Homepage

  • Comunicado Associação dos Amigos da Baía dos Coxos
    04 janeiro 2022
    arrow
    arrow
  • "Sentimos cada vez mais a necessidade de implementar medidas de proteção que permitam assegurar que esta baía não seja vítima de mais agressões egoístas", entende a Associação.
  • Na manhã desta terça-feira, dia 4 de janeiro, a redação do MEO Beachcam recebeu o seguinte comunicado da Associação dos Amigos da Baía dos Coxos (AABC), que é divulgado em baixo:

    "Caros amigos surfistas, admiradores e utilizadores da Baía dos Dois Irmãos mais conhecida por Baía dos Coxos.

    Como é do conhecimento geral, a baía dos Coxos é objeto de proteção, conservação e gestão, ao abrigo da Reserva Mundial de Surf da Ericeira, tendo a AABC (Associação dos Amigos da Baía dos Coxos - associação de surfistas locais) a tarefa primordial de evitar que a utilização descontrolada, desmedida e sem respeito pelas regras de boa educação e conduta, possam pôr em causa a regular utilização e conservação da baía dos Coxos e da onda que aí rebenta.

    Nos últimos tempos, devido ao aumento exponencial de praticantes de surf e à utilização generalizada de redes sociais, sentimos cada vez mais a necessidade de implementar medidas de proteção que permitam assegurar que esta baía não seja vítima de mais agressões egoístas, gananciosas e prejudiciais de alguns surfistas e indivíduos.

    Ao longo dos anos fomos confrontados com os mais diversos projetos descabidos para a construção na baía de parques de estacionamento, estrada alcatroada, casas, restaurantes, bares, casas de banho, passadiços, corrimões etc ...

    Sem se preocuparem minimamente com a defesa dos valores e do meio ambiente local, houve, inclusive, alguns que, em benefício próprio, tentaram realizar campeonatos e outros eventos nesta baía.

    A verdade é que o tempo vai passando e a baía mantém-se praticamente "intocável" há milhares de anos, sendo a onda dos Coxos universalmente conhecida como um local único para a prática do surf, onde o respeito pelos seus utilizadores e pela natureza imperam.

    Esse respeito pela natureza e pela comunidade surfística implica que certas práticas e atividades não devam ter lugar na baía dos Coxos.

    A onda dos Coxos é o palco de excelência de free-surf puro, não sendo o local indicado para a realização de eventos e treinos de surf (em grupo ou individuais), já que para esse fim existem muitas outras ondas a sul da pontinha dentro da Reserva Mundial de Surf, especialmente vocacionadas e preparadas para essa finalidade.

    Esta prática tem tido lugar nos últimos tempos, sendo desenvolvida por alguns surfistas não locais, ligados a escolas de surf ou ao treino de atletas.

    Destaque-se que muitos dos surfistas locais são proprietários e, ou, estão ligados a escolas de surf e ao treino de atletas e têm um especial cuidado em respeitar esta regra e não utilizam a baía dos Coxos para dar treinos e fazer filmagens dos seus alunos e atletas, pelo que não é admissível que isso seja feito por outras escolas ou treinadores oriundos de outros locais.

    Temos também assistido a um excesso de mediatização da baía dos Coxos para fins individuais, promocionais e publicitários, o que faz com que haja cada vez mais uma procura desenfreada de imagens e de mediatização dos Coxos, não contribuindo também essa atividade em nada para a sua proteção.

    Exemplo disso é a frequente a utilização ilegal de drones em completo desrespeito para com a legislação e principalmente, em desrespeito para com os demais surfistas que são incomodados com o perigo e o ruído que os mesmos provocam.

    Verifica-se, também, a construção de estruturas com pedras empilhadas e outras “obras” que alteram a geologia e morfologia local.

    Estes comportamentos e atitudes não podem ser tolerados.

    É essencial que todos aqueles que vêm aos Coxos percebam que o respeito pelo local é primordial para a sustentabilidade da baía dos Coxos e para que o bom ambiente da mesma se mantenha.

    Só com o esforço e respeito individual e coletivo se consegue proteger e preservar esta Baía Mágica de comportamentos que a ameaçam e que põem em causa a sua sustentabilidade e natureza e, deste modo, possam assegurar que a mesma se mantém intacta para que as futuras gerações consigam conhecer e aproveitar a Baía dos dois Irmãos tal como nós a encontramos da primeira vez que a vimos...

    A direção da Associação dos Amigos da Baía dos Coxos deseja a todos os seus associados, amigos e frequentadores da baía mágica um bom ano de 2022 e boas ondas para todos."

     

     

     

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

Tags
  • praia
  • mar
  • Surf
  • Portugal
  • ericeira
  • Coxos
  • Reserva Mundial de Surf
  • Comunicado
  • Associação dos Amigos da Baía dos Coxos
  • Fonte
    Redação
similar News
similar
dezembro 09
Final de Marta Paço no Mundial ISA de Surf Adaptado 2022 é esta sexta-feira
dezembro 09
Chuva vai ficar para o fim de semana
dezembro 09
Depressão Efrain vai afetar os Açores com chuva, vento e agitação marítima
dezembro 08
Antecipado o aviso laranja para três distritos por causa do mau tempo
dezembro 09
Tomás Freitas termina estreia no Mundial ISA de Surf Adaptado
dezembro 07
Campeões nacionais de bodyboard Sub-12 e Sub-16 coroados na Praia da Rocha
dezembro 07
Four Oceans 2022 realiza-se este fim de semana