Homepage
- Os animais foram libertados 'junto à ilha da Berlenga, a uma profundidade de 10 a 12 metros e de fundo de areia grossa e rocha'.
-
-
Em nota informativa divulgada no seu sítio oficial de internet, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) fez saber que no passado dia 15 de outubro foi realizada a primeira ação de devolução ao mar de exemplares de espécies de raia capturados pela pesca comercial e mantidas em cativeiro.
De acordo com o texto publicado, um total de sete raias, quatro de raia-pontuada (Raja brachyura) e três de raia-manchada (Raja montagui) com comprimento que variou entre 50 e 53 cm (próximo do tamanho mínimo de desembarque, 52 cm), foram devolvidas ao seu habitat natural.
As raias foram libertadas "junto à ilha da Berlenga, a uma profundidade de 10 a 12 metros e de fundo de areia grossa e rocha". Esta foi a latitude selecionada, uma vez que se encontrava próxima do "local onde os animais tinham sido capturados pela frota comercial".
Estes exemplares, "capturados com redes de tresmalho durante a faina normal de embarcações da frota artesanal a operar em Peniche", foram "mantidos em cativeiro nas instalações do IPMA em Peniche".
Tudo para que fosse avaliada a "respetiva taxa de sobrevivência a curto prazo", procedeu-se à "monitorização do estado de saúde dos exemplares por um período que variou entre 3 semanas a 7 meses". Os "resultados já obtidos, evidenciam uma sobrevivência elevada de raia-pontuada e de raia-manchada à captura por tresmalho, com posterior devolução ao mar".
Toda esta "ação foi realizada no âmbito das experiências de sobrevivência do Projecto PP-Centro (Projeto da Pequena Pesca na Costa Ocidental Portuguesa | MAR-01.03.02-FEAMP-0007 | Mar2020), em colaboração com o centro de mergulho, JustDive – Blue Academy de Peniche".
Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, pode usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.
Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!
Segue o Beachcam.pt no Instagram
-
-
FotografiaFacebook Projecto PP-centro
-
FonteRedação
