Homepage
- Jovem surfista de Viana do Castelo estreou-se no Mundial com um score de 16,33 pontos.
-
-
A Seleção Nacional de Parasurfing teve um brilhante segundo dia de participação no ISA World Parasurfing Championship, com Marta Paço a vencer a sua bateria e a conquistar o lugar na final da categoria Women VI1 e Nuno Vitorino a classificar-se em segundo lugar no seu heat da segunda ronda de Men Prone 2 (atrás do costa-riquenho Mathius Vanderhoogth), e garantindo, com o somatório dos pontos da primeira ronda, um lugar nos quartos-de-final desta categoria.
Foi uma estreia auspiciosa para a jovem surfista de Viana do Castelo 16,33 pontos num máximo de 20, para não dar qualquer hipótese à concorrência, a espanhola Carmen Lopez (7,4 pontos) e a norte-americana Barbie Pacheco (1,27). Uma prestação que a coloca como grande favorita à medalha de ouro, ela que na final da categoria Women’s VI1 vai enfrentar novamente as mesmas adversárias.
Marta Paço, grande favorita ao título mundial, não escondeu a confiança após a prestação de hoje: “Fiquei super feliz com este resultado, o meu heat correu muito bem, ainda melhor do que imaginava. O mar estava com condições perfeitas para a minha categoria e pude mostrar a evolução do meu surf. Agora é trabalhar para manter o nível e, se conseguir, o ouro vai aparecer naturalmente.”
Por sua vez, Nuno Vitorino, apesar de não ter vencido a bateria em que esteve, melhorou o registo da véspera e beneficiou desses 11,93 pontos para seguir em frente na competição. Na próxima fase, o surfista português vai enfrentar novamente o costarriquenho Mathius Vanderhooght, mas também o norte-americano Jose Martinez e o espanhol Angel Curiel.
Nuno Vitorino foi mais comedido, até porque tem mais caminho pela frente até uma presença na final da sua classe, mas sempre confiante e bem disposto como lhe é habitual: “O resultado foi melhor que ontem [quando foi terceiro] mas ontem até me senti melhor. Seja como for, o que interessa é estarmos focados e a representar bem Portugal. Sinto-me muito focado como se fosse entrar agora na primeira bateria.”
Acerca do espírito da Seleção, o experiente atleta, ex-paralímpico em Atenas 2004, acrescentou: “A equipa está com o melhor espírito possível, estamos todos a funcionar bem e está tudo a correr conforme os planos.”
Camilo Abdula, terceiro elemento da Seleção, e que compete na classe Men Stand 1, não surfou hoje.
O ISA World Parasurfing Championship decorre até sábado em Pismo Beach, Califórnia. Pode seguir tudo em direto em www.isasurf.org.
Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.
Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!
Segue o Beachcam.pt no Instagram
-
-
FotografiaISA
-
FonteRedação
