Homepage
- O incidente ocorrido já reacendeu o debate sobre a presença de plataformas de petróleo e oleodutos junto à costa do sul da Califórnia.
-
-
Uma fuga num oleoduto provocou um derrame de petróleo na costa sul do estado norte-americano da Califórnia. Desde o passado sábado, estima-se que mais de 480 mil litros de crude possam ter sido espalhados numa área superior a 30 quilómetros quadrados.
Perante tal desastre ambiental, as autoridades locais tomaram no passado domingo a decisão de encerrar o acesso às praias, numa faixa costeira que vai desde o Huntington Beach até Newport Beach.
De acordo com as autoridades de Huntington Beach, apareceram vários pássaros e peixes sem vida, alguns com vestígios de petróleo, junto às praias. As praias podem permanecer fechadas “por semanas ou até meses”, alertou o mayor local, Kim Carr, que receia uma “potencial catástrofe ecológica” na região.
Para além do encerramento das praias, a pesca também foi proibida devido ao derrame de crude.
A empresa do estado do Texas Amplify Energy, que opera o oleoduto através da sua subsidiária Beta Offshore, adiantou em comunicado que alertou a guarda costeira no sábado sobre a presença de uma mancha iridescente e iniciou a sua atuação em caso de despejo de petróleo.
A empresa “enviou uma viatura de controlo remoto para investigar e tentar confirmar a origem do despejo”, lê-se no comunicado divulgado na passada terça-feira. “Como medida de precaução”, a Amplify Energy fechou todos os seus locais de produção e oleodutos na área.
Já o município de Huntington Beach garantiu que fará com que a Amplify Energy faça “todo o possível para reparar a catástrofe ambiental”. A guarda costeira, que está a supervisionar as operações de resgate, mobilizou muitas embarcações de controlo de poluição.
As autoridades e as associações ambientais mostraram-se particularmente preocupadas com o impacto do derrame nas muitas reservas ecológicas localizadas na orla e nas zonas húmidas ao longo costa. O incidente ocorrido já reacendeu o debate sobre a presença de plataformas de petróleo e oleodutos junto à costa do sul da Califórnia.
Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, pode usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.
Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!
Segue o Beachcam.pt no Instagram
-
-
FonteRedação
