Homepage

  • Joel Rodrigues, o bodyboarder português que enfrenta o Frontón em busca do título mundial júnior
    19 outubro 2021
    arrow
    arrow
  • Fotografia
    Hélio António
  • Fonte
    Redação
powered by
  • Meo
  • Mercedes
  • Buondi
Segue-nos nas redes
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • O atleta vilacondense vai ter uma participação a dobrar neste Gran Canaria Frontón King, pois também irá marcar presença na prova Open.
  • Começou no passado sábado, dia 16 de outubro, o período de espera de um dos mais míticos eventos do bodyboard de competição à escala planetária, o emblemático Gran Canaria Frontón King. 

    Este ano, tal como em 2020, a tradicional prova canária não faz parte do calendário do Mundial de Bodyboard, pois este foi cancelado pelo segundo ano consecutivo devido ao atual contexto pandémico. O período de espera estende-se até ao próximo dia 30 de outubro.

    Não faz parte do Mundial, mas surfar no Frontón é sempre surfar num local temido por muitos e ao mesmo tempo desejado por outros tantos. É um dos maiores desafios que um bodyboarder pode ter deitado na pequena prancha que viu morrer há poucos dias o seu criador, o eterno Tom Morey. Vencer ali, está apenas ao alcance de alguns. É para quem pode, não para quem quer.

    Para esta edição do Frontón King 2021, 139 atletas ousaram viajar até ao município de Gáldar, a pequena localidade que foi colocada no mapa por ser a latitude onde mora esta potente e grande onda. 83 bodyboarders vão competir na categoria Open, enquanto 56 atletas vão marcar presença na prova Júnior. Se entre os mais velhos, está apenas em jogo a distinção de Rei do Frontón, o que já não é pouco, no que diz respeito aos caçulas o prémio final é ainda mais gordo.

    Isto porque o El Frontón vai servir de palco de consagração do campeão mundial de bodyboard Júnior de 2021. E nesta luta está envolvido um bodyboarder proveniente de Portugal. De seu nome, Joel Rodrigues. É o único representante do bodyboard português na presente edição do Gran Canaria Frontón King.

    Depois de três dias sem ação, por escassez de ondas, a prova foi pela primeira vez para a água esta terça-feira.

    Um dia longo de competição para abrir as hostilidades e no qual o talentoso bodyboarder vilacondense iniciou a sua prestação nas águas do arquipélago espanhol das Canárias. E na primeira abordagem competitiva ao Frontón, Joel não se deu nada mal. 

    Conseguiu desde logo o apuramento direto para a ronda 3, depois de ter sido segundo classificado no seu heat. Esta quarta-feira, o múltiplo campeão nacional de esperanças deverá regressar à água, estando inserido no quarto heat da terceira ronda. Pela frente, terá um trio de atletas provenientes de Espanha, que de forma natural domina os inscritos na prova. Entre este lote, consta o nome de David Perez Miranda, recente vencedor do Pro Júnior do Sintra Portugal Pro, no qual Rodrigues obteve o terceiro lugar final.

    Envolvido na luta pelo título mundial júnior, Joel Rodrigues vai ter uma participação a dobrar neste Gran Canaria Frontón King. Fruto de um wildcard que recebeu, o bodyboarder luso também irá marcar presença na prova Open, o evento onde também estão metidos nomes como o atual campeão do mundo Tristan Roberts, os antigos reis do bodyboard mundial Pierre-Louis Costes e Amaury Lavernhe, bem como o lendário Dave Hubbard, que é o recordista de títulos mundiais de dropknee, tendo já sido campeão por oito ocasiões.

    Dias inesquecíveis vive o jovem Joel Rodrigues, numa experiência extremamente enriquecedora do ponto de vista pessoal e desportivo, que ajudará à sua maturação enquanto bodyboarder de elite.

    "É uma oportunidade única, surfar numa onda como esta que é talvez a melhor onda do mundo, e com os melhores do mundo", escreveu Joel na sua página oficial na rede social Instagram.

    Para todos aqueles que queiram acompanhar a trajetória do atleta português nos próximos dias, o canal de YouTube da International Bodyboarding Corporation (IBC) vai transmitir em direto o evento, no entanto, nestes dois primeiros dias de prova, tal não sucederá.

    Ainda assim, no sítio oficial de internet da IBC o desenrolar do evento pode ser acompanhado a par e passo através do live score. 

     

     

     

     

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, pode usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf! 

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

Tags
  • praia
  • mar
  • bodyboard
  • Gran Canaria Fronton King
  • El Frontón
  • Frontón King
  • Canárias
  • Competição
  • Fotografia
    Hélio António
  • Fonte
    Redação
similar News
similar
novembro 28
MEO Beachcam e Mercedes-Benz apresentam Nazaré Winter Sessions Awards 2023/2024 em evento exclusivo
novembro 28
Etapa final do ASCC Super Groms 2023 antecipada
novembro 28
Portugal segue sem baixas no Mundial ISA Júnior do Brasil
novembro 28
Mais de uma tonelada de resíduos recolhidos na limpeza da Praia Velha e do Pedrógão
novembro 28
Do surf ao bodyboard, passando pelo SUP: vários títulos nacionais decidem-se em dezembro
novembro 27
Boas ondas no campeonato intersócios do Surfing Clube de Portugal
novembro 27
Já há nova data para finalíssima do Nacional de Surf Esperanças Sub-14