Homepage
- A lista de inscritos contou com 107 surfistas, que competiram nas categorias de Sub-12, Sub-14, Sub-16, Sub-18 e Sub-18 feminino.
-
-
Depois de sucessivos adiamentos no passado mês de agosto, por causa de falta de ondas, o circuito Billabong Ericeira 2021, by Ericeira WSR+10 e Native Açaí foi finalmente para a água no passado fim de semana.
Um regresso muito aguardado, após um longo período de inatividade por causa da pandemia, e que teve a Praia da Empa como palco da primeira etapa do ano. A lista de inscritos contou com 107 surfistas, que competiram nas categorias de Sub-12, Sub-14, Sub-16, Sub-18 e Sub-18 feminino.
Nesta etapa inaugural as ondas da Pedra Branca e Backdoor apresentaram-se bastante consistentes, proporcionando aos jovens surfistas excelentes momentos de surf.
No sábado, com ondas de cerca de um metro, com alguns sets um pouco maiores, devido ao elevado número de inscritos a organização tomou a decisão de realizar o campeonato em palanque duplo. Assim, colocou-se na água as rondas inaugurais das categorias Sub-18 e Sub-18 feminino, bem como os dois primeiros rounds das categorias Sub-12 e Sub-14.
No domingo, com o formato da competição com prioridades e apenas um palanque de juízes, a prova teve como spot principal a onda de Backdoor, devido à maré estar vazia grande parte do dia, tendo, no entanto, as finais sido realizadas na Pedra Branca.
No que diz respeito à categoria Sub-12, Tiago Guerra, um assíduo competidor deste circuito, levou de vencida a demais concorrência, deixando Francisco Santos no segundo posto, embora este tivesse conseguido a nota mais alta da final. Seguiram-se Jarko Kreuzeder e Tiago Leopoldo.
Na categoria de Sub-14, Mário Leopoldo arrecadou o triunfo. As posições seguintes foram ocupadas pelo vencedor dos Sub-12 Tiago Guerra, José Maria Champalimaud e Jaime Veselko, que é bicampeão nacional de Surf Esperanças Sub-12.
Já entre os Sub-16, Francisco Mittermayer foi o mais forte, tendo assinado as duas melhores notas da final. O segundo lugar ficou para Jaime Veselko, que estava em estreia na categoria. Martim Fortes foi o terceiro classificado ao passo que Afonso Pinto alcançou o quarto lugar.
Passando para a categoria Sub-18 feminino, Constância Simões deu seguimento ao excelente momento de forma que atravessa, recentemente estreou-se em finais da Liga MEO Surf, e levou de vencida a competição. Kayla Nogueira, jovem na criada na cidade sul-africana de Durban, alcançou o segundo posto. Seguiu-se a nova campeã nacional de surf Sub-16, Maria Salgado, que foi secundada por Matilde Pinto.
Por último, na categoria de Sub-18, a vitória ficou para Francisco Mittermayer, que rematou assim uma entrada em cheio no circuito ericeirense. José Maria Ribeiro foi segundo, Afonso Pinto terceiro e Martim Fortes fechou a prova no quarto posto.
Classificações:
Sub-12
1º Tiago Guerra
2º Francisco Santos
3º Jarko Kreuzeder
4º Tiago LeopoldoSub-14
1º Mário Leopoldo
2º Tiago Guerra
3º José Maria Champalimaud
4º Jaime VeselkoSub-16
1º Francisco Mittermayer
2º Jaime Veselko
3º Martim Fortes
4º Afonso PintoSub-18
1º Francisco Mittermayer
2º José Maria Ribeiro
3º Afonso Pinto
4º Martim FortesSub-18 Feminino
1ª Constância Simões
2ª Kayla Nogueira
3ª Maria Salgado
4ª Matilde PintoPara acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, pode usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.
Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!
Segue o Beachcam.pt no Instagram
-
-
FotografiaPedro Broeiro/ESC
-
FonteRedação
