Homepage

  • Dias de perfeição no Cabo Raso (FOTOGALERIA)
    19 dezembro 2021
    arrow
    arrow
  • Fotografia
    Rickyphotos
  • Fonte
    Redação
powered by
  • Meo
  • Mercedes
  • Buondi
Segue-nos nas redes
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Camila Cardoso foi a representante feminina de uma sessão que contou ainda com Francisco Laranjinha e Francisco Almeida. Além do capitão Ruben Gonzalez.
  • Há muito tempo que Ruben Gonzalez, um dos nomes mais históricos do surf português, via aquelas ondas a quebrarem perfeitas, desde a estrada. Ainda antes de todos os títulos conquistados ou de ser afirmar como um dos pioneiros das sessões de Ondas Grandes do Cabo Raso. Sempre disse a si próprio que haveria de explorar todo o potencial deste místico spot da Linha de Cascais. Até que, anos mais tarde, decidiu render-se, finalmente, à magia do local e atacar as deusas tubulares que nunca lhe largaram a memória.

    Durante os últimos meses têm sido várias as expedições do tetracampeão nacional ao Cabo Raso, onde já é um habitual visitante. Contudo, desta vez o objetivo não eram os drops animais na remada ou com motos de água à mistura. As enormes montanhas de água deram lugar aos tubos bem largos. Na companhia do também já habitue Francisco Laranjinha e dos “novatos” Francisco Almeida e Camila Cardoso, Ruben viu os seus sonhos tornarem-se reais.

    Laranjinha, numa entrada pela porta de trás que lhe rendeu um tubo à la Backdoor. Foto: Rickyphotos.  

     

    “Já tínhamos surfado ali em Novembro e Dezembro”, começou por explicar Ruben Gonzalez, sobre o raide da passada terça-feira. “Estávamos atentos às previsões e já andávamos de olho no Cabo Raso”, frisou. Depois de várias semanas incríveis em termos de ondas um pouco por toda a costa, no início da semana passada, durante um final de tarde, com o toque especial do ambiente em redor, este quarteto saboreou toda a perfeição que o Cabo Raso pode ter. E no local estava o fotógrafo “Rickyphotos” a guardar todos os momentos para a eternidade.

    Com uma vasta experiência daquele trecho de costa, Ruben garante ter ficado surpreendido com a perfeição que encontrou dentro de água. Mesmo sabendo que já cobiçava aquela onda desde os seus 20 anos. “Já tinha visto este potencial do lado de fora. Mas estar lá dentro foi surpresa. Sabia que isto era possível e que um dia ia acontecer. Sempre que cá passava pensava que tinha de voltar e que tinha de dominar melhor esta onda. Surpreendeu-me, de facto. As ondas quebravam com mais de dois metros e perfeitas”, sublinhou.

    Depois de ter dado nas vistas há um par de anos em sessões de ondas grandes neste spot, Ruben mostra-se muito confiante nesta outra versão da onda do Cabo Raso. “Não andava a surfar muito aqui e quis-me impor mais. Este era o momento de explorar melhor esta onda. Penso que as explorações feitas anteriormente nunca foram feitas como deve ser ou não exploraram todo o potencial desta onda”, atirou.

    Ruben a materializar aquilo com que sempre sonhou enquanto cruzava a estrada. Foto: Rickyphotos. 

     

    Sobre a sessão, Ruben Gonzalez realçou que todos os surfistas presentes tiveram performances “incríveis”, mas destacou a atitude de Camila Cardoso. “Apanhou uma onda bem grande, daquelas primeiras do set. Depois apanhou com quatro ondas seguidas e ficou quase nas rochas, mas safou-se muito bem da situação”, recordou, elegendo depois Francisco Almeida como o autor do tubo da sessão: “Foi o tubo mais profundo!”.

    Após esta aproximação mais ao potencial e não tanto ao tamanho das Ondas do Cabo Raso, Ruben Gonzalez já tem mais cartadas na manga. O experiente surfista de Cascais é o mentor de um projeto que visa levar até àquele spot seis sessões especiais entre janeiro e março do próximo ano, com prémios à mistura. Um evento que está prestes a sair do papel e a ver a luz do dia e que em breve será anunciado. Sempre com o intuito de mostrar a todos que a perfeição existe e pode estar mais perto do que muitos julgam. Neste caso, estava mesmo do outro lado da estrada...

     

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

Tags
  • Cabo Raso
  • Ruben Gonzalez
  • Camila Cardoso
  • Francisco Laranjinha
  • Francisco Almeida
  • Tubos
  • Fotogaleria
  • Fotografia
    Rickyphotos
  • Fonte
    Redação
similar News
similar
agosto 18
Praias de Espinho e Gaia interditadas a banhos
agosto 17
Praia de Salgueiros, em Gaia, interditada a Banhos
agosto 17
Teahupoo oficializado como palco das provas de surf de Paris’2024
agosto 17
Anunciada equipa portuguesa para o Mundial ISA
agosto 16
Fim do desaconselhamento de banhos em praias de Matosinhos
agosto 15
Verão tira folga para o surgimento de chuva no início da semana
agosto 16
Ramon Navarro campeão em Punta de Lobos