Homepage
- O veleiro, que se encontrava à deriva, foi rebocado até à marina de Cascais.
-
-
A Autoridade Marítima Nacional informou através de uma nota publicada no seu sítio oficial de internet que na madrugada desta quarta-feira, dia 6 de outubro, um veleiro sofreu danos na hélice e no leme devido a uma interação com orcas.
Tudo aconteceu a cerca de 30 milhas (aproximadamente 55 quilómetros) do Cabo da Roca, no concelho de Sintra.
Diz a Autoridade Marítima Nacional que o alerta foi recebido pelas 02h14, através do Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa (MRCC Lisboa).
De imediato foi ativado para o local a embarcação 'Rainha D. Amélia' da Estação Salva-vidas de Cascais, numa ação que foi coordenada pelo MRCC Lisboa em articulação com o Capitão do Porto de Cascais.
Os dois tripulantes do veleiro, pessoas de 48 e 49 anos de nacionalidade brasileira, foram encontrados bem em termos físicos e não necessitaram de qualquer tipo de assistência médica.
Por questões de segurança à navegação, o veleiro que se encontrava à deriva foi rebocado até à marina de Cascais.
No mesmo texto, a Autoridade Marítima Nacional e o Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) recomendam a "todos os navegantes que em caso de avistamento destes mamíferos, seja desligado o motor, por forma a inibir a rotação da hélice, e imobilizada a porta do leme, desmotivando assim estes mamíferos a interagir com as estruturas móveis das embarcações".
Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, pode usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.
Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!
Segue o Beachcam.pt no Instagram
-
-
FonteRedação
