Homepage
- Não houve registo de feridos entre os tripulantes das embarcações.
-
-
No verão do ano passado foi frequente surgirem notícias que davam conta de interações entre orcas e embarcações na Península Ibérica, o que suscitou um debate sobre quais os motivos para que tais situações surgissem de forma tão repetida.
Pois bem, este é um assunto que voltou à baila. Segundo nota da Autoridade Marítima Nacional, divulgada no seu sítio oficial de internet, no passado domingo foram registados três incidentes entre orcas e embarcações ao largo de Lagos e Sagres.
Em nenhum dos casos verificados houve registo de feridos entre os tripulantes, mas em dois destes episódios as orcas destruíram os lemes das embarcações. No outro caso, a Autoridade Marítima Nacional explica que o "leme ficou danificado", tendo sido registada a "entrada de água na madre do leme".
Nestes incidentes ocorridos, por "questões de segurança para a navegação", as embarcações necessitaram de ser rebocadas pela Estações Salva-vida de Sagres para os portos mais próximos.
No mesmo texto, pode ler-se que mediante as situações ocorridas o "Capitão do Porto de Lagos emitiu um aviso à navegação", sendo que ao longo da costa de Sagres e Lagos a Polícia Marítima realizou ações de patrulha na qual informou os "tripulantes das embarcações para as situações ocorridas".
De modo a prevenir este tipo de situações, recorde-se que no ano passado a Autoridade Marítima Nacional e o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas informaram que em caso de avistamento ou interação com um grupo de orcas seja "desligado o motor da embarcação, por forma a inibir a rotação da hélice", sendo que ao mesmo tempo deverá ser imobilizada a "porta do leme, desmotivando assim estes mamíferos a interagir as estruturas móveis das embarcações".
Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, pode usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.
Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!
Segue o Beachcam.pt no Instagram
-
-
FonteRedação
