Homepage
- A prova marcou o arranque da 17ª edição do Estoril Surf Festival.
-
-
À semelhança do que já havia acontecido há um ano, os títulos nacionais de skimboard de 2021 foram atribuídos num formato de etapa única. Tudo aconteceu no passado fim de semana, naquela que foi uma competição que marcou o arranque da 17ª edição do Estoril Surf Festival.
Nesta organização do emblemático Surfing Clube de Portugal e da Federação Portuguesa de Surf, estiveram em jogo os títulos nacionais referentes às categorias Open, Feminino e Sub-16.
Ao contrário do que estava inicialmente previsto, a prova não foi realizada na Praia de São Pedro Estoril, mas sim na Praia da Arriba por esta apresentar melhor ondulação. Aí cantaram vitória João Guerreiro, Matilde Antunes e Vicente Preto.
Este foi um evento onde a Associação Sealand Santa Cruz esteve em evidência ao arrecadar dois dos três títulos em disputa. Tudo graças aos desempenhos de João Guerreiro e Matilde Antunes, enquanto Vicente Preto defendeu as cores do Surf Clube de Sesimbra.
Entre os Sub-16, a final foi bastante disputada. Todo os skimboarders finalizaram a bateria tendo surfado o número máximo de ondas permitidas. Vicente Preto conseguiu anotar um score combinado de 11,10 pontos em 20 possíveis, o que lhe permitiu vencer a final. António Zegre foi o vice-campeão nacional e Dinis Veiga ficou com o terceiro posto.
No setor feminino, o heat de todas as decisões foi disputado por Matilde Antunes, Francisca Taron e Raquel Almeida. Durante a final, as ondas acabaram por não ajudar tanto as atletas como em baterias anteriores. No final, Matilde Antunes superiorizou-se Raquel Almeida, segunda classificada, e Francisca Taron, terceira classificada, através da velocidade e escolha de ondas.
Quanto à categoria Open, Ricardo Dias, João Guerreiro, Luís Ferreira e Miguel Marques foram os finalistas. A final foi para a água já com a maré bastante cheia, o que obrigou as atletas a uma criteriosa escolha de ondas.
Ricardo Dias, que nas meias-finais fez uma onda de 7,67 pts, acabou por não conseguir encontrar ondas que permitissem aplicar o seu alto nível técnico e terminou a prova no segundo lugar. O triunfo foi obtido por João Guerreiro, que acabou por conseguir a vitória através de manobras de maior risco numa onda que só ele conseguiu encontrar numa das extremidades da zona de prova. Um score combinado de 10,80 pontos em 20 possíveis foi suficiente para assegurar o seu primeiro título nacional Open.
Depois do pontapé de saída com o skimboard, o programa da 17ª edição do Estoril Surf Festival prossegue no próximo fim de semana com a realização da etapa única do Circuito Nacional de Longboard de 2021.
Resultados:
Open
1º João Guerreiro
2º Ricardo Dias
3º Luís Ferreira
4º Miguel MarquesFeminino
1ª Matilde Antunes
2ª Raquel Almeida
3ª Francisca TaronSub-16
1º Vicente Preto
2º António Zegre
3º Dinis Veiga
4ª Kiko CarvalhoPara acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, pode usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.
Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!
Segue o Beachcam.pt no Instagram
-
-
FotografiaFPS
-
FonteRedação
