Homepage
- Segundo o presidente do COI, o desejo de incluir o surf baseia-se na "contribuição significativa para o sucesso, no geral, de Tóquio'2020" enquanto evento.
-
-
Os Jogos Olímpicos de Tóquio'2020, mas que foram realizados no verão de 2021 por causa da pandemia, ficaram marcados pela estreia de quatro modalidades nestas andanças. Dentro deste lote, esteve o surf.
Uma estreia no maior evento desportivo do mundo que veio a revelar-se um sucesso e que projetou o surf para níveis mediáticos nunca antes vistos. Depois da aparição no certame japonês, o surf tem igualmente confirmada a sua presença nos Jogos Olímpicos de Paris'2024. A prova não vai realizar-se num qualquer beachbreak do sudoeste francês, mas sim na pesada e tubular onda de Teahupoo, no longínquo Taiti, em pleno Oceano Pacífico.
O que vem a seguir a essas Olimpíadas tem vindo a permanecer no segredo dos deuses. No entanto, esta quinta-feira o Comité Olímpico Internacional (COI) começou a clarificar os seus planos a longo prazo para o surf em termos de Jogos Olímpicos.
Após a reunião do conselho executivo do COI, a entidade presidida pelo alemão Thomas Bach anunciou que irá propor a continuidade do surf na lista de modalidades a fazer parte dos Jogos Olímpicos de Los Angeles'2028. Segundo o presidente do COI, o desejo de incluir o surf baseia-se na "contribuição significativa para o sucesso, no geral, de Tóquio'2020" enquanto evento.
A confirmar-se a continuidade do surf no programa olímpico, esta não será vista como uma surpresa. Para além do já falado sucesso da estreia, o facto dessas Olimpíadas terem como sede a cidade norte-americana de Los Angeles torna quase indispensável a presença desta modalidade. Ali, em plena Califórnia, respira-se surf e o que não falta é praias com condições para albergar uma prova deste gabarito, como por exemplo a icónica Huntington Beach.
E depois de Los Angeles, o surf em princípio também terá motivos para estar otimista quanto à inclusão olímpica em 2032. Tudo por causa da visita do mega evento à cidade australiana de Brisbane, outro local de excelência no que toca à prática desta modalidade. Para além das praias norte-americanas e australianas também não podemos excluir desta equação as piscinas de ondas artificiais, que cada vez mais proliferam.
Aguardemos por mais desenvolvimentos, mas parece que o surf veio mesmo para ficar em contexto de Jogos Olímpicos!
Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.
Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!
Segue o Beachcam.pt no Instagram
-
-
FotografiaISA/Ben Reed
-
FonteRedação
