Homepage

  • Reserva Mundial de Surf da Ericeira comemorou 10º aniversário
    15 outubro 2021
    arrow
    arrow
  • A data simbólica foi celebrada na icónica praia e contou com presença das delegações europeias parceiras do projeto Ericeira WSR+10, entre outras entidades.
  • Foi numa manhã bastante semelhante aquela que foi vivida no dia 14 de outubro de 2011 que a Reserva Mundial de Surf da Ericeira (RMSE) celebrou na passada quinta-feira, dia 14 de outubro claro está, o seu 10º aniversário.

    O relógio marcava 11h00 quando a Praia de Ribeira d’Ilhas, onde há dez anos atrás se realizara a cerimónia de consagração deste património natural, voltou a acolher vários momentos carregados de simbolismo. No âmbito do projeto Ericeira WSR+10, através do qual o Ericeira Surf Clube (ESC) tem vindo a comemorar a década inicial da RMSE, foi descerrada uma placa evocativa.

    Esta cerimónia contou com a presença das delegações europeias parceiras do Ericeira WSR+10, bem como das entidades que integram o Conselho Restrito do Conselho Municipal da RMSE – o Ericeira Surf Clube, a Associação dos Amigos da Baía dos Coxos (representada por Tiago Matos e José Gregório), a SOS – Salvem o Surf (nas pessoas de Pedro Bicudo e Pedro Moreira Rato), a Câmara Municipal de Mafra – Célia Batalha Fernandes, que colocou termo ao percurso de oito anos no executivo municipal, teve aqui a sua última intervenção num ato público enquanto vereadora – e ainda de Filipe Abreu, presidente da Junta de Freguesia da Ericeira.

    Coube a Miguel Barata de Almeida, presidente do Ericeira Surf Clube, a intervenção inaugural, durante a qual começou por fazer um balanço dos últimos 10 anos.

    “Quando, a 14 de outubro de 2021, nos foi atribuído o galardão de Reserva Mundial de Surf, estávamos ainda longe de imaginar que os números afetos a diversas variáveis começassem a ser avassaladores para um território com esta dimensão. A existência de uma Reserva Mundial de Surf, em que grande parte da sua área é urbana ou de muito fácil acesso, tem vindo a sobrecarregar cada vez mais as praias e os surf spots. Ao longo destes 10 anos muito se tem feito para tentar e procurar conter algumas dessas variáveis, mas como é natural este trabalho jamais terá um fim, mas sim um acompanhamento em permanência e procurar alinhar os seus intervenientes e quem gere o território para uma missão e objetivos comuns", disse.

    O responsável máximo pelo desenvolvimento do projeto Ericeira WSR+10 aproveitou também para projetar o futuro, cuja ponte com o percurso já trilhado poderá ter neste projeto europeu um vértice fundamental “através não só de toda a programação que estamos a proporcionar ao longo desta semana como também do estudo científico que está a decorrer com a supervisão e responsabilidade de uma entidade externa, será certamente um dos maiores contributos, gerador quiçá de novas oportunidades e correções futuras".

    Os representantes das demais entidades presentes alinharam pelo mesmo diapasão, reafirmando a intenção de continuarem a trabalhar em conjunto e reconhecendo as características singulares desta região, bem como a imperiosa necessidade em preservá-las o mais possível - uma responsabilidade que cabe não só a todas elas como a cada um dos cidadãos que usufrui deste património, seja ou não “corredor de ondas”, de forma a assegurar o respetivo desenvolvimento sustentável nas diversas aceções de um conceito atualmente tão em voga, dentro das quais haverá que destacar a dimensão ecológica de um ecossistema costeiro tão valioso quanto delicado e apetecível.

    No final dos discursos institucionais abriu-se espaço a uma sucessão de momentos mais emotivos, que tiveram início no descerramento da placa evocativa dos 10 anos da RMSE pela filha de Pedro Moreira Rato e terminou na entrega de uma réplica desta mesma placa ao presidente do Ericeira Surf Clube, Miguel  Barata de Almeida.

    Pelo meio foi a vez de se assinalar a despedida de Célia Batalha Fernandes das funções de vereadora na Câmara Municipal de Mafra em jeito de agradecimento, através da oferta de uma série de recordações, com destaque para uma original prancha de surf em miniatura.

    Recorde-se que o evento principal do projeto Ericeira WSR+10 arrancou na passada segunda-feira, dia 11 de outubro, tendo já proporcionado dezenas de atividades lúdicas e experiências formativas aos 150 participantes que integram as 12 comitivas parceiras, provenientes de diversos países europeus: Patris Surf Club (Espanha), Surf Clube de Viana (Portugal), Duna Surf Kluba (País Basco), Austrian Surfing (Áustria), Norwegian Board Sports Federation (Noruega), Young Lions Sport Academy (Polónia), Hellenic Surf & SUP Association (Grécia), Sport For All Serbia (Sérvia), Lacanau Surf Club (França), Champions Factory (Bulgária), Surf Club Sylt (Alemanha) e European Network for Innovation and Knowledge (Holanda).

    Com epicentro na Praia do Matadouro e incursões a praias vizinhas e à vila de Mafra, o evento principal do Ericeira WSR+10 tem incluído muito surfing, shaping de pranchas de surf ao vivo, workshops (economia circular, biologia marinha e arte com lixo costeiro), caminhadas na Tapada Nacional de Mafra e na RMSE, visitas ao Palácio Nacional de Mafra, formação em sustentabilidade, yoga e música ao vivo.

    Todas as informações relevantes sobre o projeto Ericeira WSR+10 podem ser consultadas online, quer no site oficial do evento ou nas respetivas redes sociais.

     

     

     

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, pode usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf! 

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

Tags
  • praia
  • mar
  • Surf
  • Ribeira d'Ilhas
  • ericeira
  • Ericeira Surf Clube
  • Ericeira WSR+10
  • Reserva Mundial de Surf
  • Câmara Municipal de Mafra
  • Reserva Mundial de Surf da Ericeira
  • Fotografia
    Ericeira WSR+10
  • Fonte
    Redação
similar News
similar
dezembro 02
Avistadas caravelas-portuguesas em diversas praias do continente e nos Açores
dezembro 02
Seleção Nacional de Surf Adaptado já partiu rumo ao Mundial de Pismo Beach
dezembro 02
Matosinhos Surf School Cup segue para a Praia de Matosinhos
dezembro 02
Está de volta o Circuito de Bodyboard da Ericeira!
dezembro 01
The Eddie Aikau Invitational está de regresso já este inverno!!!
novembro 29
Surf português chora perda de 'Dapin'
novembro 29
Dapin homenageado quarta-feira em Carcavelos