Homepage

  • Reserva Mundial de Surf da Ericeira celebra 10º aniversário esta quinta-feira
    13 outubro 2021
    arrow
    arrow
  • Fotografia
    Ericeira WSR+10
  • Fonte
    Redação
powered by
  • Meo
  • Mercedes
  • Buondi
Segue-nos nas redes
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Este será o momento mais emblemático do evento principal do projeto Ericeira WSR+10.
  • É já esta quinta-feira, dia 14 de outubro, que a Reserva Mundial de Surf da Ericeira (RMSE), consagrada a 14 de outubro de 2011, vai completar uma década de existência.

    A importante efeméride será assinalada a partir das 10h30 na Praia de Ribeira d’Ilhas, no âmbito do evento principal do projeto Ericeira WSR+10, através do qual o Ericeira Surf Clube (ESC) tem vindo a comemorar este importante galardão, que distingue um património natural ímpar, especialmente acarinhado pela comunidade dos desportos de ondas.

    Na manhã da próxima quinta-feira será descerrada, em plena 'sala de visitas' do surf português, uma placa evocativa do 10º aniversário da Reserva Mundial de Surf da Ericeira. Uma cerimónia que contará com a presença das comitivas europeias parceiras do Ericeira WSR+10, bem como das entidades que integram o Conselho Restrito do Conselho Municipal da RMSE: o Ericeira Surf Clube, a Associação dos Amigos da Baía dos Coxos, a SOS – Salvem o Surf e a Câmara Municipal de Mafra.

    O evento principal do Ericeira WSR+10 arrancou na passada segunda-feira, dia 11 de outubro, tendo já proporcionado dezenas de atividades lúdicas e experiências formativas aos 150 participantes que integram as comitivas parceiras, provenientes de diversos países europeus.

    Patris Surf Club (Espanha), Surf Clube de Viana (Portugal), Duna Surf Kluba (País Basco), Austrian Surfing (Áustria), Norwegian Board Sports Federation (Noruega), Young Lions Sport Academy (Polónia), Hellenic Surf & SUP Association (Grécia), Sport For All Serbia (Sérvia), Lacanau Surf Club (França), Champions Factory (Bulgária), Surf Club Sylt (Alemanha) e European Network for Innovation and Knowledge (Holanda) têm vindo a desfrutar duma experiência singular, construída sobretudo com alicerces de aprendizagens e partilhas.

    Bani Dmetrovic, responsável pela delegação Sport For All Serbia, considera que o "Ericeira WSR+10 é um excelente projeto para os jovens, que têm a oportunidade de conhecer adolescentes de outros países e de compreender outras culturas”. O dirigente associativo, de 47 anos, acrescenta que os "workshops e as formações são muito positivas na formação de uma consciência ecológica e sobre modos de vida saudáveis”.

    Já para Kasia Sadowska, esta "semana será certamente relembrada durante bastante tempo”. Para esta jovem de 24 anos, que integra a comitiva polaca Young Lions Sport Academy, a "Ericeira é um local muito bonito e a organização do evento está a ser excelente, apresentando atividades interessantes e muito variadas ao longo de toda a semana.”

    Com epicentro na Praia do Matadouro e incursões a praias vizinhas e à vila de Mafra, os dias iniciais do evento principal do Ericeira WSR+10 têm incluído muito surfing, shaping de pranchas de surf ao vivo, workshops (economia circular, biologia marinha e arte com lixo costeiro), caminhadas na Tapada Nacional de Mafra e na RMSE, visitas ao Palácio Nacional de Mafra, formação em sustentabilidade, yoga e música ao vivo.

    Para Sérgio Manuel dos Santos Reis, vice-presidente do ESC, o Ericeira WSR+10 tem decorrido “muito acima das expectativas”, pelo que as perspetivas para as jornadas seguintes são bastante positivas.

    Como não poderia deixar de ser, a sustentabilidade é o 'prato principal' do programa do evento principal do Ericeira WSR+10, que decorre debaixo do mote 'Por Uma Reserva Mais Sustentável' e vai prolongar-se até ao próximo fim de semana, sendo os próximos dias compostos da seguinte forma:

    Formação em Sustentabilidade – o curso 'Do Surfing à Sustentabilidade' foca-se nas relações existentes entre o surfing e as comunidades sustentáveis, enquanto estilo de vida que deve ser vivido e experienciado com uma relação direta com valores e práticas sustentáveis, o que pode transformar os surfistas e as organizações ligadas ao surfing em ativistas cruciais para melhorar os ecossistemas e as respetivas comunidades.

