Homepage

  • Novos campeões nacionais de bodyboard Open vão ser encontrados em Peniche
    25 outubro 2021
    arrow
    arrow
  • Os ainda vigentes campeões nacionais, Daniel Fonseca e Joana Schenker, já estão matematicamente arredados da revalidação dos respetivos títulos.
  • O Circuito Nacional de Bodyboard Crédito Agrícola de 2021 está a caminho de Peniche para aquela que será a última etapa da presente temporada e que irá consagrar os novos campeões nacionais Open da modalidade. 

    Para uma coisa é certa antes da buzina tocar pela primeira vez na Capital da Onda. Os ainda vigentes campeões nacionais, Daniel Fonseca e Joana Schenker, já estão matematicamente arredados da revalidação dos respetivos títulos.

    Para esta quarta e derradeira paragem do ano, todos os olhos estão colocados em Miguel Ferreira, atual líder do ranking nacional masculino e vencedor da terceira etapa, na ilha Terceira, e em Manuel Centeno, nove vezes campeão nacional Open que, aos 41 anos, aparece como o único obstáculo ao primeiro título Open do antigo campeão europeu júnior.

    Para Miguel Ferreira a única palavra proibida é “pressão”. “Tenho, como expectativas para esta prova, apenas dar o meu melhor, desfrutar e estar presente em cada heat, construindo o meu percurso até à final. A pressão não mexe muito comigo, apenas me preocupo com o que posso controlar e o resto deixo entregue ao mar", afirmou o bodyboarder de 21 anos.

    "Aconteça o que acontecer, este vai ser um ano em que vou olhar para trás e não me vou arrepender do que fiz", assegura o atleta de Carcavelos.

    Para Manuel Centeno, lenda do bodyboard nacional, a perspetiva é curiosamente semelhante. "Chego a esta etapa de uma forma diferente. Não me sinto obrigado a ganhar. Claro que gostaria de ganhar, de vencer a etapa e ser campeão nacional, mas a minha vida não muda no próximo ano se for campeão. Claro que vou estar o mais focado possível, mas este desprendimento dá-me uma grande liberdade.”

    "Desprendido” ou não, o experiente bodyboarder sabe muito bem o que é preciso para ganhar, ou não fosse veterano de muitas corridas semelhantes. “Claro que sei que é difícil tirar o primeiro lugar ao Miguel. Preciso de ficar nos dois primeiros lugares, enquanto o Miguel só precisa de um terceiro lugar para vencer, independentemente do que eu possa fazer. No entanto, gostava de passar heats e fazer mais uma final, depois é acontecer o que tiver de acontecer. E se o Miguel ganhasse, o título ficaria bem entregue.”

    Na competição feminina, as contas do título estão um pouco mais abertas. Porém, Teresa Padrela e Filipa Broeiro concentram a maior parte das apostas. Para ambas, o prémio será o primeiro título nacional Open, depois de sete anos de domínio de Joana Schenker.

    Teresa Padrela e Filipa Broeiro dominam as atenções, com Madalena Padrela, Leonor Monteiro e Teresa Almeida a correrem por fora, com hipóteses matemáticas.

    Para Teresa Padrela, produto da escola de bodyboard feminino de Catarina Sousa, o objetivo é apenas um. “Quero conquistar o meu primeiro título nacional Open, mas sem pressão porque quero surfar bem”, diz.

    “Sinto que ainda estou em crescimento. Não me posso ainda comparar com a Joana Schenker, que já tem muito mais experiência em competições e em free surf. Para mim, cada campeonato em que entro, cada onda que faço é mais um passo. Vou para Peniche com muito entusiasmo e contente por ver que o bodyboard feminino está com um nível elevado e muito competitivo", concluiu Teresa Padrela. 

    Por seu turno, Filipa Broeiro tem uma abordagem mais cautelosa: “Quero apenas chegar o mais longe possível. Sei que não vai ser fácil, mas a minha expectativa é ganhar. Temos várias atletas com nível, pelo que não posso facilitar. Não estava à espera de estar na luta pelo título já este ano, pois é o meu segundo ano na categoria Open, mas estou disponível para tudo o que possa acontecer", garante a vice-campeã Open do Sintra Portugal Pro de 2021. 

    A etapa de Peniche será organizada pela BBoard TV em conjunto com a Federação Portuguesa de Surf, Peniche Surfing Clube e conta ainda com o apoio da Câmara Municipal de Peniche.

     

     

     

     

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, pode usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf! 

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

Tags
  • praia
  • mar
  • bodyboard
  • Circuito Nacional de Bodyboard
  • Crédito Agrícola
  • Peniche
  • Portugal
  • Competição
  • BBoard TV
  • FPS
  • Federação Portuguesa de Surf
  • Câmara Municipal de Peniche
  • Miguel Ferreira
  • Filipa Broeiro
  • Teresa Padrela
  • Manuel Centeno
  • Peniche Surfing Clube
  • Fotografia
    Hélio António/CNBB CA 2021
  • Fonte
    Redação
similar News
similar
novembro 29
BboardTV deixa de organizar o Circuito Nacional de Bodyboard Open
novembro 29
Four Oceans 2023 vai para a água em dezembro
novembro 29
BboardTV: 'Acreditamos que o bodyboard nacional está hoje mais forte e pujante'
novembro 29
Novembro despede-se com chuva: 13 distritos sob aviso amarelo na quinta-feira
novembro 29
Portugal regista primeira eliminação no Mundial ISA Júnior do Brasil
novembro 29
Afonso Pinto, Camila Cardoso e Davi Neves triunfam em Ribeira d'Ilhas
novembro 28
Etapa final do ASCC Super Groms 2023 antecipada