Homepage
- As praias de Matosinhos e Leça da Palmeira proporcionaram condições excelentes para a prática das modalidades.
-
-
O cartaz da sexta edição da Porto & Matosinhos Wave Series encerrou no passado fim de semana com a realização dos Nacionais de SUP Race Técnico e SUP Wave de 2021, que tal como havia acontecido no ano passado decorreram em formato de etapa única por causa do atual contexto pandémico.
Na prova de SUP Race Técnico, disputada na Praia de Matosinhos que recebeu condições perfeitas para a modalidade, o madeirense Tomás Lacerda conquistou pelo segundo ano consecutivo o título nacional Open.
No heat decisivo, Tomás exibiu-se em grande plano e deixou para trás o atleta com mais títulos a nível nacional, Filipe Meira, e os restantes adversários: o local António Gaio, Joaquim Brasão e Verónica Silva. Leonard Nika fez o melhor tempo da final, mas por ser um atleta internacional, com nacionalidade italiana, não pontuou.
Para além do título de Tomás Lacerda, Guilherme Olim sagrou-se campeão nacional da categoria Sub-18, Pedro Abreu levou a melhor em Sub-15 masculino, Leonor Jardim superiorizou-se em Sub-15 feminino, enquanto Pedro Vieira bateu toda a concorrência entre os Sub-12.
“Este campeonato trouxe à Praia de Matosinhos uma competição de stand up paddle com grande nível, com os atletas de elite do SUP nacional a disputarem o título e a presença de jovens promessas da modalidade, num total de 24 atletas de seis clubes de vários pontos do país. Esta praia demonstrou mais uma vez que reúne as condições perfeitas para a prática desta modalidade, proporcionando um grande espetáculo desportivo”, afirmou Marcelo Martins, da organização.
No passado domingo realizou-se o Nacional de SUP Wave, mas desta vez a ação teve lugar na Praia de Leça da Palmeira. O local foi diferente, no entanto, em termos da categoria Open, o vencedor foi o mesmo. Tomás Lacerda, que sagrou-se bicampeão nacional.
Numa final bem disputada por Tomás Lacerda, Carlos 'Calili' Fidalgo (vice-campeão), Ângelo Bernardo (terceiro classificado) e Gonçalo Gomes (quarto classificado), foi Tomás quem conseguiu as melhores ondas, tendo surfado a melhor onda do campeonato, um 8,67 pts.
O Nacional de SUP Wave decorreu com condições excecionais, com muito sol, vento off shore todo o dia e boas ondas, o que proporcionou um grande espetáculo de stand up paddle.
“Recebemos na Praia de Leça da Palmeira a elite do stand up paddle nacional, que demonstrou um grande nível, com excelentes performances, num dia em que o vento off shore e as ondas de um metro permitiram as melhores manobras. Encerramos aqui esta sexta edição da Porto & Matosinhos Wave Series, que decorreu com bastante êxito, e voltaremos no próximo ano, com mais e melhor surf”, garantiu Marcelo Martins.
A sexta edição da Porto & Matosinhos Wave Series foi organizada pela Onda Pura Surf Center com a colaboração das câmaras municipais de Matosinhos e do Porto, contando ainda com o apoio técnico da Federação Portuguesa de Surf.
Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, pode usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.
Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!
Segue o Beachcam.pt no Instagram
-
-
FotografiaTó Mané
-
FonteRedação
