Homepage
- Para esta distinção ter sido bem sucedida foram avaliados vários critérios 'in loco' pela Sustainable Tourism & Outdoors Kit for Evaluation (STOKE)
-
-
Através de um comunicado oficial divulgado na tarde desta sexta-feira, dia 22 de outubro, o Surf Clube de Viana (SCV) revelou que tornou-se na "primeira instituição, a nível mundial, a obter a prestigiada certificação de turismo de surf sustentável STOKE Melhores Práticas (STOKE Best Practices)".
Segundo o clube minhoto para esta distinção ter sido bem sucedida foram avaliados 'in loco' pela Sustainable Tourism & Outdoors Kit for Evaluation (STOKE) os critérios de "gestão da sustentabilidade, gestão dos impactos sociais e económicos, gestão dos impactos do património cultural e gestão dos impactos ambientais".
“Desde que começámos há sete anos, ninguém atingiu o nível de Melhores Práticas em qualquer um dos nossos padrões. Mais recentemente, a avaliação dos impactos no surf passou a estar alinhada com as soluções climáticas do Projeto Drawdown e com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas. Por isso tudo, a equipa do SCV surpreendeu-nos, quanto mais que a avaliação decorreu durante a pandemia do novo coronavírus”, disse Carl Kish, CEO e cofundador da STOKE.
Já João Zamith não esconde a satisfação com mais este "feito histórico" da entidade à qual preside. “Não poderíamos estar mais orgulhosos de representar Viana do Castelo e Portugal como o primeiro operador de turismo de surf no mundo a receber a Certificação STOKE ao nível das Melhores Práticas. É mais um feito histórico para o Surf Clube de Viana nos seus 32 anos repletos de referências nacionais, europeias e mundiais”, refere o responsável máximo do clube vianense.
Esta é uma hora de celebração, mas também de olhos postos no futuro. "O trabalho foi premiado, mas trata-se de um processo de melhoria contínua em sustentabilidade, o que nos motiva para continuarmos a trabalhar e a fazer mais e melhor", concluiu João Zamith.
Recorde-se que já antes deste certificado, o Surf Clube de Viana havia organizado em 2019 o primeiro Campeonato da Europa de Surf Adaptado, que foi igualmente o primeiro evento de surf da Europa a obter a certificação em sustentabilidade pela STOKE.
Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, pode usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.
Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!
Segue o Beachcam.pt no Instagram
-
-
FotografiaSurf Clube de Viana
-
FonteRedação
