Homepage

  • O mar vai estar agitado em Portugal continental e há cuidados a ter
    07 dezembro 2021
    arrow
    arrow
  • Esperam-se ondas que podem atingir os 12 metros de altura.
  • Na sequência dos "efeitos colaterais" da depressão Barra, o estado do mar em Portugal continental vai agravar-se nas próximas horas devido à muita agitação marítima esperada, pelo que a costa continental portuguesa estará em alerta.

    Esta maior agitação do mar irá perdurar entre as 18h00 desta terça-feira e as 6h00 da próxima sexta-feira, dia 10 de dezembro, informou a Autoridade Marítima Nacional em conjunto com a Marinha.

    ​De acordo com o comunicado oficial emitido pelas duas entidades, a agitação marítima será "caracterizada por uma ondulação proveniente do quadrante Noroeste, com uma altura significativa que poderá atingir os oito metros e uma altura máxima de 12 metros, com período médio a variar entre os 14 e os 18 segundos em toda a costa oeste de Portugal continental". Por sua vez, são "esperados ventos com intensidade média superior a 74 km/h, podendo ocorrer rajadas superiores a 120 km/h, provenientes do quadrante Noroeste".

    ​Perante este cenário, a Autoridade Marítima Nacional e a Marinha "recomendam a toda a comunidade marítima e à população em geral um estado de vigilância permanente no mar e nas zonas costeiras, e alertam que os cuidados devem ser redobrados, tanto na preparação de uma ida para o mar, como quando estão no mar ou em zonas costeiras".

    Estes são os cuidados a ter:

    - Reforçar a amarração e manter uma vigilância apertada das embarcações atracadas e fundeadas;

    - Evitar passeios junto ao mar, de onde se destacam os molhes de proteção dos portos;

    - Evitar passeios junto à orla costeira, nas arribas e nas praias, bem como a prática de atividades lúdicas nas zonas expostas à agitação marítima;

    - Desaconselha-se vivamente a pesca lúdica, em especial junto às falésias e zonas de arriba nas frentes costeiras atingidas pela rebentação das ondas, tendo sempre presente que nestas condições o mar pode facilmente alcançar zonas aparentemente seguras.

    À população em geral relembra-se ainda que é "importante não se aproximar da água ou caminhar na areia molhada, não virar as costas ao mar e oferecer sempre uma distância de segurança em relação à linha de água, evitando ser surpreendido por uma onda".

     

     

     

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

Tags
  • praia
  • mar
  • Autoridade Marítima
  • Autoridade Marítima Nacional
  • estado do mar
  • Agitação marítima
  • Marinha
  • Marinha Portuguesa
  • Depressão Barra
  • Fonte
    Redação
similar News
similar
janeiro 28
O CT 2022 está prestes a começar: eis sete motivos para acompanhar a nova época
janeiro 28
Aumentaram os ataques de tubarão no mundo em 2021
janeiro 27
Kikas: 'O cut a meio da época causa nervosismo e ansiedade. Primeiro, quero ultrapassar esta fase'
janeiro 27
ISA anuncia datas do Mundial Júnior de 2022
janeiro 27
Praia da Rocha acolhe estreia da Algarve Surfing Cup
janeiro 27
AESP: Certificado de Qualidade de Escolas de Surf continuará a ser atribuído em 2022