Homepage
- O campeonato contou com 90 jovens surfistas inscritos.
-
-
Pelo segundo fim de semana consecutivo, a Praia do Marcelino recebeu campeonatos de surf organizados pela Associação de Surf de Costa de Caparica (ASCC). Depois do ASCC Caparica Power, agora foi a vez da entrada em ação do circuito ASCC Super Groms sponsored by Almada Forum powered by Native Açaí com a realização da primeira de quatro etapas em agenda para a temporada de 2021/2022.
No passado domingo, as ondas na Praia do Marcelino estiveram maiores do que no dia anterior proporcionado direitas e esquerdas com boa formação, que fizeram as delícias dos surfistas abaixo dos 14 anos em prova.
Com cerca de 90 inscritos, estiveram em ação as categorias de Sub-8, Sub-10, Sub-12 e Sub-14 masculino e feminino.
Nas duas primeiras categorias, deu-se prioridade à vertente didática e pedagógica com pais e treinadores a terem oportunidade de acompanhar os filhos e alunos no line-up, de modo a ajudá-los a apanhar ondas.
Quanto a destaques, nos Sub-8, Zion Brocchi foi o vencedor. Sienna Rodrigues ficou no segundo lugar, David Moraes em terceiro, André Moraes em quarto, Zé Macedo em quinto e Manuel Antunes em sexto. Entre os Sub-10, Khai Tanguay venceu a prova deixando João Buco no segundo lugar, Vasco Leitão em terceiro, seguindo-se José Maria Antunes, Suri Rodrigues e Nando Hanssen.
A organização atribuiu ainda os prémios extra 'Best Stoked', 'Best Score' e 'Best Wave' com o patrocínio da Criativo Surf. O primeiro, dedicado ao surfista mais entusiasmante do evento, foi conquistado pelo local João Buco, enquanto que as restantes distinções foram para Zion Brocchi com o melhor score combinado (16,4 pts) e a melhor onda (8,50 pts) da prova.
Nos Sub-12, Manuel Pirujinho foi a figura em destaque. Na final, Manuel começou forte com uma onda de 6,33 pts, o que permitiu liderar a final com confiança. O jovem goofy footer mostrou bons pormenores de surf top-to-bottom e combinação de manobras. O atual vice-campeão nacional de Surf Esperanças Sub-12 fechou o seu desempenho com chave de ouro. Tudo por causa de uma onda de 7,00 pts, uma esquerda bem trabalhada onde se destacaram duas manobras fortes. Os seus adversários também apresentaram bom surf. Francisco Santos terminou no segundo lugar, Sebastião Bastos em terceiro e José Pedro em quarto.
Em termos de categoria Sub-14 masculino, assistiu-se a uma final renhida que acabou por ser vencida por Salvador Vala. O novo campeão nacional de Surf Esperanças Sub-14 já tinha sido o destaque do dia anterior e provou estar num bom momento de forma. Fez na sua melhor onda 6,17 pontos, uma direita trabalhada no seu surf de frontside com duas boas manobras, espremendo a onda até ao inside. Com um back-up de 5,40 pts, perfez um score combinado de 11,57 pts.
Nas posições seguintes ficaram José Champalimaud, Tiago Guerra e Jaime Veselko. Jovens surfistas que durante a final tentaram destronar Salvador Vala da primeira posição. Veselko, atual bicampeão nacional de Surf Esperanças Sub-12, ainda reagiu com uma onda de 5,77 pts, mas deitou tudo a perder quando cometeu uma interferência sobre Tiago Guerra.
Por último, Constância Simões foi a vencedora da categoria Sub-14 feminino. Uma das suas adversárias, Sofia Matos começou a final com uma onda de 5,00 pts e esteve a liderar este decisivo compromisso, mostrando uma boa combinação de manobras. Miriam Julião também esteve em bom plano e na luta pela vitória, mas uma interferência custou-lhe caro. Constância recuperou bem das primeiras ondas menos conseguidas, tendo nas duas últimas efetuado 5,27 pts e 3,93 pts, o que perfez um score final de 9,20 pontos deixando Sofia Matos em segundo, Miriam Julião em terceiro e Lua Escudeiro no quarto posto.
“Esta etapa foi um sucesso”, referiu o presidente da ASCC, Miguel Gomes. “Tivemos a competir alguns dos melhores juniores desta categoria, que serão os futuros campeões. Sentimos que o surf está realmente a crescer nas camadas mais jovens e estamos satisfeitos por estarmos na linha da frente do processo de formação dos atletas. As categorias de Sub-8 e Sub-10 são importantes para que os surfistas tomem o primeiro contacto com a competição, mas de uma forma didática. Tivemos ondas clássicas este domingo e fechámos em clima de festa. Estamos motivados para termos um grande ano de 2022. Obrigado a todos os nossos patrocinadores que, sem eles, nada disto seria possível. Um agradecimento especial à presidente da Câmara Municipal de Almada, Inês de Medeiros e ao presidente da Junta de Freguesia da Costa de Caparica, José Ricardo.”
Classificações:
Sub-8
1º Zion Brocchi 16,4 pts
2º Sienna Rodrigues 8,1 pts
3º David Moraes 6,8 pts
4º André Moraes 5,5 pts
5º Zé Macedo 4,7 pts
6º Manuel Antunes 4,1 ptsSub-10
1º Khai Tanguay 11 pts
2º João Buco 10,8 pts
3º Vasco Leitão 10,2 pts
4º José Maria Antunes 8,8 pts
5º Suri Rodrigues 7,4 pts
6º Nando Hanssen 6 ptsSub-12
1º Manuel Pirujinho 13,33 pts
2º Francisco Santos 8,17 pts
3º Sebastião Bastos 6,93 pts
4º José Pedro 6,17 ptsSub-14 masculino
1º Salvador Vala 11,57 pts
2º José Champalimaud 9,20 pts
3º Tiago Guerra 8,30 pts
4º Jaime Veselko 5,77 ptsSub-14 feminino
1ª Constância Simões 9,20 pts
2ª Sofia Matos 8,43 pts
3ª Miriam Julião 7,62 pts
4ª Lua Escudeiro 6,54 ptsPara acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.
Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!
Segue o Beachcam.pt no Instagram
-
-
FotografiaASCC/Caparica Waves
-
FonteRedação
