Homepage

  • Pedra Branca com altas ondas recebeu o Circuito de Bodyboard da Ericeira 2021
    20 dezembro 2021
    arrow
    arrow
  • Em competição, estiveram cinco categorias: Open, Feminino, Masters, Sub-18 e Dropknee.
  • No passado sábado, a onda da Pedra Branca recebeu a primeira etapa de 2021 do Circuito de Bodyboard da Ericeira, apresentado pela Ericeira Surf & Skate, que marcou o regresso à agua desta competição após paragem superior a dois anos, motivada pela pandemia do novo coronavírus. 

    A prova ficou desde logo marcada pela boa qualidade das ondas e pelo número recorde de inscritos neste tradicional circuito Intersócios, que é organizado pelo Ericeira Surf Clube. 73 atletas, provenientes de diferentes zonas do país viajaram até esta onda localizada em plena Reserva Mundial de Surf. Em competição, estiveram cinco categorias: Open, Feminino, Masters, Sub-18 e Dropknee.

    Com cerca de 32 baterias pela frente, a competição começou pelas 8h30 com a categoria Open a abrir as hostilidades. Durante alguns momentos, o campeonato teve de decorrer em palanque duplo, de forma a garantir que todo o evento era realizado na totalidade.

    Ao longo do dia não faltou animação. Destaque para a onda de 10 pontos de Tiago Pimentão, numa das baterias da categoria Masters, o regresso à competição de Rui Ferreira, que deu um show de bodyboard após 13 anos de ausência, e ainda Bruno Dias que, entre a filmagem do campeonato e a competição, ia vencendo todos os seus heats de uma forma clara. 

    Quanto às finais, a categoria Feminina foi a primeira a entrar na água. Filipa Broeiro liderou praticamente até ao toque da buzina com a melhor onda a valer 8 pts, mas ficou a faltar uma onda de backup para garantir o triunfo. Isto porque Mafalda Martinho virou a final a seu favor na última onda, passando de terceiro para primeiro, relegando Filipa Broeiro para o segundo posto e Madalena Valério para o terceiro lugar. Seguiram-se Carolina Vintém, que foi recentemente mãe pela segunda vez, e Sara Pina, que alcançou o quinto posto final.

    Na categoria Masters, com a presença dos locais João Guedes e Gonçalo Pimenta na final, antevia-se que Rui Ferreira tivesse de puxar ao máximo do seu reportório de manobras para levar de vencida os seus valiosos oponentes. Regressado à competição, Rui Ferreira levou a melhor com João Guedes a quedar-se pela segunda posição posição a escassas 7 décimas. No terceiro lugar ficou Gonçalo Pimenta, sendo secundado por Francisco Almeida, que deparou-se com alguns problemas de ordem física.

    Em termos da categoria Open, adivinhava-se que Bruno Dias, após ausência deste circuito na sua última edição devido a uma arreliadora lesão num joelho, pudesse continuar a fazer estragos. O score obtido na final (17,83 pts em 20 possíveis) comprova o excelente momento de forma que atravessa. Bruno venceu sem qualquer contestação, deixando Nicolas Rosner em segundo, Pedro Grácio em terceiro e o 'Chef' Mauro Bandeiras no quarto lugar.

    Já entre os Sub-18, Francisco Botelho esteve bastante forte ao longo de toda a competição, tendo levado de vencida esta categoria. Francisco deixou os gémeos Gonçalo e Afonso Paulino na segunda e terceira posições, respetivamente. João Maria Marques foi quarto. 

    A última final desta longa jornada foi a respeitante à categoria de Dropknee. Aqui, Nicolas Rosner arrecadou o triunfo, agarrado ao seu fortíssimo frontside. Seguiram-se Matt Davies, Nuno Paulino (pai dos gémeos Gonçalo e Afonso) e Tiago Pimentão. 

    Com a presença do vereador da Câmara Municipal de Mafra, Pedro Carmo Silva, no final da etapa procedeu-se à entrega de prémios, onde foram distribuídos diversos prémios da Ericeira Surf & Skate, Native Açaí, Mothersurf e Boardculture.

    Classificações:

    Open
    1º Bruno Dias 17,83 pts
    2º Nicolas Rosner 15,03 pts
    3º Pedro Grácio Costa 13,83 pts
    4º Mauro Bandeiras 8,50 pts

    Feminino
    1ª Mafalda Martinho 10,20 pts
    2ª Filipa Broeiro 9,33 pts
    3ª Madalena Valério 9,10 pts
    4ª Carolina Vintém 4,73 pts
    5ª Sara Pina 1,83 pts

    Masters
    1º Rui Ferreira 11,13 pts
    2º João Guedes 11,06 pts
    3º Gonçalo Pimenta 9,66 pts
    4º Francisco Almeida 3,70 pts

    Sub-18
    1º Francisco Botelho 12,66 pts
    2º Gonçalo Paulino 10,67 pts
    3º Afonso Paulino 10,00 pts
    4º João Maria Marques 6,86 pts

    Dropknee
    1º Nicolas Rosner 11,07 pts
    2º Matt Davies 10,66 pts
    3º Nuno Paulino 4,37 pts
    4º Tiago Pimentão 3,50 pts

     

     

     

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf! 

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

Tags
  • praia
  • mar
  • bodyboard
  • Competição
  • ericeira
  • Ericeira Surf Clube
  • Câmara Municipal de Mafra
  • Circuito de Bodyboard da Ericeira
  • Nicolas Rosner
  • Francisco Botelho
  • Bruno Dias
  • Rui Ferreira
  • Mafalda Martinho
  • Pedra Branca
  • Fotografia
    Álvaro FR/ESC
  • Fonte
    Redação
similar News
similar
maio 20
3ª edição do projeto 'Surf & Rescue' começou com visita inédita a Sesimbra
maio 20
Começa em junho o 2º curso de Nadador-Salvador Profissional para estudantes do concelho de Faro
maio 20
Nuvem de poeira com 'valores muito altos' na atmosfera atinge a Península Ibérica no fim de semana
maio 19
Vamos todos ajudar o Zion Brocchi!
maio 19
Campanhas de Arte Xávega autuadas na Praia da Vieira de Leiria
maio 19
Anémonas verdes têm vindo a dar à costa na Praia de Carcavelos
maio 19
Fim de semana chega com temperaturas de 38ºC e o regresso das poeiras do Norte de África