Homepage

  • Desapareceram cerca de 14% dos corais do mundo entre 2009 e 2018
    14 outubro 2021
    arrow
    arrow
  • A situação vivida representa quase 11 700 quilómetros quadrados de coral.
  • Um relatório divulgado recentemente pela Global Coral Reefs Monitoring Network (GCRMN) denuncia que cerca de 14% dos recifes de coral do mundo desapareceram entre 2009 e 2018, devido às alterações climáticas, sobrepesca ou poluição.

    O relatório 'Estado dos Recifes de Coral do Mundo em 2020' “fornece o quadro científico mais preciso até à data dos danos que o aumento da temperatura está a causar aos recifes de coral em todo o mundo”, frisou, em comunicado, a organização, que utilizou dados recolhidos em 12 mil locais de 73 países.

    “Os recifes de coral em todo o mundo estão sob tensão contínua devido ao aquecimento relacionado com as alterações climáticas e outras pressões locais, tais como a pesca excessiva, o desenvolvimento costeiro insustentável e o declínio da qualidade da água”, detalhou a GCRMN.

    “Entre 2009 e 2018, o mundo perdeu quase 14% dos corais nos seus recifes de coral, representando quase 11 700 quilómetros quadrados de coral, uma quantidade superior a todos os corais vivos na Austrália”, indicou.

    “Embora os recifes cubram menos de 1% do fundo do oceano, são o lar de pelo menos um quarto de toda a vida marinha, além de serem um habitat crucial e fonte de proteínas e medicamentos”, acrescentou a organização.

    Segundo a mesma entidade, pelo menos mil milhões de pessoas em todo o mundo dependem dos recifes de coral para a "alimentação e proteção contra tempestades e erosão”.

    O estudo mostrou que “os eventos de branqueamento dos corais devido ao aumento da temperatura da superfície do mar foram o principal fator de perda de coral”.

    “As alterações climáticas são a maior ameaça para os recifes de coral do mundo, pelo que todos devemos fazer a nossa parte limitando o mais rapidamente possível as emissões globais de gases com efeito de estufa”, disse Paul Hardisty, diretor geral do Instituto Australiano de Ciências Marinhas (AIMS).

    “Muitos recifes de coral em todo o mundo permanecem resistentes e podem recuperar se as condições o permitirem”, disse, sublinhando: “O que dá esperança para a saúde a longo prazo dos recifes de coral se forem tomadas medidas imediatas.”

     

     

     

     

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, pode usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf! 

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

Tags
  • Recifes de Coral
  • Portugal
  • Natureza
  • Meio Ambiente
  • Ecossistema
  • Habitat Natural
  • biodiversidade
  • Biodiversidade marinha
  • Fonte
    Redação
similar News
similar
junho 09
Oceanos registaram mês de maio mais quente de sempre desde que há registos
junho 09
Porto & Matosinhos Wave Series 2023 regressa com eventos de responsabilidade social
junho 09
Já tem nova data a etapa inaugural do Circuito de Surf da Ericeira 2023
junho 09
Allianz Ericeira Pro vai homenagear desportistas nacionais no Dia de Portugal
junho 08
Portugal termina no 10º lugar o Mundial ISA de El Salvador
junho 08
8 de junho, o Dia Mundial dos Oceanos
junho 06
Allianz Ericeira Pro já tem heat draw definido