Homepage

  • Jaime Bonito e Tiago Mesquita são os novos campeões nacionais de bodysurf
    12 setembro 2021
    arrow
    arrow
  • Em 2021, o Campeonato Nacional de Bodysurf voltou ao seu formato de circuito.
  • A Praia do Guincho, no concelho de Cascais, consagrou este domingo os campeões nacionais de bodysurf referentes ao ano de 2021.

    Este foi uma jornada competitiva na qual Jaime Bonito e Tiago Mesquita alcançaram os títulos nacionais das categorias Open e Júnior, respetivamente.

    Nesta segunda etapa consecutiva realizada no Guincho, no espaço de dois dias, a prova começou com a luta pelo título no escalão principal, a categoria Open. Aí estiveram envolvidos Jaime Bonito, Miguel Rocha e Diogo Areias.

    Com um início de campeonato absolutamente dominador, com duas vitorias nas duas primeiras etapas (Caparica e Vagueira), Miguel Rocha parecia lançado para a renovação do título.

    No entanto, Diogo Areias com uma vitória na etapa de Santa Cruz, a terceira da época, deixou tudo em aberto para as duas últimas etapas. Já Jaime Bonito precisava de dois triunfos na jornada dupla do Guincho para chegar ao título e esperar que Miguel Rocha não fizesse melhor do que a terceira posição em ambos os eventos.

    E foi isso mesmo que aconteceu. Este domingo, repetiu a vitória da véspera, Miguel Rocha não foi novamente além da quarta posição e com isso Jaime Bonito sagrou-se campeão nacional Open de bodysurf pela primeira vez na carreira. Um título que surge depois de Jaime ter dominado a categoria Júnior nos últimos dois anos.

    "Este título de campeão nacional era o meu principal objetivo desportivo em 2021 e tê-lo conseguido nestas duas etapas, com duas vitórias consecutivas foi incrível", disse Jaime Bonito, que voltou a ser muito feliz no Guincho, uma vez que no ano passado sagrou-se bicampeão Júnior nesta mesma praia. 

    Já na categoria Júnior a luta pelo título também esteve bem viva até à etapa final com o campeonato a ter quatro vencedores diferentes nas primeiras quatro etapas.

    Tiago Mesquita chegou ao Guincho na liderança do ranking. Porém, qualquer um dos irmãos Coutinho poderia chegar ao título. António, que havia vencido em Santa Cruz, e Francisco que subiu ao lugar mais alto do pódio na primeira das duas etapas do Guincho.

    Os três bodysurfers encontraram-se na final da última etapa da época. Contudo, foi Carlos Guimarães que dominou a final desde o início. Já bem perto do fim da bateria, Francisco Pereira Coutinho conseguiu dar a volta, o que permitiu chegar ao segundo triunfo consecutivo, sendo o primeiro bodysurfer júnior a bisar no Nacional de 2021. 

    Tiago Mesquita foi segundo classificado pela terceira etapa consecutiva, resultado que permitiu garantir o título nacional júnior no dia em que completou 17 anos de idade.

    Concluída a temporada, a Associação Surf Social Wave, entidade organizador do Campeonato Nacional de Bodysurf, referiu que este foi um "ano cheio de desafios, mas que correu muito bem, com o retorno de algumas marcas, nomeadamente a AHUA que tanto contribui para o desenvolvimento da modalidade, mas também pelo espirito positivo que se vive ao longo de todo o campeonato onde o fair-play, a justiça desportiva e a competição prevalecem".

    Recorde-se que este ano o Nacional de Bodysurf voltou ao seu formato de circuito, depois de em 2020 ter sido disputado no formato de etapa única por causa do atual contexto pandémico.

     

     

     

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

Tags
  • praia
  • mar
  • Bodysurf
  • Guincho
  • Praia do Guincho
  • Competição
  • Portugal
  • Jaime Bonito
  • tiago mesquita
  • FPS
  • Federação Portuguesa de Surf
  • Câmara Municipal de Cascais
  • Associação Surf Social Wave
  • Fotografia
    Nacional de Bodysurf
  • Fonte
    Redação
similar News
similar
outubro 20
Sete raias mantidas em cativeiro foram devolvidas ao mar das Berlengas
outubro 18
Praia da Arriba coroou os campeões nacionais de skimboard de 2021
outubro 20
Joel Rodrigues apurado diretamente para a ronda 3 do Frontón King no Open
outubro 19
Joel Rodrigues, o bodyboarder português que enfrenta o Frontón em busca do título mundial júnior
outubro 20
Tomás Lacerda é o primeiro campeão nacional de SUP Downwind
outubro 19
A Vaga Gigante está de regresso e o período de espera já começou!
outubro 18
Bodyboarders profissionais homenagearam o malogrado Tom Morey