Homepage

  • Veleiro encalhou na Praia do Cabedelo
    08 outubro 2021
    arrow
    arrow
  • A embarcação apresenta danos no mastro e ao nível do leme, aparentemente por ação da ondulação na zona de rebentação.
  • Na manhã desta sexta-feira, dia8 de outubro, um veleiro com cerca de 11 metros de comprimento encalhou na Praia do Cabedelo, localizada no concelho da Figueira da Foz. 

    O veleiro de bandeira belga e tripulado por dois cidadãos da mesma nacionalidade - um homem de 44 anos e uma mulher de 34 - encalhou por volta das 10h00 num banco de areia junto à Praia do Cabedelo Sul, a menos de um quilómetro da barra do Porto da Figueira da Foz (de onde saiu cerca das 09h30) e em frente a uma escola de surf local.

    Em declarações à agência noticiosa Lusa, Ivan Tomás, proprietário da Surf'Scool, contou que o casal foi retirado da água por dois dos seus instrutores e levado para o areal, aparentemente sem ferimentos.

    Eduardo Charana, 30 anos, um dos monitores de surf que participou no salvamento, precisou que, ao início da manhã desta sexta-feira, quando chegaram à praia, avistaram o veleiro "um bocado perdido, num sítio onde não deveria estar", perto da zona de rebentação.

    Perante a situação, deram o alerta para a Capitania do Porto da Figueira da Foz. "Entretanto, assim que veio uma onda e o barco rodou, fomos lá para ajudar. O primeiro instinto quando vimos aquilo a acontecer foi ir ajudar", explicou Eduardo Charana, que foi nadador-salvador durante seis anos na Praia do Cabedelo.

    Acrescentou que o veleiro "encalhou na areia" numa zona "com bastante ondulação" a cerca de 150 metros da praia.

    "Quando chegamos ao pé do barco, [os tripulantes] já tinham conseguido sair. A senhora estava em choque, como que paralisada, não se conseguia mexer, o senhor até estava bem. Pusemos a senhora na prancha, o senhor veio pelos seus próprios meios, mas viemos ao lado dele, preocupados que não tivesse forças para chegar à areia", afirmou.

    Já na praia, o casal foi socorrido pelos meios dos bombeiros e Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), entretanto ativados.

    "A senhora estava muito assustada. Estava presa ao arnês, caiu do barco e bebeu um bocado de água. Quando chegou à praia vomitou bastante", disse, por seu turno, Eduardo Alçada, outro monitor de surf, que chegou a ir a bordo da embarcação recuperar alguns bens e pertences dos tripulantes.

    Eduardo Alçada disse ainda que o veleiro apresentava danos no mastro e ao nível do leme, aparentemente por ação da ondulação na zona de rebentação.

    Ouvido pela Lusa, João Lourenço, comandante do Porto da Figueira da Foz, confirmou a recuperação de bens do casal belga, por si autorizada, acrescentando que as causas do acidente permanecem desconhecidas e serão objeto de investigação pela Capitania.

    João Lourenço adiantou que o barco está encalhado "numa zona onde não há perigo para a restante navegação" e que o proprietário terá de entregar às autoridades um plano para o remover.

    "Onde está, muito dificilmente voltará a flutuar pelos seus próprios meios. Da experiência que tenho, com a subida da maré, virá a ser empurrado pelo mar para terra", argumentou o comandante.

    Já fonte do gabinete de comunicação do Hospital Distrital da Figueira da Foz confirmou que os dois tripulantes de nacionalidade belga deram entrada nos serviços de urgência da unidade de saúde - localizada perto da Praia do Cabedelo - "por uma questão de precaução".

    "A senhora apresentava um quadro de hipotermia, está clinicamente estável e em observação. O senhor está bem e também em observação", indicou a fonte.

     

     

     

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

Tags
  • praia
  • mar
  • Portugal
  • Praia do Cabedelo
  • Figueira da Foz
  • Autoridade Marítima Nacional
  • Veleiro
  • encalhado
  • Fonte
    Redação
similar News
similar
agosto 12
Vasco Ribeiro anuncia pausa na carreira
agosto 12
Banhos voltam a ser autorizados na Praia da Batata em Lagos
agosto 10
Buondi anuncia os vencedores das 7 cadeiras anfíbias Turtle
agosto 10
Dois animais marinhos devolvidos ao habitat natural ao largo de Aveiro
agosto 10
Água da Praia de Vila Praia de Âncora está imprópria para banhos
agosto 11
Estão proibidos os banhos na Praia da Batata em Lagos
agosto 11
Inscrições abertas para as últimas turmas do ano do curso de Treinadores de Surfing Grau I da ASI Portugal