuparem minimamente com a defesa dos valores e do meio ambiente local, houve, inclusive, alguns que, em benefício próprio, tentaram realizar campeonatos e outros eventos nesta baía.

    A verdade é que o tempo vai passando e a baía mantém-se praticamente "intocável" há milhares de anos, sendo a onda dos Coxos universalmente conhecida como um local único para a prática do surf, onde o respeito pelos seus utilizadores e pela natureza imperam.

    Esse respeito pela natureza e pela comunidade surfística implica que certas práticas e atividades não devam ter lugar na baía dos Coxos.

    A onda dos Coxos é o palco de excelência de free-surf puro, não sendo o local indicado para a realização de eventos e treinos de surf (em grupo ou individuais), já que para esse fim existem muitas outras ondas a sul da pontinha dentro da Reserva Mundial de Surf, especialmente vocacionadas e preparadas para essa finalidade.

    Esta prática tem tido lugar nos últimos tempos, sendo desenvolvida por alguns surfistas não locais, ligados a escolas de surf ou ao treino de atletas.

    Destaque-se que muitos dos surfistas locais são proprietários e, ou, estão ligados a escolas de surf e ao treino de atletas e têm um especial cuidado em respeitar esta regra e não utilizam a baía dos Coxos para dar treinos e fazer filmagens dos seus alunos e atletas, pelo que não é admissível que isso seja feito por outras escolas ou treinadores oriundos de outros locais.

    Temos também assistido a um excesso de mediatização da baía dos Coxos para fins individuais, promocionais e publicitários, o que faz com que haja cada vez mais uma procura desenfreada de imagens e de mediatização dos Coxos, não contribuindo também essa atividade em nada para a sua proteção.

    Exemplo disso é a frequente a utilização ilegal de drones em completo desrespeito para com a legislação e principalmente, em desrespeito para com os demais surfistas que são incomodados com o perigo e o ruído que os mesmos provocam.

    Verifica-se, também, a construção de estruturas com pedras empilhadas e outras “obras” que alteram a geologia e morfologia local.

    Estes comportamentos e atitudes não podem ser tolerados.

    É essencial que todos aqueles que vêm aos Coxos percebam que o respeito pelo local é primordial para a sustentabilidade da baía dos Coxos e para que o bom ambiente da mesma se mantenha.

    Só com o esforço e respeito individual e coletivo se consegue proteger e preservar esta Baía Mágica de comportamentos que a ameaçam e que põem em causa a sua sustentabilidade e natureza e, deste modo, possam assegurar que a mesma se mantém intacta para que as futuras gerações consigam conhecer e aproveitar a Baía dos dois Irmãos tal como nós a encontramos da primeira vez que a vimos...

    A direção da Associação dos Amigos da Baía dos Coxos deseja a todos os seus associados, amigos e frequentadores da baía mágica um bom ano de 2022 e boas ondas para todos."

     

     

     

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

Tags
  • praia
  • mar
  • Surf
  • Portugal
  • ericeira
  • Coxos
  • Reserva Mundial de Surf
  • Comunicado
  • Associação dos Amigos da Baía dos Coxos
  • Fonte
    Redação
similar News
similar
junho 08
8 de junho, o Dia Mundial dos Oceanos
junho 06
Allianz Ericeira Pro já tem heat draw definido
junho 06
Época balnear abre com 'dispositivo completo' nas praias do litoral alentejano
junho 06
Cinco vagas olímpicas para Paris'2024 já foram definidas no Mundial ISA de El Salvador
junho 06
Matosinhos Surf School Cup 2023 vai para a água no domingo
junho 07
'Idden Friends' é a etapa inaugural do Nacional de Longboard 2023
junho 07
Sally Fitzgibbons e o caloroso apoio da Seleção da Ucrânia: 'É muito emotivo conectar com as pessoas através do surf'