Homepage
- Já em sub-18 foi o irmão mais novo de João, António Dantas, a conquistar o título.
-
-
João Dantas, do Surfing Clube de Portugal, (SCP) conquistou este domingo o quarto título nacional da carreira, na Costa da Caparica, enquanto Kathleen Barrigão conquistou o título do lado feminino.
Dantas alcançou o cetro ao bater, por esta ordem, Luís Esteves (Clube de Surf de Faro), Fred (NOCAS) e João Gama (SCP) na grande final. Um triunfo que destrona o penichense Bruno Grandela (PPSC), arredado nos quartos-de-final, num mar muito pequeno e que deu a passagem na bateria a Kathleen Barrigão (SCP) e Filipe Ferreira (ASCC).
“Este título teve um sabor diferente pois foi um ano complicado”, confessou João Dantas, que passou meses a lidar com uma rotura de ligamentos num joelho, acrescentando: “Foi uma recuperação demorada, em que quase não consegui surfar, pelo que me dediquei mais ao trabalho. Basicamente, foi um ano atípico. Mas chegar ao fim e, em condições difíceis, com mar muito pequeno, conseguir triunfar foi muito bom.”
João Dantas quis ainda deixar umas palavras para a comunidade de longboarders, especialmente aos competidores: “Queria sublinhar que quem vem a estes campeonatos, vem pelo longboard e pela paixão do mar. É isso que faz este circuito mexer, a paixão desta família grande.”
Entretanto, na prova feminina, Kathleen Barrigão sagrou-se campeã nacional, batendo na final Maria Melendez (SCP), a campeã cessante Inês Martins (CSF) e Inês Mendes (SCP) na grande final.
Já em sub-18, levando um pouco mais a peito a expressão de “família do longboard” utilizada por João Dantas, foi o seu irmão mais novo, António Dantas, a conquistar o título.
-
-
FotografiaJoão Araújo/Surfing Clube de Portugal
-
FonteRedação