    Surfboard shaping – todas as manhãs serão construídas green surfboards ao vivo pelos Surfing Room, sendo que os participantes poderão acompanhar todo o processo de fabrico destas pranchas produzidas com matérias-primas ecológicas.

    Arte produzida com lixo costeiro – o coletivo Skeleton Sea vai instalar três obras de arte da sua coleção na Praia do Matadouro durante o Main Event do Ericeira WSR+10: “The Abyss, the deep sea rubbish eater fish”; “The Message From the Deep whale”; e “Snake Monster made of single use plastic bottles”.

    Workshop de Biologia Marinha – será ministrado pelo biólogo Diogo Batalha, que irá percorrer troços da Reserva Mundial de Surf da Ericeira, entre marés, explicando a
    fauna e a flora que por ali se encontram, ao mesmo tempo que os participantes apanharão lixo. Este workshop terá a duração de uma hora e meia a duas horas.

    Workshop de Economia Circular – consistirá numa reflexão sobre o plástico enquanto resíduo e matéria-prima potencial, após a sua “primeira” utilização. Através da integração de resíduos de embalagens (bebidas, detergentes, shampô, etc), serão apresentados exemplos práticos de Reutilização e de Reciclagem, sendo realizada a respetiva transformação com recurso a equipamentos que integrem o set “Precious Plastic”.

    As atividades a desenvolver nestas sessões serão as seguintes:

    a) Observação, caracterização e separação dos resíduos de várias tipologias de plástico (como PET, PLA, PP ou PVC) para o devido encaminhamento – transformação na linha “Precious Plastic”; reutilização por upcycling e novos designs; fileiras de recolha seletiva;

    b) Transformação do plástico com potencial de reutilização em novos objetos, através da utilização de uma das máquinas do “Precious Plastic” que realiza a respetiva trituração;

    c) Exemplos de objetos transformados/reciclados. Com a duração de uma hora e meia a duas, será ministrado pela Engenheira Ana Teresa Santos, do Projecto MobEC.

    Outdoor Walking – consistirá num passeio pela Tapada Nacional de Mafra, com a duração de três horas e meia a quatro horas.

    Visita ao Palácio Nacional de Mafra – esta atividade, com uma duração de duas horas, tem como objetivo sensibilizar os participantes para a importância da História na evolução social.

    Caminhadas pela Reserva Mundial de Surf – de forma a fomentar a atividade física ao ar livre para obter uma melhor ligação com a natureza, serão realizadas caminhadas no troço entre a Praia do Matadouro e o final da Praia da Empa, junto ao forte de Milreu, que tem uma vista privilegiada sobre várias ondas da Reserva.

    Música ao Vivo – todos os dias o trio formado por Nuno Cid, Tiago Farinha e Alessandro Rossi irá tocar ao fim da tarde na Praia do Matadouro.

    Surfing – serão ministradas pelo Ericeira Surf Clube aulas de surfing nas praias do Matadouro e de Ribeira D'ilhas.

    Painting – no último dia do Main Event do EWSR+10 (15 de outubro) o conceituado artista plástico, designer e ilustrador João Catarino irá protagonizar uma atividade de pintura.

    Todas as informações relevantes sobre o projeto Ericeira WSR+10 podem ser consultadas online, quer no site oficial do evento ou nas respetivas redes sociais.

     

     

     

     

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

Tags
  • praia
  • mar
  • Surf
  • Reserva Mundial de Surf
  • ericeira
  • Ericeira Surf Clube
  • Câmara Municipal de Mafra
  • Portugal
  • Ericeira WSR+10
  • Projeto
  • Ribeira d'Ilhas
  • Fotografia
    Ericeira WSR+10
  • Fonte
    Redação
similar News
similar
outubro 19
Joel Rodrigues, o bodyboarder português que enfrenta o Frontón em busca do título mundial júnior
outubro 19
Embarcação fica com leme destruído após interação com orcas a sul de Troia
outubro 19
Seleção Nacional de Surf Adaptado prepara Mundial com dois estágios
outubro 19
Praia do Cabo do Mundo apadrinhou estreia da Matosinhos Surf School Cup
outubro 19
Título nacional de Surf Esperanças Sub-18 discute-se em Ribeira d'Ilhas
outubro 18
Praia da Arriba coroou os campeões nacionais de skimboard de 2021
outubro 18
Os números do evento principal do Ericeira WSR+10