Homepage
- A última etapa da época será disputada no fim de semana de 30 e 31 de outubro na Capital da Onda.
-
-
A terceira etapa do Circuito Nacional de Bodyboard Open de 2021, segunda em termos efetivos, levou os melhores bodyboarders nacionais até ao arquipélago dos Açores, 10 anos depois da última visita da competição máxima do bodyboard nacional aquele território.
Viveram-se dois dias intensos na tubular e perigosa onda de Santa Catarina, na ilha Terceira, que terminaram com os triunfos de Miguel Ferreira e Teresa Padrela. Dois bodyboarders que estão na liderança dos rankings masculino e feminino, respetivamente, agora que falta apenas disputar a etapa de Peniche para o fecho da presente campanha.
Miguel Ferreira conquistou a sua primeira vitória no circuito nacional Open, desempenho que solidifica as suas pretensões ao título nacional. Ambição ainda mais alimentada pelo quarto lugar do bicampeão nacional Daniel Fonseca, o qual conjugado com o sétimo lugar da etapa anterior, na Figueira da Foz, praticamente arreda este do tricampeonato.
Quem, entretanto, colocou-se na corrida ao título foi o veterano Manuel Centeno. Com nove títulos nacionais, aos 41 anos, Centeno continua a dar dores de cabeça à concorrência. Em Santa Catarina, alcançou o segundo lugar, tendo ficado à frente de Luís 'Ben' Coelho, bodyboarder da Nazaré, que atingiu a segunda final Open da carreira.
Vitorioso na ilha Terceira, Miguel Ferreira mostrou-se bastante satisfeito. “Foi um resultado muito positivo, consegui um segundo lugar [na Figueira da Foz] e um primeiro, mas o trabalho não está feito. Ainda falta a etapa final em Supertubos. Espero apenas fazer boas ondas, divertir-me e, se tudo correr bem, ser campeão nacional. No entanto, não vou obcecado com isso.”
Neste último dia de ação, Teresa Almeida protagonizou mesmo o momento mais arrepiante do campeonato, quando, ao aterrar uma manobra, foi empurrada a alta velocidade contra as rochas que pontuam a laje de pedra vulcânica de Santa Catarina. Felizmente, a antiga campeã mundial ISA saiu do acidente apenas com contusões na coxa e um valente susto.
Além do susto protagonizado por Teresa Almeida, também houve drama para Filipa Broeiro nas meias-finais. A atleta do Ericeira Surf Clube chegou à Terceira no comando do ranking nacional feminino, mas acabou por ser eliminada.
Teresa Padrela venceu a final, Leonor Monteiro alcançou o segundo posto, sendo secundada por Madalena Padrela e Teresa Almeida, neste que foi um campeonato no qual Joana Schenker hipotecou as suas chances de chegar ao oitavo título nacional Open.
Quem está agora numa posição privilegiada é Teresa Padrela. "Tinha o objetivo bem definido. Vim terça-feira para treinar esta onda em todas as condições e foram dias de muita concentração e de foco”, resumiu.
“Desde o inicio do ano que penso no título. Queria que este ano fosse 'o' ano, mas quero ir sem pressão para Peniche e depois logo se vê", acrescentou.
A quarta e última etapa da temporada de 2021 será disputada no fim de semana de 30 e 31 de outubro na Capital da Onda.
Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, pode usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.
Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!
Segue o Beachcam.pt no Instagram
-
-
FotografiaCNBB CA
-
FonteRedação
