Homepage

  • Projeto Ericeira WSR+10 promove Digital Talk sobre Desporto e Atividade Física
    10 setembro 2021
    arrow
    arrow
  • Fotografia
    Ericeira WSR+10
  • Fonte
    Redação
powered by
  • Meo
  • Mercedes
  • Buondi
Segue-nos nas redes
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Esta será a quarta de cinco conferências agendadas.
  • O projeto Ericeira WSR+10 vai retomar o seu ciclo de conferências no próximo dia 23 de setembro com uma Digital Talk dedicada ao desporto e atividade física, celebrando assim a Semana Europeia do Desporto, à qual se associa.

    A quarta e penúltima conferência (dum ciclo de cinco) do projeto promovido pelo Ericeira Surf Clube (ESC) para comemorar o 10º aniversário da Reserva Mundial de Surf da Ericeira (RMSE) tem como título “Da saúde individual à ética ambiental: o Surfing como prática desportiva”. A Digital Talk será realizada na Sala Atlântico do Parque de Santa Marta, na Ericeira.

    Existem quatro objetivos subjacentes a esta jornada: Observar as diferentes possibilidades e potencialidades da prática de surf; conhecer boas práticas de projetos em que o surf é utilizado enquanto ferramenta promotora de saúde, educação ou inclusão; reforçar a relação do surfing com a promoção da sustentabilidade no âmbito das novas políticas de Green Sport (e EU Green Deal); e, ainda, dotar os treinadores de ferramentas conceptuais e operacionais que permitam o ensino do surfing enquanto prática promotora de sustentabilidade.

    Esta iniciativa contará como ação de formação acreditada para treinadores de surfing no âmbito do Programa Nacional para a Formação de Treinadores e, também, como ação de curta duração para professores de Educação Física.

    As portas da Sala Atlântico do Parque de Santa Marta vão abrir-se pelas 9h30 e a conferência irá desenrolar-se até às 18h30. A iniciativa, que contará com quatro painéis de especialistas em várias matérias, será realizada num formato misto, entre o presencial e o digital, com transmissão pelo canal de YouTube do ESC.

    Após a apresentação da sessão de trabalho, por Miguel Toscano (diretor da Área de Inovação e Redes Colaborativas do ESC), e a abertura da conferência por Célia Batalha Fernandes – vereadora da Câmara Municipal de Mafra com pelouros atribuídos nas áreas da Diplomacia Económica, Desporto, Mar e Turismo –, Bruno Avelar Rosa, representante da Qantara Sports (Parceira de Desenvolvimento do EWSR+10) e Head of Conference, introduzirá o tema que dá mote a esta Digital Talk: “Da saúde individual à ética ambiental: o surfing como prática desportiva”.

    Seguidamente entrará em cena o painel inicial, composto por Ana Vallejo, Estela Farías, José Lima e Nuno Benedito, que debaterá “o surfing como promotor de sustentabilidade”. Um surf break separará este painel do seguinte, que pensará “o surfing como prática multifocal”, sendo composto por Francisca Sequeira, João Taborda Lopes, Paulo Rosa e Kelly O’Hara.

    A partir das 15h00, já depois da pausa para almoço, haverá lugar a outros dois painéis de reflexão e debate: No terceiro painel estarão em foco “as políticas de Green Sport e o surfing”, através dos seguintes experts: Fernando Parente, João Paulo Almeida, Rute Santos e Isidre Rigau. A finalizar os painéis, Rui de Carvalho, João Aranha, Nuno Dias e Tomás Fernandes falarão sobre “surfing e sustentabilidade: a gestão da prática”.

    De acordo com Bruno Avelar Rosa, responsável pela organização desta Digital Talk, o "Plano de Trabalho da UE para o Desporto 2021-2024 integra o desenvolvimento de um grupo de experts dedicado à temática do Green Sport, facto que está em linha com o papel do desporto na prossecução dos Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável promovidos pela ONU desde 2015 e o recém-criado European Green Deal, que visa atingir a neutralidade carbónica na Europa em 2050. Esta conferência procura discutir as diferentes potencialidades do surfing enquanto prática transversal a diferentes contextos e o seu papel enquanto ferramenta de promoção da saúde de quem a pratica, mas também da ética ambiental por parte das comunidades que se caracterizam pela prática destas modalidades.”

    O encerramento da conferência, que caberá ao presidente do Ericeira Surf Clube, Miguel Barata de Almeida, está marcado para as 18h30. Após esta quarta conferência, encontra-se prevista apenas mais uma no âmbito do ciclo promovido pelo EWSR+10: 'A RMSE & a Sustentabilidade', no dia 8 de novembro de 2021.

    Como referido inicialmente, no âmbito do Programa Nacional de Formação para Treinadores, esta conferência é certificada para treinadores de Surfing (incluindo treinadores de Surf e Bodyboard) com 1,2 créditos (equivalentes a 7 horas de formação presencial) para efeitos de renovação do Título Profissional de Treinador destas modalidades. Encontra-se também em processo a certificação da conferência para professores de Educação Física – grupos 260 e 620.

    Os créditos serão atribuídos apenas a quem assistir presencialmente à conferência, devendo as inscrições (gratuitas, mas de carácter obrigatório para quem pretenda obter os respetivos créditos) ser realizadas no formulário AQUI acessível. 

    O Ericeira WSR+10 é um evento promovido pelo Ericeira Surf Clube e financiado pela Comissão Europeia, contando com o apoio do Município de Mafra. Todas as informações relevantes sobre o Ericeira WSR+10 podem ser consultadas online, no site oficial do evento e nas respetivas redes sociais.

     

     

     

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Visita a nossa Loja Online, e encontra tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

Tags
  • praia
  • mar
  • Surf
  • ericeira
  • Portugal
  • Ericeira Surf Clube
  • Ericeira WSR+10
  • projecto
  • conferência
  • Câmara Municipal de Mafra
  • Reserva Mundial de Surf
  • Fotografia
    Ericeira WSR+10
  • Fonte
    Redação
similar News
similar
junho 28
Surfrider Foundation Europe promove limpeza da foz do rio Trancão na quinta-feira
junho 28
Campeões do III São Vicente SUP Challenge coroados em Ponta Delgada
junho 28
Teresa Bonvalot fez o pleno de conquistas nos Açores
junho 28
Projeto 'Surf & Rescue' prestes a estrear-se em Viana do Castelo
junho 27
Frederico Morais fala em 'toque especial' na vitória nos Açores
junho 28
António Costa promete 30% das áreas marinhas nacionais classificadas até 2030
junho 28
Heats revelados para a etapa final do Junior Tour